2 de Outubro — Dia dos Anjos da Guarda

Nesta data, dia 2 de Outubro, comemora-se no calendário cristão o Dia dos Anjos da Guarda! Essa festividade religiosa surge em meados do século VII na Inglaterra Medieval quando alguns pais se reunem com suas crianças para homenagearem seus anjinhos da guarda. Depois de algum tempo, no Anno Domini 1111, surge essa linda reza do catecismo:

Angele Dei,
Qui custos es mei,
Me, tibi commissum pietate superna,
Illumina, custodi,
Rege et guberna.
Amen!

Quando foi em 1608 A.D., o Sumo Pontífice de Roma universaliza o Dia dos Anjos da Guarda estabelecendo-o oficialmente como feriado da cristandade. E para comemorar essa data, aqui no Blog, faremos uma breve análise sobre a relação das religiões com os Anjos.

A ANGEOLOGIA E AS RELIGIÕES

 

Segundo o cristianismo, Deus envia n o nosso nascimento um anjo da guarda para nos proteger durante toda a nossa vida (Êx. 23:20 e Sl. 34:7). Os anjos aparecem em vários momentos da história narrada na Bíblia, como quando três anjos apareceram a Abraão, outro anjo acompanhou Tobias, Isaías fala de serafins, a Virgem Maria recebeu uma visita angélica na anunciação do futuro nascimento de Cristo, e o próprio Jesus fala deles em vários momentos, como quando sofreu a tentação no deserto e na cena do horto das oliveiras, quando um anjo lhe ofereceu o cálice da Paixão. O profeta Ezequile e o apóstolo Paulo falam de várias espécies de anjos (Ez. 1:4-25 e Ef. 1:21).

Mas apesar de a fonte primária ao estudo dos anjos ser as citações bíblicas, a tradição católica em tempos posteriores, através da patrística, enumerou muitos graus de hierarquias angélicas para diversas espécies de anjos, sendo eles Serafins, Querubins, Tronos ou Ofanins, Dominações, Virtudes, Potestades, Principados, Arcanjos e Anjos. Essa classificação é oriunda em boa parte do paganismo greco-romano.

Para o Espiritismo, os anjos seriam apenas os espíritos desencarnados que guiam a cada um de nós (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, Pt II, cap. 1).

Já as tradições astrológicas geralmente atribuem nomes para os anjos “embaixadores” dos planetas responsáveis pela influência na vida do homem..

A Teosofia, uma espécie de mistura de Filosofia, Religião e Ciência, admite a existência dos seres angélicos, e várias classes dentre eles, embora existam relativamente poucos estudos neste campo que as sistematizem profundamente.

E o Hinduísmo influencia o Budismo e ambos falam dos Devas, uma versão angelical semelhante às outras religiões ocidentais, sendo “seres brilhantes” ou “autoluminosos”.

Na questão de angeologia, a religião que mais se aproxima da crença cristã adventista é o islamismo, tendo herdado essa doutrina das tradições dos Zoroastrianismo e do Judaísmo, dividindo os anjos em dois partidos principais, os bons, fiéis a Deus, e os maus, cujo chefe é Iblis ou Ash-Shaytan, o tal do Lúcifer cristão. Por outro lado, existe também no islamismo uma pequena categorização hierárquica, mas semelhante às descrições bíblicas.

E, claro, não poderíamos terminar o artigo sem mencionar o diferencial da angeologia adventista!

O Anjo do Senhor

Na Bíblia, sobretudo no Antigo Testamento, há várias menções à aparição do “Anjo do Senhor”. Essa expressão causa tanta curiosidade po r tratar-se não apenas de mais um anjo e sim de um anjo específico, considerando seu artigo definido. O relato fala de vários contatos com personagens bíblicos, entre os quais Abraão, Hagar, Gideão, Josué, sendo aparições do próprio Deus e constituindo, portanto, uma cristofania. (Cristofania é um conceito teológico para designar as aparições de Cristo pré-encarnado ocorridas no Antigo Testamento, como o quarto elemento na fornalha de Nabucodonosor. Há indícios de que até mesmo o sacerdote Melquisedeque poderia ter sido uma cristofania.)

A seguir, resumimos dez semelhanças bíblicas entre esse Arcanjo e o Messias:

  1. A palavra “Arcanjo” significa “Acima dos Anjos”. Jesus está acima dos anjos.
  2. O nome “Miguel” significa “Aquele que é qual Deus”. Jesus possui todos os atributos de Deus.
  3. Miguel luta com Satanás e tem poder para vence-lo (Ap. 12:7; Dn. 10:13). Jesus tem a função de destruir Satanás (Tito 1:2).
  4. Miguel tem seus próprios anjos (Ap. 12:7). Jesus é descrito da mesma maneira (Mt. 24:30-31).
  5. Quando Miguel se levantar, haverá grande aflição como nunca houve (Dn. 2:1). A mesma coisa acontecerá na volta de Cristo (Mt. 24:21).
  6. A vinda de Miguel está relacionada com a ressurreição (Dn. 2:2). Idem com a vinda de Jesus (Jo. 5:28-29; 1Ts. 4:16).
  7. Quando Miguel se levantar, viverão os que estiverem com o nome no livro da vida (Dn. 12:1). Na volta de Cristo ocorrerá o mesmo (Ap. 3:5).
  8. Miguel é chamado de “o Grande Príncipe” que está “a favor dos filhos do teu povo” (Dn. 12:1). Deus elevou a Jesus “a Príncipe e Salvador”, para estar a favor dos Seus filhos, dando “o arrependimento e a remissão dos pecados.” (At. 5:31).
  9. “Miguel, vosso Príncipe”, “se levanta a favor dos filhos do teu povo” (Dn. 10:21; 12:1). Cristo, “o príncipe da salvação deles” (Hb. 2:10), “o príncipe do teu povo” (At. 23:5).
  10. Miguel recebe adoração (Js. 5:14). Adoração só a Deus pertence (Mt. 4:10).

É bom ressaltar que a Bíblia não dá fundamento suficiente para compreendermos a natureza de Cristo em sua infinitude, pois se é 100% divina e 100% humana, por que não também 100% angelical? Seja como for, a questão é que se esse Arcanjo tem ou não natureza angelical, isso não faz diferença na compreensão da natureza messiânica.

Portanto, com “voz de arcanjo”, Jesus Cristo dará um “grande brado” quando voltar nas nuvens do céu (1Ts. 4:16)! Amém?

Autor: Marllington Klabin Will.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Anjos no lar

Porque aos Seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os …

Arcanjo Miguel

Quando informações bíblicas sobre o arcanjo Miguel são confrontadas com as de Jesus Cristo, chega-se …

Guardas angélicos

“O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra.” Salmos 34:7. …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×