A Nova Era e o Cristianismo

Gostaria de analisar três pensamentos da Nova Era à luz da Bíblia:

– ela não é uma religião;
 é uma evolução das religiões e
 ajuda os cristãos a serem melhores cristãos.

Será que isto é verdade? Vamos analisar ponto a ponto:

Primeiro: os propagadores do movimento Nova Era em suas propagandas insinuam que este movimento não é uma religião; é um movimento que unirá todas as religiões (vem daqui o pressuposto muito comum entre o povo de que todas as religiões são boas, porque todas levam a Deus); Para analisarmos isto, lembremos que a palavra religião vem de re-ligar; toda filosofia que tende a aproximar o homem da divindade – religar – mesmo que se suponha esta divindade dentro do próprio homem, como falam algumas correntes, é, sim, uma religião.

Segundo: Outra idéia de que discordamos é a de que a Nova Era é uma evolução das religiões, do pensamento humano; Atribuem a quem não comunga com seus pensamentos o rótulo de conservadores retrógrados; Na verdade, a Nova Era não é uma evolução de filosofias ou estado espiritual do homem. A sua filosofia básica: a de que podemos evoluir constantemente, até chegarmos a ser divindades foi apresentada pelo inimigo, no Jardim do Éden a Eva: “Sereis como Deus” e “certamente não morrereis”.

Terceiro: Outra afirmação falsa: a de que a Nova Era ajuda as pessoas de cada religião a viver melhor as suas religiões; Ajudaria melhor os cristãos a viver o seu cristianismo. Não existe comunhão possível entre o cristianismo puro e a Nova Era. Isto pode ser demonstrado:

1) pela diferença entre as fontes de suas doutrinas;
2) sobre o que cada linha de pensamento fala sobre Jesus e;
3) as próprias palavras de Jesus, principalmente sobre o futuro próximo do Mundo.
4) Fonte Das Doutrinas

A Nova Era não tem líderes, porém o seu pensamento é uniforme em todo o mundo, porque a inspiração de sua filosofia é a mesma em todas as correntes espiritualistas, seja ela descrita como sendo espíritos iluminados com maior evolução, ou espírito dos mortos; O cristianismo tem sua base de sustentação na Bíblia; Esta se estudada, séria e objetivamente, mostrará que os mortos não tem consciência, que o povo de Deus não deve consultar necromantes (espíritas), videntes, astrólogos e que as únicas entidades espirituais que poderiam assumir o papel de espíritos desencarnados seriam os anjos caídos, em sua vontade de enganar e desencaminhar as pessoas do relacionamento puro e verdadeiro com Deus.

As pesquisas teológicas sérias tem mostrado a unidade da inspiração – divina – da Bíblia e como ela não teve alterações significativas nestes milhares de anos desde sua escrita original. Isto está sendo corroborado agora pelas pesquisas nos Manuscritos do Mar Morto onde livros inteiros do Velho Testamento – transcritos aproximadamente na época em que Jesus viveu entre nós – estão sendo recuperados e constatados serem o que nós temos nas nossas Bíblias. Deus conservou a Bíblia mesmo na Idade Média e na Idade da Razão (revolução francesa,…), quando ela foi deliberada e extensivamente
atacada.

Outros fatores de prova da inspiração divina da Bíblia são as predições de acontecimentos que viriam a acontecer e realmente aconteceram como a Bíblia registrou: O período quando Jesus – o Messias – deveria nascer e a forma de sua vida e morte, a sucessão dos reinos na estátua de Daniel, a queda e levantamento dos reinos preditos por Ezequiel, a morte dos filhos do reconstrutor de Jericó, a queda e assolação de Jerusalém pelos exércitos romanos e muitas outras.

A maior prova, entretanto, da inspiração divina da Bíblia está no poder que suas palavras tem de transformar vidas humanas. 2) Quem É Jesus Nos ensinos da Nova Era, a palavra Cristo quer dizer “iluminado”. Assim equiparam Jesus Cristo a Buda, a Maomé e a outros, chegando mesmo a falar que Jesus Cristo teria sido um espírito iluminado de escala menor, que foi conduzido por um espírito iluminado de escala maior, Maitreya. Após Ter a pessoa ter se interessado – através da adaptação de algumas das palavras de Jesus – pelos ensinos da Nova Era, ele é levado a fundamentar a sua filosofia nos gurus da Nova Era, espíritos ou médiuns: Helena Blavatski, Alice Bailey, Saint-Germain, e outros.

A partir deste ponto as palavras de Jesus Cristo passam a valer cada vez menos. Principalmente as advertências [Isto me foi comunicado por alguém que pertenceu ao movimento]. Na verdade, o significado bíblico da palavra Cristo é “o ungido” [e não “o iluminado”]. Como eram os reis e sacerdotes da época bíblica. Indica que Jesus Cristo é o único rei e sumo-sacerdote; poderoso e único intercessor entre o homem e a divindade.

As Palavras De Jesus/O destino do Mundo Todas as filosofias e religiões englobadas pela Nova Era são unânimes em prever um futuro brilhante para o Mundo, cada vez melhor, contínua e progressivamente. Atos de unificação e concórdia mundial já estão sendo creditados ao novo líder, Maitreya, que está sendo esperado como o líder da Era de Aquário, numa clara indicação de continuidade (veja http://www.ddnet.es/share_ediciones). Nosso Senhor Jesus Cristo declarou em Seu sermão profético, em São Mateus 24 e 25 e em São Lucas 21 que no período do fim do mundo aconteceria: O aparecimento de falsos profetas (Mat. 24:24); Que estes falsos profetas dizendo ser Cristo, enganariam quase todo mundo (Mat. 24: 4, 5, 11 e 24);

Que muitos que “professavam” ser seguidores de Jesus, na verdade não o eram e seriam rejeitados por Ele, quando do Seu retorno à Terra. Que os falsos cristos apareceriam em vários lugares – Mat. 24:26 – (podemos ter certeza de que hoje seria também em cadeia global de rádio e TV), mas que somente o verdadeiro apareceria no Céu visível como um relâmpago para todos ao mesmo tempo, na Terra (Mat. 24:27; Luc. 21:27) – e este será o maior sinal de diferenciação entre o falso e o Verdadeiro. Uma ruptura/descontinuidade da história do mundo; os justos serão levados para o Céu com Jesus (Mat. 24:31). Os mortos bons ressuscitarão, como diz São Paulo nos lindíssimos versos de II Tessalonicenses, cap. 4. Portanto não poderão estar desencarnados, nem Ter reencarnado.

Conclusão

Estas ocorrências nos devem levar a Ter uma postura séria sobre os fatos que estão a ocorrer e a importância de: separar o erro da verdade; nos preocuparmos agora com nosso destino de conseqüências eternas (que poderá estar muito próximo, pois a morte, infelizmente, pode estar na próxima esquina); ajudar outros a terem uma visão mais aberta e esclarecida sobre os movimentos místicos de final de milênio. Um dos conselhos mais significativos de Nosso Senhor Jesus Cristo para quando virmos estes fatos começarem a ocorrer está registrado em Lucas 21:28: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças,porque a vossa redenção está próxima”.

O apóstolo São Paulo em II Coríntios descreve que não podemos nem ao menos imaginar as coisas que Deus preparou para nós, no futuro, de tão boas que são. Esta afirmativa deveria nos fazer refletir seriamente sobre a importância de conhecermos realmente a Deus – como só a Bíblia pode fazê-lo – através de Jesus e estabelecermos uma relação de companheirismo e comunhão com Ele através da oração. Se hoje aparecesse alguém em cadeia mundial de rádio e TV, dizendo ser o novo cristo, você acreditaria? (São Paulo escreveu que Satanás tem poder para se transformar num anjo de luz…).

Você conhece suficientemente bem o Deus da Bíblia para diferenciá-Lo de imitações? Temos tudo a ganhar ou a perder. E o que ganharemos começa com uma nova vida, mais feliz, logo aqui, agora, com Jesus.Espero, sinceramente, ter enriquecido o seu ponto de vista e ter ajudado você a fazer a sua melhor escolha.

Autor: Jeferson Antonio Quimelli

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

O impacto das teologias de libertação sobre a igreja (Parte 4/4)

O conceito de que uma classe ou grupo possa representar a mission Dei, em oposição a outro que, sendo maligno, necessita ser derrubado é autodestrutivo. Ele acaba meramente invertendo os papéis de opressor e oprimido, e, finalmente, converte-se em uma visão de Deus essencialmente pagã como uma deidade tribal.

O impacto das teologias de libertação sobre a igreja (Parte 3/4)

Teologia da libertação, a igreja e uma nova perspectiva eclesiológica

O impacto das teologias de libertação sobre a igreja (Parte 2/4)

Principais noções da teologia da libertação latino-americana e suas implicações para a igreja.

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×