As Sete Igrejas: Sete Cartas de Jesus e Suas Mensagens Esquecidas

Qual foi a revelação de Jesus Cristo, expressa em cartas enviadas para cada uma das sete igrejas situadas na Asia? Qual foi a mensagem enviada para cada uma delas?

 

 

3 mensagens universais…

As cartas enviadas às sete igrejas tinham 3 mensagens universais.

Foram escritas ao anjo ou mensageiro de cada uma delas.Em cada caso Jesus Se apresenta com uma identificação especial adequada às necessidades desse período da igreja. Por ex, ao escrever a Esmirna ( era de perseguição e martírio), apresenta-Se como ” o que esteve morto e tornou a viver”(Apoc.2:8). Há um elogio que reflete as virtudes deste período (menos no caso de Laodicéia, devido a mornidão espiritual, hehehe).Há uma reprovação destinada a ajudar a crescer em áreas débeis da igreja,com exceção do período de Esmirna (era das perseguições e martírios) e Filadélfia(era do reavivamento).Também inclui uma admoestação e uma promessa a cada uma delas.

As sete igrejas são a primeira das séries de sete em Apocalipse (7 igrejas, selos, trombetas, etc.. A repetição abundante do número sete nos sugere um uso simbólico. O fato de que nessa região havia mais de 7 igrejas, sugere a idéia de que foram escolhidas devido a suas características como símbolos proféticos, de sete períodos específicos da igreja Cristã.

Éfeso: Era da Pureza Apostólica
Cacterísticas mais destacadas desta igreja:

Elogio: “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos” Apoc 2:2

Reprovação: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor” Apoc 2:4

Em vários versículos de Atos e das Epístolas é mostrado a luta q tiveram os cristãos da era apostólica a fim de impedir que fossem introduzidas doutrinas pagãs na igreja (Por ex, IJoão 4:1-3, Atos 20:29-30, IIPedro2:2). Entre outras coisas, são mencionados casos, muito conhecidos da irmandade, como por ex. Himineu e Alexandre (I Tim.1:20, II Tim.4:14-15) e Diótrefes(III João 9. Os nicolaítas provavelmente tenham sido seguidores de Nicolau de Antioquia, com idéias gnósticas. O gnosticismo, o docetismo e outras idéias não bíblicas constituiam ameaça a pureza doutrinária, mas eles retiveram a doutrina pura. Em Apoc.2:5, admoesta-se a arrepender-se e voltar as origens(a doutrina biblíca e a piedade cristã) ou do contrário Ele tirará “do seu lugar o teu castiçal”. A luz de Apoc.1:20, poderíamos entender que deixaria de ser igreja de Cristo,pois o Senhor não aceita a apostasia. Aqui temos uma forte evidência de que é a doutrina verdadeira.Devíamos voltar a mensagem bíblica dos dias apostólicos.

Esmirna: Era de Perseguição e Martírio.
Características mais notáveis

Elogio: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmo se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de satanás”.Apoc.2:9

Reprovação Não há reprovação.

Nota: Esmirna representa a igreja desde o ano 100 a 313. Foi o período de horrendas perseguições do império Romano contra os cristãos que foram queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano, etc.Para esses fiéis mártires o senhor não tem reprovação. O período termina com o edito de tolerância de Milão, assinado por Constantino no ano 313.

“E tereis uma tribulação de 10 dias”, refere-se aos dez períodos de de perseguições gerais.Durante o segundo e o terceiro século os imperadores romanos procuraram exterminar a igreja cristã com perseguições, mas o exemplo dos mártires movia o coração dos sinceros, os quais se convertiam, aumentando assim o nr dos crentes.

Há quem considere os 10 dias proféticos como o período de 303-313, da época da terrível perseguição de Diocleciano e seu sucessor, Galério. Um exemplo disso é Policarpo. Ele foi pastor ou bispo de Esmirna.O Estado exigia que ele adorasse a César como se fosse um Deus, mas ele não fez e isso lhe custou a vida. Qdo exigiram q renunciasse a Cristo, se quisesse salvar a Cristo, respondeu: “Servi a meu Jesus por 50 anos e Ele não falhou comigo um só dia. Como poderia traí-Lo agora?”.Foi queimado vivo, atado a um poste na encosta do monte Pagus, no ano de 168. Como ele, milhões se tornaram mártires.

Filadélfia: Era do Reavivamento
Traços preeminentes

Elogio: “Conheço as tuas obras – Eis que tenho posto diante de ti uam porta aberta,a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”!.

Filadélfia quer dizer amor fraternal, representa a última parte do século XVIII e a primeira do século XIX,com o nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades Bíblicas. Começa-se a estudar Daniel e Apocalipse e surgem os maiores reavivamentos da história cristã.

Três são as datas prováveis que se indicam para o começo desse período: 1755,quando ocorreu o grande terremoto de Lisboia, 1798, ano do escurescimento do sol e da lua, e 1833, a queda das estrelas.Na verdade, na profecia dos 7 selos, as três datas marcam uma época: O ínicio do tempo do fim (6ºselo). 9Aqui se torna válida a ilustração de que é difícil dizer: Precisamente nesse momento se findou a noite e começou o dia). As três datas indicadas obedecem à mesma época.Filadélfia chegaria até 1844, quando surge o último remanescente fiel da profecia.

Pérgamo: Era de Compromissos
Principais traços

Elogio: “… que conservas o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antiopas, minha testemunha,meu fiel, o qual foi morto entre vós,onde satanás habita”Apoc.2:13

Reprovação: “…e tens aí os que sustentam a doutrina de balaão….sustentam a doutrina dos nicolaítas….portanto arrepende-te…” Apoc 2:14-16

Pérgamo cobre os séculos IV, V e aprimeira metade do VI. Como Satanás não pôde destruir a igreja com as perseguições, tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado, introduzindo na igreja pagãos não convertidos e que conservavam parte de suas idéias. Esse paganismo introduzido na igreja, foi tirando sua força espiritual.

Quando no ano 313, Constantino assinou o edito de tolerância,em Milão, dando liberdade de culto aos cristãos, e pouco depois se disse convertido,despertou a natural gratidão e admiração da igreja perseguida. O imperador,porém, continuou sendo o pontífice máximo do paganismo, ao mesmo tempo q assistia aos cultos cristãos e convocava em 325 o Concílio de Nicéia. O imperador intrometeu-se em assuntos eclesiásticos, exercendo sua influência apaziguadora.Por exemplo, a 7 de março de 321, ditou a primeira lei tornando obrigatória a observância do dia em que os pagãos adoravam o Sol, prática q se infiltrou na igreja.

Tiatira: Era de Apostasia
Pontos Principais

Elogio: “Conheço as tuas obras, o teu nome, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras”Apoc.2:19

Reprovação: “Tenho porém contra ti que essa mulher Jesabel, que a si mesmo se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos”Apoc.2:20.

Tiatira reprsenta o período q vai desde o século VI ao XV – é a idade média.Jezabel, filha de um rei sidônio, adoradora de baal, aqual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção religiosa aberta.A igreja se paganizara.

No ano de 538, entrou em vigor o edito de Justiniano, que permitia condenar, até com a pena de morte, os que não respeitassem os ensinos do bispo de Roma.Como aconteceu com Constantino, a religião cristã se tornou a religião oficial do império. Muitas doutrinas pagãs entraram na igreja nessa época, e os cristãos influenciados por essas doutrinas, perseguiram aquela minoria que se mantinha fiel as escrituras.Porém sobrava ainda um pequeno remanescente(Ver.apoc.2:24).

Sardes: Era da Reforma
Características mais destacadas

Elogio: “…umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas” Apoc.3:4

Reprovação: “…Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto”Apoc.3:1

Sardes corresponde à igreja no século XVII e primeira parte do século XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação dos reformadores.Apocalipse 3:2 profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a morte de seus fundadores, deixaram morrer parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores.

Laodicéia: A Era Presente
Características profetizadas para nosso tempo

Elogio: Não há

Repreensão: “Conheço tuas obras, que nem és frio nem quente.Quem deras fosses frio ou quente. Assim,porque és morno,estou a ponto de vomitar-te da minha boca” Apoc.3:15-16

Conselho: “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas” Apoc 3:18

Qual é conduta que deveria seguir a orgulhosa e auto-suficiente Laodicéia?

“Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” Apoc.3:19

Apesar da triste condição de auto-suficiência e miséria espiritual de Laodicéia, Deus continua a amá-la; não tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o coração. Apoc 3:20.

 

Autor: Weleson Fernandes

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

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