Com que freqüência devemos perdoar?

Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Mateus. 18:21.

Acho que terei uma eterna dívida para com Pedro. Pedro fala por todos nós. Gosto muito desse lado humano dele. Identifico-me com sua experiência. Provavelmente, você também. Pedro não é um santo isolado, assentado em um mosteiro e orando o dia inteiro. Nas situações do dia-a-dia, ele diz o que pensa. Ele deixa clara sua posição. Às vezes, é impulsivo e falante. Mas sempre é sincero.

Um dia, Pedro veio ter com Jesus, e fez uma pergunta importante. “Mestre”, ele disse, “se meu irmão pecar contra mim, quantas vezes deverei perdoá-lo?” Sem esperar a resposta de Jesus, Pedro adiantou-se e respondeu sua própria pergunta: “Sete vezes?” (Mat. 18:21). Para Pedro, sete era um exagero. Ele presumiu que Jesus o aplaudiria.

Os rabinos tinham um ditado: “Se uma pessoa pecar contra você uma vez, perdoe. Se ela pecar contra você duas vezes, perdoe. Se ela pecar contra você três vezes, perdoe. Se ela pecar contra você quatro vezes, retribua o pecado dela.” Eles achavam suficiente perdoar uma pessoa três vezes. Depois disso, a justiça exigia retribuição.

Pedro pensava que perdoar um irmão sete vezes era ficar muito próximo da perfeição divina. Ele levou o perdão muito além da limitada idéia farisaica. Sete era mais que o dobro das vezes que os rabinos estavam dispostos a perdoar. Sete era o número da perfeição.

Imagine a surpresa de Pedro ao Jesus dizer: “Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.” Mat. 18:22. Como poderia alguém perdoar uma pessoa que o ofendeu 490 vezes? Nosso amoroso Pai poderia. Ele misericordiosamente permaneceu ao lado dos judeus durante séculos, concedendo-lhes Sua misericórdia repetidas vezes. Ele enviou profeta após profeta, mensageiro após mensageiro. Então, enviou Seu próprio Filho, e eles O crucificaram. Pacientemente, Ele ofereceu perdão, embora Israel se rebelasse continuamente.

Jesus queria que Pedro entendesse esta verdade vital, e Ele deseja que nós também a entendamos: O perdão não é medido pelo número de vezes que alguém ofende você. O perdão está enraizado na própria natureza de Deus. É uma atitude de misericórdia, que não guarda rancor. Perdoa-se porque o perdão é a coisa certa a ser feita. É o que Deus faria.

Autor: Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Não basta conhecimento superficial

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério …

Desprezado e Rejeitado

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×