Como conviver com o jugo desigual

Deve a esposa abandonar o marido descrente?

Tenho recebido cartas de mães contando suas provações no lar e pedindo o meu conselho. Um desses casos serve para ilustrar muitos outros. O marido e pai não é crente, e faz de tudo para tornar mais difícil para a esposa a educação dos filhos. O marido é um homem profano, vulgar e abusivo em sua linguagem para com a esposa, e ensina os filhos a desacatar a autoridade da mãe. Quando ela está procurando orar com os filhos, ele entra e faz todo o barulho que pode, amaldiçoando a Deus e lançando injúrias sobre a Bíblia. Ela está tão desencorajada que a vida lhe é um fardo. Que pode ela fazer? Que benefícios podem advir a seus filhos permanecendo ela no lar? Ela tem sentido um enorme desejo de fazer alguma coisa na vinha do Senhor, e pensa que deve ser melhor abandonar a família do que permanecer no lar, pois o marido e pai está constantemente ensinando os filhos a desrespeitá-la e desobedecer-lhe.

Em tais casos, meu conselho é: Mães, sejam quais forem as provas a que vocês forem chamadas a enfrentar através de pobreza, de feridas de alma, de atitude dura e tirânica do marido e pai, não abandonem os filhos; não os deixem sob a influência de um pai ímpio. Sua obra é contrafazer a obra do pai, o qual está evidentemente sob o controle de Satanás.

Exemplo de domínio próprio

Eu sei que você tem provações, mas alguma coisa existe revelando um espírito de impor em vez de atrair. Seu marido precisa ver diariamente um exemplo vivificante de paciência e domínio próprio. Faça todo o esforço para agradá-lo, sem sacrificar com isso um só princípio da verdade.

Cristo requer em Seu serviço a entrega do ser completo — coração, espírito, mente e força. Dedicando a Deus o que Ele pede, estará você representando-O no caráter. Que o seu marido veja o Espírito Santo operando em você. Seja cuidadosa e atenta, paciente e tolerante. Não procure impor a verdade. Cumpra seu dever como esposa, e você vai ver que o coração do marido será impressionado. Suas afeições não necessitam ser negadas a seu esposo. Mostre-lhe todo agrado possível. Não permita que sua fé religiosa a afaste do marido. Conscienciosamente, obedeça a Deus, e agrade a seu marido em tudo que puder.

Deixe bem claro que você ama a Jesus e nEle confia. Dê a seu marido e aos amigos crentes e incrédulos uma prova de que você deseja que vejam a beleza da verdade. Mas não fique demonstrando essa penosa e aflitiva ansiedade que muitas vezes arruína uma boa obra.

Não permita jamais que uma só palavra de reprovação ou censura caia nos ouvidos de seu marido. Ainda que você passe muitas vezes por dificuldades, não mencione essas provas. O silêncio é eloqüência. Palavras precipitadas apenas farão aumentar sua infelicidade. Mostre-se contente e feliz. Leve para dentro de seu lar toda alegria possível, e expulse as sombras. Permita que os brilhantes raios do Sol da Justiça iluminem sua vida. Então, a fragrância do cristianismo autêntico atingirá toda a família. E não será necessário demorar-se em coisas desagradáveis, que muitas vezes não têm verdade em si.

Esposa aconselhada a conservar a alegria

Você tem, agora, uma dupla responsabilidade, visto que seu marido afastou-se de Jesus.

Sei que deve ser demasiado penoso permanecer só, no que respeita a cumprir a Palavra. Mas, quem sabe, esposa, se sua coerente vida de fé e obediência não irá trazer de volta à verdade seu marido? Sejam as queridas criancinhas levadas a Jesus. Em linguagem simples transmita a elas as palavras da verdade. Cante para elas cânticos atrativos, alegres, que revelem o amor de Cristo. Leve seus filhos a Jesus, pois Ele ama as criancinhas.

Conserve a alegria. Não se esqueça de que você tem um Consolador, o Espírito Santo, que Cristo indicou. Nunca estará só. Se ouvir a voz que agora lhe fala, se responder sem demora às batidas à porta de seu coração, dizendo: “Entra, Senhor Jesus, para que eu ceie contigo, e Tu comigo”, o Hóspede celestial entrará. Quando esse Elemento, que é completamente divino, habitar em você, haverá paz e descanso.

Manter princípios cristãos

O lar onde Deus não é adorado é como um navio no meio do mar sem um piloto ou sem leme. A tempestade o aflige e sacode, e há o perigo de que todos a bordo venham a perecer. Considere a sua vida e a vida de seus filhos como preciosas por amor de Cristo, pois terá de encontrar-se com eles e com seu esposo ante o trono de Deus. Seus firmes princípios cristãos não devem ser enfraquecidos, porém fortalecidos mais e mais. Quanto mais seu marido se mostrar perverso, quanto mais fortemente ele se lhe opuser, mais fiel e coerente firmeza cristã você deve revelar. E então, seja o que for que ele possa dizer, no coração e na razão não lhe pode senão respeitar, se tiver um coração de carne.

As reivindicações de Deus devem vir primeiro

Foi-me, então, mostrada sua nora. Ela é amada de Deus, mas mantém-se em servil cativeiro, tremendo, temendo, desalentada, duvidando e muito nervosa. Essa irmã não deve sentir que precisa render sua vontade a um jovem sem Deus, com menos idade do que ela. Ela deve lembrar que o casamento não destrói sua individualidade. Deus tem sobre ela direitos mais altos que quaisquer direitos terrenos. Cristo comprou-a com o Seu sangue. Ela não pertence a si mesma. Ela deixa de pôr sua inteira confiança em Deus e aceita render suas convicções, sua consciência, a um homem opressor, tirânico, animado por Satanás sempre que sua satânica majestade possa atuar com eficácia por seu intermédio para intimidar esse coração esquivo e tremente. Tantas vezes tem ela sido posta em agitação que seu sistema nervoso está destroçado e ela não é mais que uma ruína. Seria a vontade do Senhor que essa irmã esteja nesse estado e Deus fique sem seu serviço? Não. Seu casamento foi uma armadilha do diabo. Contudo, ela deve, agora, fazer o melhor possível, deve tratar o marido com ternura, e fazê-lo tão feliz quanto puder, sem violar sua consciência; pois se ele persistir em sua rebelião, este mundo é o único céu que terá. Mas ficar sem o privilégio de freqüentar as reuniões, para satisfazer a um marido opressor possuído do espírito do dragão, não está de acordo com a vontade de Deus.

“E outro disse: Casei e, portanto, não posso ir.” Lucas 14:20. O pecado desse homem não era ter-se casado, mas ter ligado a vida a alguém que desviou sua mente dos mais altos e mais importantes interesses da vida. Jamais devia um homem permitir que a esposa ou o lar lhe afastassem os pensamentos de Cristo ou levassem-no a recusar aceitar o gracioso convite do evangelho.

Melhor salvar parte que perder toda a família

Irmão K, você está muito desanimado; mas necessita ser fervoroso, firme e decidido em cumprir seu dever em família, levando-a consigo, se possível. Você não deve poupar esforços para convencê-la a acompanhá-lo na jornada para o Céu. Mas, se a mãe e os filhos não escolherem acompanhá-lo, e procurarem desviá-lo de seus deveres e privilégios religiosos, você deve prosseguir, ainda que tenha de ir só. Precisa viver no temor de Deus. Você precisa aproveitar suas oportunidades de assistir às reuniões e adquirir toda força espiritual que puder, pois dela necessitará nos dias futuros. A propriedade de Ló foi toda ela consumida. Se você tiver de suportar a perda, não deve desanimar; e se puder salvar unicamente uma parte de sua família, será muito melhor que perdê-la toda.

Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, Capítulo 10.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Navegando ou naufragando? Como usar a WEB

  O que você está fazendo na internet? Navegando ou naufragando?   Essa palestra apresenta …

100 Respostas Bíblicas sobre a Trindade

São respostas sobre a trindade, baseadas na Bíblia e nos escritos de Ellen G White …

Paralelo entre os Profetas da Bíblia e a Profetisa E G White

Baixar  115 COMPARAÇÕES ESCRITURÍSTICAS  

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×