06 – Escrito em Pedra

Séculos atrás, Deus escreveu sua lei em tábuas de pedra, e você deve guardá-la ainda hoje ! É absolutamente verdade que a violação de qualquer parte da lei de Deus traz sempre consequências negativas. Com a onda de crimes varrendo nossas cidades, não faz sentido que em prol da paz e da segurança seja necessário obedecer às leis da terra? Bem, este mesmo princípio se aplica a lei de Deus – os Dez Mandamentos – em nossas próprias vidas também! Eles não são chamados As Dez Sugestões, As Dez Recomendações, ou as Dez Maiores Idéias. Assim, como muita coisa está em jogo, você deve tomar alguns minutos para considerar seriamente a sua responsabilidade.

1. Será que Deus realmente escreveu os Dez Mandamentos?

“E deu a Moisés … as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus”. “E aquelas tábuas eram obra de Deus, também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas” (Êxodo 31:18, 32:16).

R: Sim, o grande Deus do céu, escreveu os Dez Mandamentos em tábuas de pedra com Seu próprio dedo.

2. Qual é a definição de Deus sobre o pecado?

“Pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4).

R: Pecado é violar a lei de Deus, os Dez Mandamentos. Sendo que a lei de Deus é perfeita (Salmo 19:7), ela abrange todos os pecados possíveis. É impossível cometer um pecado que não seja condenado por pelo menos um dos Dez Mandamentos de Deus. Os mandamentos envolvem “…o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). Nada é deixado de fora.

3. Por que Deus nos deu os Dez Mandamentos?

“o que guarda a lei, esse é bem-aventurado” (Provérbios 29:18). “FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Provérbios 3:1, 2).

Resposta:

A. Para nos guiar a uma vida feliz e abundante.
Deus nos criou para desfrutarmos de felicidade, paz, longa vida, contentamento, realizações, e todas as outras bênçãos, para a qual os nossos corações atentam. A lei de Deus é o mapa que aponta o caminho certo a seguir, a fim de encontrarmos essa verdadeira e suprema felicidade.

“Pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). “Eu não conheci o pecado senão pela lei, porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás” (Romanos 7:7).

B. Para nos mostrar a diferença entre o certo e o errado.
A lei de Deus é como um espelho (Tiago 1:23-25). Aponta irregularidades na minha vida como um espelho aponta a sujeira no meu rosto. A única maneira possível para uma pessoa saber se está pecando é verificar cuidadosamente a sua vida pelo espelho da lei de Deus.

“E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos [mandamentos] … para o nosso perpétuo bem” (Deuteronômio 6:24). “Sustenta-me, e serei salvo e de contínuo terei respeito aos teus estatutos [Mandamentos]. Desprezas todos os que se desviam dos teus estatutos, pois a astúcia deles é falsidade” (Salmos 119:117, 118).

C. Para nos proteger do perigo e da tragédia.
A lei de Deus é como uma jaula no jardim zoológico, que nos protege dos animais ferozes. Nos protege da impureza, mentira, assassinato, idolatria, roubo, e muitos outros males que destroem a vida, a paz e a felicidade. Todas as boas leis protegem, e a lei de Deus não é exceção.

Nota especial: Os princípios eternos da lei de Deus estão escritos no fundo da natureza de cada pessoa, pelo Deus que nos criou. A escrita pode estar escura e borrada, mas ainda está lá. Isso significa, é claro, que você não pode encontrar a verdadeira paz, a menos que esteja disposto a viver em harmonia com sua natureza interior, sobre a qual Deus escreveu esses princípios. Nós fomos criados para viver em harmonia com eles. Quando optamos por ignorá-los, o resultado é sempre tensão, inquietação e tragédia – assim como ignorar as regras de trânsito para uma condução segura leva a sérios problemas.

4. Porque que a lei de Deus é extremamente importante para mim pessoalmente?

“Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade” (Tiago 2:12).

R: Porque a lei dos Dez Mandamentos é o padrão pelo qual Deus examinará os homens no juízo celestial. Como você se avalia? É uma questão de vida ou morte!

5. Pode a Lei de Deus (os Dez Mandamentos) ser alterada ou abolida?

“É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei” (Lucas 16:17). “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios” (Salmos 89:34). “Fiéis são todos os seus preceitos; firmados estão para todo o sempre” (Salmo 111:7, 8).

R: Absolutamente não! A Bíblia é muito clara neste ponto. Se a lei pudesse ser alterada, Deus teria feito imediatamente esta mudança quando Adão e Eva pecaram ao invés de enviar o Seu Filho para morrer em favor do pecador para pagar a pena da lei quebrada. Mas isso era impossível, porque os mandamentos não são leis similares às que os homens promulgam. Eles são princípios revelados do caráter santo de Deus que sempre serão verdadeiros enquanto Deus existir.

Observe no gráfico abaixo que Deus e Sua lei, têm as mesmas características. Você compreende o que isso significa? A lei dos dez mandamentos é o caráter de Deus expresso de forma escrita – escrito para que possamos compreendê-lo. É tão impossível mudar a lei de Deus como baixar Deus de Sua morada e fazer com que Ele mude. Jesus veio para nos mostrar o que a lei (que é o padrão de vida santa) é quando reduzida a termos humanos. O caráter de Deus não pode mudar, nem a Sua lei, porque ela é o caráter de Deus expresso em palavras.

 Deus éA Lei é
BomLucas 18:191 Timóteo 1:8
SantoIsaías 5:16Romanos 7:12
PerfeitoMateus 5:48Salmo 19:7
Puro1 João 3:2-3Salmo 19:8
JustoDeuteronômio 32:4Romanos 7:12
VerdadeJoão 3:33Salmo 19:9
Espiritual1 Coríntios 10:4Romanos 7:14
JustiçaJeremias 23:6Salmo 119:172
Fiel1 Coríntios 1:9lSalmo 119:86l
Amor1 João 4:8Romanos 13:10
ImutávelTiago 1:17Mateus 5:18
EternoGênesis 21:23Salmo 111:7-8

6. Jesus aboliu a Lei de Deus enquanto Ele esteve aqui na terra?

“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir … até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido” (Mateus 5:17-18).

R: Certamente que não! Jesus afirmou especificamente que Ele não veio para destruir a Lei mas para cumpri-la (ou guardá-la). Em vez de acabar com a lei, Jesus ampliou o seu significado (Isaías 42:21) mostrando que ela é um guia perfeito para a vida. Por exemplo, Jesus salientou que “não matarás” condena a raiva “sem motivo” (Mateus 5:21, 22) e o ódio (1 João 3:15), e que a cobiça é adultério (Mateus 5:27, 28). Ele diz: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15).

7. Será que as pessoas que, conscientemente, continuam a quebrar mesmo um dos mandamentos de Deus, serão salvas?

“O salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23. “Eis que o dia do Senhor vem … para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores” (Isaías 13:9). “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos” (Tiago 2:10).

R: Não! Elas se perderão. A Lei dos Dez Mandamentos é o guia que devemos usar para encontrar o nosso caminho para Deus e para uma vida santa. Se eu ignorar até mesmo um dos mandamentos, Eu estou negligenciando parte do padrão divino, ou plano mestre. Se apenas um elo de uma cadeia for quebrado, todo o seu propósito é desfeito. A Bíblia diz que quando nós conscientemente quebramos qualquer mandamento de Deus, estamos pecando (Tiago 4:17), porque recusamos a Sua vontade para nós. Apenas aqueles que fazem Sua vontade podem entrar no reino dos céus. Os pecadores se perderão.

8. Alguém pode ser salvo por guardar a lei?

“Pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele” (Romanos 3:20). “Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus: não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8, 9).

R: Não! A resposta é simples demais para não entendê-la. Ninguém pode ser salvo por guardar a lei. A salvação vem somente através da graça, como um dom gratuito de Jesus Cristo, e recebemos este dom pela fé, não pelas obras. A lei serve apenas como um espelho para apontar o pecado em nossas vidas. A purificação e o perdão do pecado se recebe somente através de Cristo.

9. Por que, então, é a Lei absolutamente essencial para o aperfeiçoamento do caráter cristão?

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” (Eclesiastes 12:13). “porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20).

R: Porque o padrão completo, ou “dever de todos”, para a vida cristã está contido na lei de Deus. Como um menino de 6 anos de idade que fez sua própria régua, medindo a si mesmo, e disse à sua mãe que tinha 12 metros de altura, os nossos próprios padrões nunca serão seguros. Eu não posso saber se eu sou um pecador se eu não olhar atentamente para o padrão perfeito – a lei de Deus – que é um espelho espiritual. Milhões de pessoas que expulsam demônios, profetizam, e fazem muitos milagres em nome de Jesus se perderão (Mateus 7:21-23), porque não se preocupam em verificar suas vidas pelo grande padrão da Lei de Deus. Assim, elas pensam que são justas e estão salvas quando, em vez disso, são pecadoras e perdidas. “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos” (1 João 2:3).

10. O que capacita um cristão verdadeiramente convertido seguir o padrão da lei de Deus?

“Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei” (Hebreus 8:10). “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13). “Deus, enviando o seu Filho … que a justiça da lei se cumprisse em nós” (Romanos 8:3, 4).

R: Cristo não só perdoa os pecadores arrependidos, mas Ele restaura neles a imagem de Deus. Ele os coloca em harmonia com a Sua lei através do poder de Sua presença dentro deles. “Não roubarás” torna-se então uma promessa de que o cristão não vai roubar, mentir, matar, etc, porque Jesus vive dentro deles e está no controle. Deus não pode mudar Sua lei, mas Ele fez uma abençoada provisão através de Jesus para mudar o pecador para que ele possa medir-se por essa lei.

11. Mas não está, um cristão que tem fé e está vivendo sob a graça, liberto de guardar a lei?

“Porque o pecado [quebrar a lei de Deus – 1 João 3:4] não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum” (Romanos 6:14, 15). “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei” (Romanos 3:31).

R: Não! As Escrituras ensinam exatamente o oposto. Graça é como o perdão do governador a um prisioneiro. Ela o perdoa, mas ela não lhe dá liberdade para quebrar uma única lei do livro da lei. A pessoa perdoada, vivendo sob a graça, tem a obrigação dupla de guardar a lei. Uma pessoa que se recusa a guardar a lei de Deus, dizendo que está vivendo sob a graça, está enganada e vivendo em desgraça.

12. São os Dez Mandamentos de Deus, reafirmados no Novo Testamento?

R: Sim, e de uma forma bem clara. Examine o seguinte com bastante cuidado.

A Lei de Deus no NTA Lei de Deus no VT
01. “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mateus 4:10).01. “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3).
02. “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (1 João 5:21). “Sendo nós, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida pela arte e imaginação do homem” (Atos 17:29).02. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Êxodo 20:4-6).
03. “que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados” (1 Timóteo 6:1).03. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão;. Porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”(Êxodo 20:7).
04. “pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras…Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas (Hebreus 4:4, 9, 10).04. “Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus: nele não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho , nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas: Porque em seis dias o Senhor fez o céu e a terra, o mar e tudo que neles há, e descansou no sétimo dia: Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, eo santificou” (Êxodo 20:8-11)
05. “Honra teu pai e tua mãe” (Mateus 19:19).05. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êxodo 20:12).
06. “Não matarás” (Romanos 13:9).06. “Não matarás” (Êxodo 20:13).
07. “Não adulterarás” (Mateus 19:18).07. “Não adulterarás” (Êxodo 20:14).
08. “Não furtarás” (Romanos 13:9).08. “Não furtarás” (Êxodo 20:15).
09. “Não dirás falso testemunho” (Romanos 13:9).09. “Não dirás falso testemunho contra o teu proximo” (Êxodo 20:16).
10. “Não cobiçarás” (Romanos 7:7).10. “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo” (Êxodo 20:17).

13. A Lei de Deus e a lei de Moisés são a mesma lei?

R: Não, elas não são a mesma lei. Estude as seguintes notas e as compare cuidadosamente.

Nota: A lei de Moisés era a lei cerimonial e temporária do Antigo Testamento. Ela regulamentava o sacerdócio, os sacrifícios, rituais, oferendas de carne e bebida, etc, os quais prefiguravam a cruz. Esta lei foi acrescentada “até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita”, e este foi Cristo (Gálatas 3:16, 19). Os rituais e cerimônias da lei de Moisés apontavam para o sacrifício de Cristo. Quando Ele morreu, esta lei chegou ao fim, mas os Dez Mandamentos (a Lei de Deus) “Permanecem firmes para todo o sempre” (Salmos 111:8). O fato de existirem duas leis aparece muito claramente em Daniel 9:10-11.

Nota Especial: Por favor note que a lei de Deus tem existido pelo menos enquanto o pecado tem existido. A Bíblia diz: “Onde não há lei também não há transgressão [ou pecado]” (Romanos 4:15). Assim, a lei de Deus, os Dez Mandamentos existia desde o início. Os seres humanos violaram esta lei (1 João 3:4). Por causa do pecado (ou seja a violação da lei de Deus), a lei de Moisés foi dada (ou “acrescentada” – Gálatas 3:16, 19) até que Cristo viesse e morresse. Então temos duas leis distintas envolvidas: a lei de Deus e a lei de Moisés.

A Lei de MoisésA Lei de Deus
Chamada de “a lei de Moisés” (Lucas 2:22).Chamada de “A lei do Senhor” (Isaías 5:24).
Chamado de “lei … que consistia em ordenanças” (Efésios 2:15).Chamada “lei real” (Tiago 2:8).
Escrita por Moisés em um livro (2 Crônicas 35:12).Escrita por Deus em pedra (Êxodo 31:18; 32:16).
Colocada ao lado da arca (Deuteronômio 31:26).
Colocada dentro da arca (Êxodo 40:20).
Terminou na cruz (Efésios 2:15).Permanecerá para sempre (Lucas 16:17).
Adicionada por causa do pecado (Gálatas 3:19).Aponta o pecado (Romanos 7:7; 3:20).
Nos era contrária, contra nós (Colossenses 2:14).Não é penosa (1 João 5:3).
Não julga ninguém (Colossenses 2:14-16).Julga a Todos (Tiago 2:10-12).
Carnal (Hebreus 7:16).Espiritual (Romanos 7:14).
Nenhuma coisa aperfeiçoa (Hebreus 7:19).Perfeita (Salmo 19:7).

4. Como o diabo se sente em relação aqueles que padronizam suas vidas pelos Dez Mandamentos de Deus?

“E o dragão [o diabo] irou-se contra a mulher [a verdadeira igreja], e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus” (Apocalipse 12:17). “Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus” (Apocalipse 14:12).

R: O demônio odeia as pessoas que defendem a lei de Deus, porque a lei é o padrão de viver corretamente. E se você decidir seguir o padrão descrito na lei de Deus, você vai sentir a ira do diabo em cima de você com toda a fúria. Não é de surpreender que o diabo odeia e se posiciona contra todos os que defendem a lei de Deus. Mas é chocante e surpreendente ouvir líderes religiosos negando as reivindicações dos Dez Mandamentos e, ao mesmo tempo preservando as tradições dos homens. Não admira que Jesus disse: “E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?” “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.” (Mateus 15:3, 9). E disse Davi: “É tempo de agires, ó Senhor, pois eles violaram a tua lei” (Salmos 119:126). Os cristãos devem acordar e restaurar a lei de Deus à sua posição legítima e exaltada. É loucura esta geração indisciplinada presumir que pode quebrar as leis do Deus vivo sem ser punida.

15. Eu acredito que um cristão deve obedecer aos Dez Mandamentos de Deus, e peço a Jesus para me ajudar a colocar minha vida em conformidade com eles.

Resposta: _______

Guia de Estudos extraído so site Amazing Facts. Crédito da Tradução Blog Sétimo Dia https://setimodia.wordpress.com/

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Por que Paulo foi acusado de pertencer a uma seita?

Certa ocasião, diante do governador Félix, o apóstolo Paulo se defendeu com estas palavras: “Confesso …

Profecias para o tempo do Fim

PROFECIAS PARA O TEMPO DO FIM é uma série evangelística conduzida pelo Pr. Roberto Motta , a …

Mensagens de Paz e Esperança – Cid Moreira

  TEMA     1.  A Biblia Sagrada     2.  A Beleza da Criação …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×