Grátis

Todos os anos, milhares de pessoas visitam em Juazeiro do Norte no Ceará a imagem de 25 metros de altura de Padre Cícero, outros milhares fazem uma imensa peregrinação até Aparecida do Norte, São Paulo, o motivo? Pagar promessas!

Diariamente programas de televisão, ensinam que para conseguir as bênçãos de Deus, você precisa dar seu dinheiro para a igreja e seus pastores.

Outros pregam que para se salvar é preciso guardar a Lei dos Dez Mandamentos.

Esotéricos acreditam na salvação através de uma vida devotada à caridade e às boas obras.

Budistas acreditam que a meditação os levará ao Nirvana, e que através de cerimônias de purificação da alma, devem abandonar as coisas carnais e materiais.

Afinal, o que é preciso fazer para ganhar a salvação, a vida eterna?

O que Deus espera de mim?

Nós como seres humanos já nascemos afastados de Deus! Mas sentimos necessidade de Deus.

Aí saímos a procurar a Deus aonde podemos! Numa igreja, na Bíblia, ou qualquer fonte com que simpatizamos. Outros, simplesmente tentam abafar a voz de Deus que diariamente chama dentro deles. Tentam e até conseguem durante algum tempo, mas acabam voltando seu pensamento para Deus. E aí se sentem pecadores demais, e para receberem o perdão de Deus, acham que precisam trocar favores com Deus, fazer algo para que Deus possa aceitá-los.

A busca desesperada pela salvação, por um lugar melhor, além deste onde vivemos, tem guiado pessoas por muitos e diferentes caminhos. Muitas pessoas vivem na Terra um verdadeiro inferno, em nome da religião e da salvação! Carregam culpas terríveis, são levadas por lideres religiosos a fazerem coisas que beiram a insanidade e a loucura!

Mas, o que a Bíblia diz sobre como conseguir a salvação? O que eu preciso fazer para ganhar a vida eterna? O que Deus quer de mim? Deus me dá a salvação, mas o que eu tenho que dar em troca?

A Bíblia conta de alguém que buscava a salvação em caminhos errados e acabou encontrando o caminho certo! O seu nome era Saulo.

Saulo era um judeu nascido em Roma, tinha sido educado em Jerusalém pelos mestres mais importantes da época ele se tornou um importante fariseu. E ser fariseu naquela época era coisa muito honrosa. Os rabinos, chefes dele apostavam muito no jovem Saulo, por isso deram a ele um cargo muito elevado: para um jovem, membro do sinédrio, o sinédrio era o tribunal de Jerusalém. Era uma posição de muito poder.

Saulo pessoalmente perseguia os cristãos, não importava se eram homens, ou mulheres.

Só que a perseguição, ao invés de diminuir o número de cristãos, o aumentava cada vez mais!

Talvez você esteja pensando que Saulo era um homem mau, que tinha um coração maldoso, cheio de ódio. Às vezes no jeito da gente falar deixa esta impressão, mas o mais incrível é que Saulo era cheio de boas intenções.

Saulo amava muito a Deus, orava muito, e era um homem bom, tinha um coração muito sincero.

A coisa que Saulo mais desejava na vida era seguir a Deus e encontrar o caminho certo! E esse era o centro dos pedidos das orações de Saulo a Deus!

Saulo era muito fiel ao que havia aprendido. Mas ele havia aprendido um caminho errado para encontrar-se com Deus e para a salvação.

Você percebeu o conflito?

– Um homem sincero

– Queria seguir o caminho certo

– Pedia a Deus o caminho certo

– Acreditava na coisa errada!

– Ele era fiel à sua religião!

E isto acontece com muitas pessoas!

Pessoas que se esforçam, comprometidos com sua crença, mas estão num caminho tão errado que são capazes de fazer coisas terríveis em nome de Deus.

Saulo pensava que perseguir cristãos e maltratá-los era à vontade de Deus para a vida dele. Pensava que os cristãos eram uma ameaça para a palavra de Deus.

Saulo achava que pra se salvar deveria guardar a Lei de Moisés, e obedecer toda a tradição dos judeus. A tradição aumentava as leis , multiplicava as regras, tornava a religião e a vida tristes!

Saulo aprendeu que para agradar a Deus e para receber dele a salvação e as bênçãos para a vida, a gente tem que fazer trocas com Deus. É! Trocas, como:

– Dar o dízimo.

– Fazer promessas

– Guardar mandamentos

– Guardar a Lei

– Esforçar-se para agradar a Deus.

Havia aprendido a ver Deus como um tirano, pronto para punir os desobedientes.

Saulo tinha aprendido desde pequeno que para se salvar teria que obedecer as regras e ser fiel aos seus mestres. Por isso ele era muito fiel aos mestres!

A vida religiosa de Saulo era um fardo!

Quanto mais eu vivo, mais eu vejo pessoas parecidas com Saulo.

E eles podem ser divididos em dois grupos:

1-O primeiro grupo eu vou chamar de – FIÉIS RADICAIS –

Você pode encontrar em muitos lugares. É gente sincera, religiosa, que ora a Deus, mas que é tão comprometida com sua religião que é capaz de matar em nome de Deus. São sinceros, mas são radicais, e por isso são perigosos. Eles tentam convencer você de que eles estão certos, mas se não conseguem, eles então te odeiam!

2-O segundo grupo eu vou chamar de – FIÉIS ACOMODADOS –

São pessoas sinceras, que pensam estar no caminho certo, que aprenderam a amar seus mestres e suas teorias, e que valorizam muito mais sua religião, a religião da família, do que a VERDADE. Por isso, quando a VERDADE é colocada diante deles, eles a rejeitam. Preferem sua religião, seus mestres, seus pais, sua família, sua tradição, e a tradição passa a ser a sua verdade.

Mas, o que é a VERDADE?

Jesus havia dito: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

João 8:32 .

Que verdade é esta que LIBERTA?

O próprio Jesus revelou:

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. João 14:6

Jesus é a verdade que liberta, porque Ele veio mostrar que a salvação é de graça! “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” Efésios 2:8

Saulo vivia sobrecarregado, tentando guardar Leis para se salvar, tentando fazer ofertas, pactos, tentando agradar a Deus com sacrifícios, e Jesus veio para libertá-lo de tudo isto! A salvação não exige nada em troca! É um dom de Deus! É de graça!

Há anos atrás houve uma conferência na Inglaterra. O objetivo?

Comparar as religiões..

Teólogos do mundo inteiro debatiam qual a CRENÇA DA FÉ CRISTÃ que era ÚNICA, que só existia no cristianismo. Eles começaram eliminando as possibilidades.

Ressurreição? Não!

Outras religiões falavam de ressurreição.

A Encarnação de Jesus? Outras também falavam de seus deuses encarnados. O debate continuou até que um teólogo chamado C. S. Lewis entrou no lugar. Depois de ficar sabendo sobre o que era o debate, ele respondeu: “É fácil! A doutrina que nenhuma religião tem a não ser o cristianismo é a doutrina da GRAÇA.”[1]

A discussão continuou por mais alguns minutos e então todos os conferencistas tiveram que concordar! Nenhuma outra religião prega a SALVAÇÃO DE GRAÇA.

A graça de Deus não poderia ter sido inventada por alguém!

Pois ela vai contra cada instinto humano! Cada religião oferece um caminho para alcançar a salvação! Um caminho de aprovação, deveres e trocas:

– O budismo aponta para um Caminho de Oito Passos.

– O hinduísmo ensina a Doutrina do Karma.

– O judaísmo de Saulo prega a Aliança Judaica

– Os muçulmanos pregam o seu Código de Lei

Cada religião oferece um caminho diferente no qual o homem tenta alcançar a APROVAÇÃO DE DEUS oferecendo sempre alguma coisa em troca. Só o cristianismo oferece a SALVAÇÃO DE GRAÇA!

A salvação de graça parece mesmo uma loucura! Ninguém dá nada de graça!

Jesus sabia que as pessoas iriam resistir à graça, por isso falou o tempo todo sobre a graça!

Jesus revelava que o mundo todo está banhado pela graça!

Ele descrevia um mundo “onde o sol brilha sobre maus e bons; onde as aves recolhem sementes de graça, sem arar nem colher para merecê-las, onde flores silvestres explodem sobre as encostas rochosas das montanhas sem terem sido cultivadas. Da mesma forma que pessoas que visitam um país estrangeiro percebem coisas que os moradores locais não percebem, assim também Jesus viu graça por toda a parte”[2], onde as pessoas não viam.

Saulo não conseguia entender como Jesus poderia ser o messias, o Filho de Deus. Para ele, Deus não comeria com pecadores, não perdoaria uma prostituta apanhada em adultério, não convidaria a um fraco pescador iletrado para ser seu discípulo. Mas Saulo, que tinha como Bíblia o Antigo Testamento, esquecia-se de que o mesmo Deus coroou rei um jovem nanico chamado Davi, deu poderes a um gago chamado Moisés para tirar seu povo do Egito, e escolheu a Jacó, o enganador, para ser o pai do seu povo na Terra.

Saulo estava tão CEGO que não conseguia ENXERGAR que cada pequeno pedaço das escrituras estava repleto do ESCÂNDALO DA GRAÇA. E a graça é mesmo um escândalo!

Cego não é aquele que não pode ver, cego é aquele que não quer enxergar!

E você?

Deus já tentou mostrar alguma coisa que você não quis enxergar?

Quem sabe você tenha pedido a ele o caminho certo, e ele mostrou através do seu colega de trabalho, do jardineiro, do pedreiro que fez aquele serviço em sua casa, do coleginha do seu filho lá da escola, que ainda nem completou dez anos de idade. Aquilo pareceu por um instante ser a resposta de Deus, mas de repente a vida voltou ao normal e você se sentiu um bobo em dar atenção a ele?.

Gente que é como Saulo é muito difícil de ser atingida por Deus. Gente como Saulo, se apega as teorias, costumes, religiões, regras e criam em volta do coração uma couraça, um escudo invisível, que faz com que a mensagem não chegue lá no fundo do coração

Essas pessoas, às vezes, ouvindo um sermão, ouvindo o programa Está Escrito, sentem Deus tocando, percebem que às coisas de Deus faz sentido, mas continuam resistindo a Deus. Por um momento sentem-se tocadas, mas depois voltam à vida normal e desistem de encontrar a verdade.

Saulo teve um primeiro contato com a verdade!

Deus aproveitou uma situação terrível para tocar fundo no coração de Paulo!

Estevão, um cristão fiel, bondoso, vivia seguindo os passos de Jesus foi levado a julgamento no sinédrio, de onde Paulo fazia parte.

Estevão só andava fazendo o bem para todos os lados. Não havia do que acusá-lo.

Durante o julgamento Estevão fez sua defesa e apresentou a VERDADE, baseada na Bíblia, a Palavra de Deus. O mais incrível é que a Bíblia era a mesma, tanto para os judeus como para Estevão, mas mesmo tendo a palavra de Deus nas mãos, muita gente que se diz entendida não consegue enxergar a verdade.

Estevão provou na Bíblia, que Jesus era o Deus da Graça. Que Jesus era o Deus feito homem, o único Deus criador! Que Jesus era o Messias que os judeus esperavam!

Para Saulo, o Messias, o Deus feito homem deveria conquistar o mundo através da força e entregá-lo para o domínio dos judeus. Através de sua fidelidade, Saulo estava disposto a comprar sua salvação, mas não conseguia aceitar uma salvação que fosse de graça. Isto era injusto demais para ele!

E era mesmo!

Ainda há pouco eu declarei que a graça de Deus é um escândalo, mas não disse porquê!

A graça de Deus é um escândalo porquê é injusta!

E é injusta porque no fim de tudo nenhum de nós vai receber a recompensa que merece.

Graças a Deus por isto, porque, se recebêssemos a recompensa que merecemos, todos morreríamos a morte eterna!

Não existe nada que possamos fazer para nos salvar ou para comprar a salvação! Qual é a boa obra, ou quais são as boas obras que eu posso produzir a fim de trocar com Deus pela minha salvação? Veja o que a Bíblia fala das nossas boas obras: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia;” Isaías 64:6

A graça é injusta aos olhos humanos, porque segundo a nossa justiça, Deus deveria nos dar a recompensa que merecemos, e o que merecemos é a morte.

“Porque o salário do pecado é a morte…”. Romanos 6:23

A graça é injusta aos olhos humanos, mas é justa aos olhos de Deus. Por que? Simplesmente porque Ele escolheu nos salvar “…mesmo sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8

E é por isso que Romanos 6:23 que começa dizendo que o “Salário do pecado é a morte termina afirmando:

“…mas o dom gratuito de Deus e a vida eterna em Cristo Jesus” pecadores.” Romanos 6:23

Você percebeu? O DOM GRATUITO. DE GRAÇA!

E nós não entendemos porque nós não merecemos!

Mas Graça é isto mesmo: “Alguma coisa que não merecemos, dada por Deus sem pedirmos, mas que só será útil se usarmos”.

A melhor definição de graça que eu já vi é esta:

”Graça significa que não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais e também não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos.”

Ou seja: mesmo que você faça como os monges e renuncie a tudo e a todos por Deus, ou que faça como os teólogos e adquira muito conhecimento a respeito de Deus, da vida ou de você mesmo, mesmo que dê sua vida em favor dos pobres e mesmo que obedeça a todos os mandamentos da lei de Deus, nada disso vai fazer com que Deus o ame mais.

E mesmo que você seja um racista, um orgulhoso, adúltero, homossexual, homicida assassino, ou mesmo que você seja um ateu e negue a existência de Deus, cuspindo sobre a Bíblia, ainda assim, nada disto fará com que Deus o ame menos.[3]

A Graça para nós é como uma fonte de água ao lado de alguém morrendo de sede. Mas só será útil se a pessoas BEBER.

O problema é que muitos preferem morrer de sede!

Saulo ouviu a defesa e o sermão de Estevão e aquilo mexeu com ele. Bem no finalzinho do sermão, o rosto de Estevão ficou iluminado, começou a brilhar, como se fosse o rosto de um anjo, e todos os membros do sinédrio viram aquilo.

Saulo ficou mais impressionado ainda!

Mesmo assim condenaram Estevão a pena de morte por apedrejamento.

Saulo ficou assistindo tudo, segurando a capa dos que apedrejavam a Estevão.

Momentos antes de Estevão morrer, ele ainda disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à direita de Deus. Atos 7:56

Saulo impressionado com estas palavras! Mas o que realmente acertou seu coração foi a oração final de Estevão: “Pai não os condene por causa deste pecado” Atos 7:60

Saulo saiu dali e nem mesmo conseguia dormir!

O Espírito falava ao coração dele!

Deus estava chamando Saulo para a VERDADE!

Você sabe que existem momentos em que Deus fala forte com você! Ele prepara o ambiente, prepara o local para falar com você e fala forte! Você fica balançado!

No dia seguinte Saulo foi conversar com os mestres, mas os sacerdotes e príncipes o convenceram do contrário! Usaram a própria Bíblia para apoiar a mentira!

E , ao final, Saulo deixou de novo a VERDADE de fora, deixou que o preconceito, sua educação, seu respeito pelos mestres, seu orgulho e a sua popularidade vencessem.

Cuidado com pessoas que usam a própria Bíblia para pregarem a mentira! Satanás usa muitas pessoas para torcerem a verdade e falarem em nome de Deus.

O Espírito de Deus quase venceu aquela batalha, mas Saulo não permitiu!

Você já fez isto com Deus alguma vez?

Deus chegou tão perto do seu coração que você chegou a estremecer, mas ao final você não permitiu que Deus vencesse? Ficou pensando nos seus amigos dizendo: Ih! Olha lá, ele virou crente agora! Então a vergonha, a popularidade, as amizades foram mais fortes! Você quase decidiu, mas pensou: O que minha mãe, meu pai vão dizer? Eles sempre me ensinaram este caminho, esta religião, e agora eu vou seguir outra?

Pois foi o que Saulo fez!

Saulo deixou a verdade chegar bem perto dele, mas no finalzinho, afugentou a verdade!

Saulo afugentou a verdade de maneira tão forte, que sua fúria contra os cristãos voltou maior do que nunca!

“Pois me dêem uma carta com permissão para perseguir cristãos em Damasco, e eu irei para lá o quanto antes!”

Muitos cristãos haviam fugido para a cidade de Damasco, ali começaram a pregar e a fé ganhou novos membros.

E Saulo saiu em viagem para perseguir os cristãos.

Mas ele ainda desejava mais que tudo na vida servir a Deus, entregando toda a sua vida, trabalhando para Deus!

O momento dele de decisão ainda não havia chegado!

E por causa deste desejo do coração de Saulo, Deus interrompeu sua viagem.

Saulo estava quase chegando a Damasco, quando uma luz muito mais forte que a do sol apareceu no céu. Ele caiu do cavalo!

E uma voz vinda do céu falou diretamente com ele: “Saulo, Saulo por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;

mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.

Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.” Atos 9:3 a 7.

Saulo, que antes era cego por não conseguir ver a VERDADE de Deus, agora ficou literalmente cego durante três dias. Mas nestes três dias de cegueira física ele conseguiu enxergar mais coisas que jamais enxergou durante toda a sua vida.

Saulo viu sua vida passando como um filme na sua frente,

Viu como havia sido usado por Satanás para perseguir os cristãos.

Lembrava-se das Escrituras, do sermão de Estevão, das provas todas que já havia ouvido de que Cristo era o Messias e que trazia salvação de graça. Agora via que os profetas haviam previsto cada detalhe da vida de Jesus: Seu nascimento, morte, ressurreição, ascensão e rejeição.

Você tem rejeitado a Jesus também?

Tem deixado muitas chances passarem por você?

Tem tentado comprar sua salvação com dinheiro, com boas ações, com uma entrega total a uma religião?

Jesus hoje convida a você para receber de graça a salvação!

——————————————————————————–

[1] Baseado em ; Phillip Yancey, Sua Maravilhosa Graça, pp. 45.

[2] Idem, pp 45

[3] Baseado em – Idem.

Apelo:

E você já aceitou a Graça de Jesus como um presente de Deus para você? Jesus deseja aliviar seu fardo, deseja tornar sua vida leve e cheia de prazer.

Deixe a graça de Jesus inundar sua vida! Eu quero orar com você

Oração

Senhor amado! Nós somos agradecidos porque o Senhor nos oferece de graça a salvação, isso é tão maravilhoso que é até difícil entendermos e até aceitarmos. Mas o Senhor fala conosco diversas vezes e de muitas maneiras, através de pessoas. Ajude-nos para que não deixemos passar esta oportunidade de o aceitarmos. Continue tocando o nosso coração e transforma-nos, em Nome de Jesus. Amém.

 

Autor: Pr. Fernando Iglesias

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Sermões em Romanos

O HOMEM QUE SE CHAMA SÁBIO, MAS É LOUCO O HOMEM QUE QUER O BEM, …

Seleção de Sermões

    Dr. Amim Rodor Baixar     Dr. Joel Sarli Baixar       …

1 – O PRIMEIRO CONSELHO – DA PREGAÇÃO E DA PRESENÇA DE DEUS

1 – O PRIMEIRO CONSELHO – DA PREGAÇÃO E DA PRESENÇA DE DEUS . O …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×