O Anticristo é Apenas um Homem?

Paulo chamou o Anticristo de “o homem do pecado … o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3). É principalmente por causa deste verso que milhões de pessoas têm vindo a acreditar que haverá apenas um super-sinistro Sr. Pecado, que subirá ao poder após o arrebatamento. É verdade? Haverá apenas um homem – o Anticristo? É isso o que Paulo realmente queria dizer?

Primeiro de tudo, no pequeno livro de 1 João, a Bíblia diz claramente que há “muitos anticristos” (1 João 2:18) e um “espírito do anticristo” (1 João 4:3). João também escreveu que qualquer pessoa que nega a verdadeira doutrina de Jesus Cristo é “o enganador e o anticristo” (2 João 1:7-9). Assim, até agora, a idéia da existência de apenas “um” anticristo falha no teste bíblico.

Há outras declarações igualmente inspiradas na Bíblia em paralelo com a expressão de Paulo, “o homem do pecado”. A Profecia também se refere a este mesmo Anticristo como o “chifre pequeno” (Daniel 7:8), a “besta” (Apocalipse 13:1)“o mistério da iniqüidade”(2 Tessalonicenses 2:7), e “o iníquo” (2 Tessalonicenses 2:8). Será que todas estas expressões referem-se a uma pessoa do mal que subirá ao poder após o arrebatamento? Você está prestes a ver que não.

A maioria concorda que o “chifre pequeno” de Daniel, a misteriosa “besta” do Apocalipse, e o “homem do pecado” de Paulo, todos se referem à mesma coisa. Daniel 7 descreve quatro animais – um leão, um urso, um leopardo, e um dragão-como besta com dez chifres (Daniel 7:3-7). Depois vem o “pequeno chifre” fora da cabeça da quarta besta (Daniel 7:8). Este pequeno chifre tinha “olhos como os olhos de um homem”“uma boca que falava com insolência”, e “fazia guerra contra santos” (Daniel 7:8-21). Isto é exatamente o que “a besta” tem e faz em Apocalipse 13:5-7. Assim, o “pequeno chifre” é o mesmo que “a besta”. Mas o que muitos não conseguem perceber é que, em Daniel 7, a besta é claramente definida como um reino, não como um homem. A Palavra Sagrada diz: “… o quarto animal será um quarto reino na terra” (Daniel 7:23).

A Bíblia não diz que o “chifre pequeno” é um homem, mas sim que teria “olhos como os olhos de um homem” (Daniel 7:8). Quando Paulo usou a expressão, “o homem do pecado”, em 2 Tessalonicenses 2:3, ele estava simplesmente referindo-se ao “chifre pequeno” com seus “olhos, como os de um homem.” No entanto, esse mesmo chifre é chamado de “besta” em Apocalipse 13:1, e a Bíblia nos diz claramente que uma besta que representa um grande reino (Daniel 7:23).

Um estudo cuidadoso de 2 Tessalonicenses 2 revela a impossibilidade de “o homem do pecado”, também chamado de “o mistério da iniqüidade” e “o iníquo”, como apenas aplicável a um homem. Primeiro, “o mistério da iniqüidade”, embora com moderação, “já estava em operação” no tempo de Paulo (versículo 7). Segundo, ele vai continuar por todo o caminho até o retorno visível de Jesus Cristo no fim do mundo (versículo 8). Assim, não pode se referir a um só homem, porque o tal teria de ter então quase 2.000 anos de idade!

Será que Paulo sempre usa a expressão “o homem” em qualquer dos seus outros escritos, de tal maneira que não se refira a apenas um homem? Sim. Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:15-17). Aqui “o homem de Deus” não se refere a apenas um homem santo, mas sim a uma sucessão de homens de Deus ao longo da história, que seguem as Escrituras. Paulo também usou a frase “o ministro de Deus” (Romanos 13:4) para se referir a todos oficiais públicos ao longo da história, que restringem o mal. Assim, a frase misteriosa de Paulo, “o homem do pecado”, que é o mesmo que o “chifre pequeno”, e a “besta” corretamente podem se referir a um REINO “real” com “os olhos como os olhos de um homem”, isto é, um reino centrado em uma sucessão histórica de homens supremamente exaltados, os quais contrários às escrituras fazem parte do “mistério da iniquidade”.

Artigo escrito por Steve Wohlberg, traduzido pelo blog http://www.setimodia.wordpress.com do original “Is Antichrist Only One Man?”

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Três Falsos Evangelhos

No livro de Gálatas, Paulo advertiu seus convertidos: “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão …

Expondo os Mitos sobre o Inferno

O inferno! Esse é um assunto quente, pelo menos para aqueles que pensam nele. Mas …

Harry Potter: Perigos Escondidos

Um fato surpreendente: A palavra Japonesa “tsunami” significa: “Tsu”, que quer dizer, “porto ou local de …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×