O que diz a Bíblia sobre o medo?

Como devemos lidar com os nossos temores? Crendo nas promessa de Deus. A Bíblia diz em Isaías 41:10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Quando estiver com medo, não se esqueça de Deus. A Bíblia diz em Josué 1:9 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.”

Não necessitamos temer a Deus. A Bíblia diz em 1 João 4:18 “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

Não necessitamos temer os desatres naturais. A Bíblia diz em Salmos 46:1-3 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.”

Não tema outras pessoas. A Bíblia diz em Hebreus 13:6 “De modo que com plena confiança digamos: O Senhor é quem me ajuda, não temerei; que me fará o homem?”

Não tema as nações ou os governos. A Bíblia diz em Deuteronômio 7:21 “Não te espantes diante deles (outras nações), porque o Senhor teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.”

Não tema más notícias. A Bíblia diz em Salmos 112:7-8 “Ele não teme más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor. O seu coração está bem firmado, ele não terá medo, até que veja cumprido o seu desejo sobre os seus adversários.”

Aqui vão mais algumas palavras de coragem do Senhor: grave-as no seu coração e confie!

1. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

2. Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva. Lucas 8:50

3. Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Provérbios 3:25

4. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:31-33

Nada de origem humana poderá manter-nos em pé para sempre. Mas no âmbito espiritual há Um que pode, se Lho permitirmos. A promessa é segura: “O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo de ti estende os braços eternos.” Deut. 33:27.

No campo espiritual

Na vida espiritual, muitas pessoas demonstram vários tipos ou modalidades de medos. Há pessoas que têm medo da morte (rsrs e algumas até dos mortos). Outras têm medo dos eventos finais, da perseguição… Algumas têm medo de perder a salvação e outras, ainda, têm medo do juízo final e medo até de Deus.

Ora, com respeito a este último tipo de medo é bom sempre lembrar duas coisas: 1a) Isso faz parte do plano de sabotagem de Satanás que ao conseguir o seu intento de levar a humanidade a desviar-se da obediência ao seu Criador, incutiu, em seguida, no coração do homem a idéia de um Deus vingativo e pronto para cobrar e punir o ser humano: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a Tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” (Gênesis 3:9-10).

Satanás é um grande “marqueteiro”! Ele sabe, como ninguém, trabalhar negativamente a imagem de Deus, deturpando-a diante dos seres humanos. Daí a importância não apenas do sacrifício de Jesus, Sua morte em nosso lugar, mas, também, a demonstração plena do caráter de Deus perante o mundo. Jesus veio para nos revelar o amor do Pai, para nos mostrar como Ele é: Bondoso, Amoroso, Extremamente Apaixonado por Seus filhos e comprometido com a sua salvação.

Temor, sim, medo, nunca!

A 2a) coisa que precisamos lembrar é que, quando a Bíblia fala sobre como deve ser o nosso relacionamento com Deus, ela nos fala em “temor”: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1:7); “… Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo…” (Apocalipse 14:7). Temor, aqui e em outros versos similares, não tem nada a ver com medo, mas, sim, com reverência, respeito – considerar devidamente o nosso Pai de amor, Seus planos, Seus preceitos e Sua vontade para a nossa vida.

Ao contrário do que o inimigo tenta colocar em nossa mente e coração, é exatamente quando tememos a Deus e quando passamos a compreender a grandeza do Seu amor e a aplicá-la em nossa vida diária, que todo o medo – dos perigos, do futuro, do desemprego, etc. – desaparece inteiramente.

É exatamente isso o que João, o evangelista, afirma numa de suas epístolas: “Nós não precisamos ter nenhum receio de Alguém que nos ama com perfeição; Seu perfeito amor por nós afasta todo o temor daquilo que Ele poderia nos fazer. Se estamos com medo, é porque tememos aquilo que Ele poderia nos fazer, e isso mostra que não estamos completamente convencidos de que Ele realmente nos ama” (I João 4:18, A Bíblia Viva, grifos acrescidos).

A Fé não Nega a Prudência

Algumas pessoas, reconhecendo a importância de confiar em Deus e de não temer outras coisas e pessoas, têm levado essa idéia ao extremo. Recusam tomar precauções normais em questões de segurança e saúde, afirmando que Deus cuidará de tudo. A fé, porém, não é a falta de prudência. Encontramos boas ilustrações deste fato nas Escrituras. Neemias era um homem de fé, que orava muito e confiava no poder divino. Ele servia como governador de Jerusalém quando os inimigos do povo se prepararam para atacar a cidade. Neemias relata a reação dele e do povo: “Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite” (Neemias 4:9). Paulo se dedicava constantemente à oração e sempre seguia as orientações do Senhor. Quando ele descobriu que os judeus tinham armado uma cilada para pegá-lo, o apóstolo pediu a ajuda de seu sobrinho e do comandante da cidade. Este mandou Paulo para Cesaréia sob a proteção de centenas de soldados (Atos 23:12-33). Nós, também, devemos agir com prudência. Deus nos criou com inteligência para dominar as outras criaturas (Gênesis 1:26). Ele nos deu o bom senso para nos proteger da chuva, do frio, e de ventos fortes. O Criador abençoou o homem com a capacidade de aprender sobre ciências e medicina para melhorar a qualidade e a segurança da vida. O mesmo Senhor que prometeu as necessidades de vida aos fiéis disse que os mesmos homens devem trabalhar para comer (Mateus 6:31-33; 2 Tessalonicenses 3:10). Devemos orar ao Senhor pedindo proteção, ao mesmo tempo mostrando o bom senso para trancar as portas antes de dormir. Quando sofremos de alguma enfermidade física, devemos fazer as nossas súplicas a Deus e aproveitar a ajuda de médicos e outros profissionais que entendem mais da saúde do que nós. A presença da fé não é a ausência da prudência!

Agora só nos resta confiar, se Jesus está realmente no nosso barco estamos seguros! Você já o convidou para entrar em sua vida?

Autor: Weleson Fernandes

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

129. Sobre a doação de sangue, É lícito ou não pela Bíblia?

Você pergunta sobre a doação de sangue. É lícito ou não pela Bíblia? A Bíblia …

128. Por que os Adventistas não se unem às demais religiões

  Por que os Adventistas não se unem às demais religiões e não aceitam observar …

127. – 10 Passos para deixar sua esposa mais feliz

COMO DEIXAR SUA ESPOSA MAIS FELIZ E MELHORAR O CASAMENTO Um homem só  é completo …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×