Onde Você Vai Passar o Milênio?

Dois pontos de vista prevalecem sobre o local onde o povo de Deus vai passar o milênio. Felizmente, a Bíblia nos fornece uma resposta clara.

Pertenço a um grupo de estudo bíblico que passou vários meses estudando o livro do Apocalipse em 2005 e 2006. Uma pergunta que surgiu foi onde o povo de Deus iria passar o milênio. Alguns pensavam que iremos passar o milênio na terra. Eu sustentava que vamos passar o milênio no céu. Neste artigo, vou compartilhar as razões bíblicas porque eu acredito que este seja o caso.

O milênio é descrito em Apocalipse 20. No entanto, no capítulo inteiro, só o versículo 4 diz algo sobre o povo de Deus durante o milênio. Aqui está o que o verso diz:

“Em seguida vi alguns tronos, e os que estavam sentados neles receberam o poder de julgar. Vi também as almas das pessoas que tinham sido degoladas porque haviam anunciado a mensagem de Deus e a verdade que Jesus revelou. Elas não tinham adorado a Besta nem a sua imagem, nem tinham recebido o seu sinal na testa ou na mão. Essas pessoas tornaram a viver e reinaram com Cristo durante os mil anos.” (Apocalipse 20:4 NTLH).

A afirmação de que o povo de Deus “tornou a viver” é uma referência à ressurreição, que ocorrerá na segunda vinda de Cristo. Assim, este versículo é um retrato da palavra que descreve o povo de Deus após o retorno de Cristo, durante o milênio. No entanto, ele é totalmente silencioso sobre o local onde o povo de Deus passará durante o milênio. Felizmente, outros textos na Bíblia, alguns em Apocalipse, nos fornecem evidências significativas de que eles vão passar o milênio no céu.

A Promessa de Jesus

Durante sua última refeição com os discípulos, Jesus disse-lhes que em breve iria deixá-los (João 13:33). Esta notícia perturbou os discípulos, então Jesus lhes deu uma resposta reconfortante, que incluia uma declaração sobre onde os discípulos (você e eu) passariam o milênio:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (João 14:1-3).

O esquema a seguir irá ajudá-lo a compreender o que Jesus disse:

 Ele estaria indo para a “casa” de Seu Pai (que a Bíblia diz que está no Céu, Veja Hebreus 1:3, 8:1) para preparar um lugar para seus discípulos.
– Ele vai voltar algum dia.
 Quando Ele voltar, Ele receberá os Seus discípulos (inclusive você e eu) para estar com Ele,
 de modo que todos os seus discípulos poderão estar onde Ele estiver, no céu.

Assim, de acordo com o próprio Jesus, vamos estar no céu com Ele, e não na terra, depois de Sua segunda vinda.

E há mais.

Separação dos justos e dos ímpios

Descobri que a maioria das pessoas que acreditam que o justo vai passar o milênio na terra também acreditam que os ímpios habitarão na Terra com eles. A diferença, dizem eles, é que, considerando que os ímpios governam o mundo hoje, após a segunda vinda de Cristo, os justos é quem governarão o mundo.

O problema com essa visão é o seguinte: Em nenhum lugar do Novo Testamento sequer é sugerido que o justo e o ímpio, após a segunda vinda de Cristo, viverão lado a lado. Ao contrário, Jesus deixa bem claro que os dois grupos serão separados. Em Mateus 13:24-30 Jesus contou uma parábola sobre um agricultor que semeou boa semente no seu campo, e depois, numa noite um inimigo semeou sementes das plantas daninhas por todo o campo. Veja como Jesus interpretou essa parábola para os discípulos:

“Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça” (Mateus 13:40-43).

As palavras acima deixam muito claro que na segunda vinda de Cristo, os anjos separarão os maus do povo de Deus.

Jesus ensinou a mesma lição na parábola das ovelhas e das cabras: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória [que é sua segunda vinda], e todos os anjos com ele. . . ele separará uns dos outros, como um pastor separa as ovelhas dos cabritos” (Mateus 25:31-32). Jesus concluiu sua parábola com esta afirmação inequívoca: “Então eles [os ímpios] irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna” (Mateus 25:46).

Se os ímpios são separados do povo de Deus na segunda vinda de Cristo, eles não poderão viver entre eles durante o milênio.

Um planeta devastado

A Bíblia também diz que, antes da segunda vinda de Cristo, o mundo seria devastado por terríveis catástrofes naturais.

Apocalipse 7 descreve 144.000 pessoas justos que viverão no mundo antes da segunda vinda de Cristo. O versículo 3 diz que um anjo dá a seguinte ordem a outros quatro anjos: “Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus”. Obviamente, uma vez que o povo de Deus estiver selado, a terra, o mar e as árvores serão prejudicados. A terra, o mar, e as árvores são as partes de nossa ecologia que mais preocupam os cientistas de hoje.

Em Apocalipse 6:12-14, aprendemos que o mundo será destruído por um terremoto global na segunda vinda de Cristo: “Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. . .todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar”. Este mesmo terremoto é descrito no capítulo 16:18, que diz que vai ser tão grave “…como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra”. O versículo 20 acrescenta que “Todas as ilhas fugiram, e os montes não foram achados”.

Um terremoto tão forte que move todos as montanhas e ilhas do oceano é obrigado a deixar o mundo um desastre absoluto. Pense no que as torres Gêmeas de Nova York pareciam após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O terremoto na segunda vinda de Cristo fará entrar em colapso todos os arranha-céus em cada cidade sobre a face da terra!

Finalmente, o próprio Jesus disse que a tribulação pouco antes de Sua segunda vinda será tão grave que, se Deus não a abreviasse “ninguém sobreviveria”. Em outras palavras, a raça humana se tornaria a próximo espécie extinta se Deus não limitasse as catástrofes naturais no mundo durante o conflito final. A segunda vinda de Cristo porá um fim a essas calamidades, mas até então o nosso planeta não seria um bom lugar para se viver!

Agora pergunte a si mesmo, será que o povo de Deus têm de viver nesse tipo de ambiente devastado após a segunda vinda de Cristo? Creio que a resposta seja Não!

O que o Apocalipse diz

Na verdade, o Apocalipse diz exatamente o oposto. Isso nos dá quatro indicativos sobre o povo de Deus após a segunda vinda de Cristo, e em cada um, eles estão no céu, não na Terra.

O primeiro, no capítulo 7, é de “uma grande multidão que ninguém podia contar. . . em pé diante do trono e diante do Cordeiro” (Apocalipse 7:9). Sabemos, é claro, que o trono de Deus está nos céus. Portanto, o povo de Deus estará com Ele no céu.

E observe a condição ideal em que o Seu povo vai viver: “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum. . . E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7:16-17). Novamente, essa é a descrição de uma vida perfeita no céu, não de uma vida entre os ímpios, em um planeta devastado!

O segundo indicativo do povo de Deus durante o milênio está em Apocalipse 14. João disse: “Olhei, e eis o Cordeiro [Cristo] em pé sobre o monte Sião, e com ele 144.000. . . [Que] Entoavam novo cântico diante do trono.” (Apocalipse 14:1-3). Novamente, os resgatados estão em pé diante do trono de Deus no céu, não na terra.

O terceiro indicativo, está no capítulo 15:2, e nos mostra “os que tinham vencido a besta, a sua imagem e o número do seu nome” de pé sobre um “mar de vidro”. Apocalipse 4:6 diz que “o mar de vidro” está “diante do trono”, que, é claro, está no céu.

A disputa entre o povo de Deus e os poderes da besta que saía da terra é o conflito final entre as forças do bem e as forças do mal em nosso planeta, e a cena em Apocalipse 15nos mostra aqueles que venceram “a besta e a sua imagem.” Assim, o conflito entre o bem e o mal é longo. O povo de Deus está no céu, em pé diante do trono de Deus. Isto é, obviamente, depois de segunda vinda de Cristo, durante o milênio.

O indicativo final do Apocalipse a respeito dos justos após a segunda vinda de Cristo, durante o milênio, está no capítulo 19. E aqui João disse claramente: “Depois disso ouvi nos céus algo semelhante à voz de uma grande multidão [os justos]” (Apocalipse 19:1).

Assim, a prova bíblica é muito clara: o povo de Deus será separado dos ímpios na segunda vinda de Cristo, e eles vão estar com Deus no céu, não vivendo entre os maus em um planeta devastado.

Na conclusão do estudo sobre o milênio, todas as pessoas do meu grupo de estudo da Bíblia chegaram a um acordo sobre a questão mais importante de todas: Cada um de nós quer passar o milênio com Jesus. Isso significa conhecê-lo hoje, comprometendo-nos a manter o nosso relacionamento com Ele até que Ele venha.

Convido todos os leitores a fazerem esse mesmo compromisso!

………………………………………………………………………………………………….

Artigo escrito por Marvin Moore para a Revista Signs of The Times. Traduzido pelo blog http://www.setimodia.wordpress.com

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Mil Anos de Férias no Céu

A breve volta de Jesus a esta Terra será, sem dúvida, o maior acontecimento da …

012 – Mil Anos de Paz

Você pode estar certo de que ele está vindo – um milênio incrível terá início …

O Mundo Sem Ninguém

Cyrus L. Lundell estava apenas à procura de goma de mascar. O que ele encontrou …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×