Quando esfria o primeiro amor

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.      Apocalipse. 2:4.

Ainda hoje, Éfeso maravilha os seus visitantes. Suas ruínas bem preservadas revelam a glória de uma civilização passada. Éfeso foi, um dia, uma das mais orgulhosas cidades do império romano. Ela se orgulhava de sua grande biblioteca e teatro, bem como do afamado Templo de Artêmis (ou Diana), uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Éfeso tem uma história notável para ser repartida conosco. O apóstolo Paulo pregou com muito sucesso em Éfeso, levando muitos dos seus cidadãos a aceitar Cristo. De fato, a pregação de Paulo era tão poderosa que chegou a ameaçar a venda das imagens de Diana, a deusa local de lá.

A igreja cristã de Éfeso ergue-se com firmeza pela verdade. Aqueles primeiros cristãos eram doutrinariamente puros. A palavra “Éfeso” significa “desejável”. Éfeso, a primeira das sete igrejas, símbolo da igreja do primeiro século, era caracterizada pelo zelo e pureza doutrinária.

Cheia de amor por Cristo e armada com Sua palavra, a igreja proclamou o amor do Salvador. Mas, gradualmente, uma mudança ocorreu. Jesus disse: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.” Apoc. 2:4. Depois de algum tempo, o primeiro amor esfriara. Os primeiros cristãos ainda erguiam-se pela verdade de Deus. Eles tornaram-se hábeis em expor a quem se afastasse da doutrina correta; todavia, não mais agiam impelidos pelo amor. Alardeavam sua lealdade, em seu exterior. Mas, em seu interior, eram frios e vazios.

Deus nos alerta sobre um destino semelhante, hoje. Podemos acumular um bocado de conhecimento correto, podemos ter todas as doutrinas certas, e ainda terminar vazios como uma concha. Quando o seu coração esfriar e você perder o primeiro amor, aqui está a solução de Jesus: “Lembra-te, pois, de onde caíste” (verso 5).

Lembre-se daqueles sentimentos de proximidade com Deus ao orar. Lembre-se dos preciosos momentos de intimidade com o Senhor ao estudar a Bíblia. Lembre-se de como o Seu amor encheu o seu coração. Ele não mudou. Ele ainda é o mesmo Deus que o recebeu em Seus braços. Ele ainda é o mesmo Deus que conquistou você pela Sua graça. E Ele pode acender outra vez o fogo do primeiro amor em seu coração.

Autor: Pr. Mark Finley – Sobre a Rocha.

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Meditação do Por do Sol – Eu Escolho Servir – PDF

A recepção do sábado na vida do cristão não deve envolver apenas um frio cumprimento …

Não basta conhecimento superficial

Aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério …

Desprezado e Rejeitado

Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×