Um Pulo no Escuro

Diante da Incerteza

Ivan havia sonhado muito tempo em ir para Moscou, morar e estudar direito na Universidade da Amizade Entre os Povos. Finalmente o sonho se realizou, porém, apenas 20 dias depois de estar morando no quinto andar do prédio da Universidade, de repente um cheiro de coisa queimando, veio a fumaça e dentro de pouco tempo todo o prédio estava em chamas. Parecia que a única esperança era que os bombeiros conseguissem apagar o fogo.

O problema foi que isto não aconteceu. O fogo chegou rapidamente e o estudante de 18 anos percebeu que iria realmente ser consumido.

E agora? Todos os seus sonhos iriam morrer? Nunca mais voltaria ao Brasil para rever as pessoas a quem amava? Devia haver uma saída! Ele precisava sair daquele inferno!!!

Na velocidade com que o fogo se aproximava, a única saída seria pular! Isso mesmo! Ficando ou pulando poderia morrer, mas pulando poderia, talvez, viver. Aquilo seria, literalmente, dar UM PULO NO ESCURO. E foi exatamente assim que Ivan salvou sua vida no dia 24 de Novembro de 2003.

“Ivan foi um dos poucos estudantes que estavam no quinto andar que sobreviveu ao acidente. Ele se jogou pela janela e teve a queda amortecida pela neve que caiu nos últimos três dias em Moscou. Outros 35 estudantes morreram e 197 ficaram feridos no incêndio.”

Você já se sentiu num dilema assim alguma vez? Sentiu sua vida num beco sem saída? Um edifício em chamas?

O mundo é um lugar escuro. São muitas às vezes em que nos sentimos totalmente desprotegidos. Outro dia, lendo um jornal, encontrei um pequeno artigo escrito por Nando Reis: articulista, compositor e ex-integrante do grupo de Rock “Titãs”. Ele dizia:

Infelizmente não acredito em Deus. Digo “infelizmente”, pois essa impossibilidade muitas vezes faz da minha vida um trajeto silencioso e solitário. Gostaria de poder dividir com alguém as penúrias e as agruras dessa vida tão complicada. Quantas vezes não quis, eu, olhar para o alto e me sentir amparado pela mão do Senhor, quando me vi impotente diante de tantos perigos. Quanto temi pela vida de meus filhos, vindos e criados para desfrutarem a graça deste mundo, mas que, como todos nós, são vulneráveis à violência que nos acua e nos ameaça – me sinto só sem poder pedir proteção para meus entes amados.

Você já se sentiu, como Nando Reis, desamparado por um Deus em quem você nem mesmo consegue acreditar? O que mais me intrigou foi ler o título do artigo de Nando Reis: “Porém, eu sinto sua falta” .

Que impasse terrível! Por um lado, é tão difícil acreditar num Deus invisível! Por outro, sentimos este vazio tão grande! Por que sentimos tanta necessidade de Deus, mesmo quando não conseguimos sequer acreditar em sua existência? O que é fé?

Um pastor certa vez me respondeu a esta pergunta citando um trecho da Bíblia: “FÉ é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hebreus 11:1 – BLH). Na época pensei: Se fé é a certeza, a única coisa da qual tenho certeza, é de que eu não tenho fé! Mas, ao mesmo tempo, fiquei pensando na segunda parte da frase: “fé é a prova de que existem coisas que não podemos ver.”

Desde aquele dia fiquei pensando: Como a fé pode provar a existência de Deus? Então, de repente li o comentário de um estudo científico que me deixou extasiado: Dizia que recentes estudos neurocientíficos mostram que no cérebro humano existe uma pequena estrutura em forma de amêndoa chamada “amígdala”, onde se localiza a “experiência religiosa”. Então o cientista, Dr. Rwan Joseph, concluía: “a habilidade de ter experiências religiosas tem uma base neuroanatômica” . Sabe o que isto significa? Que a anatomia do cérebro humano foi criada com um espaço para o homem se relacionar com um ser superior, ou seja, um espaço que precisa ser preenchido por Deus! Ou seja, ter fé em Deus é uma necessidade fisiológica!

Para que?

E, pra que serve a fé?

Se o mundo é um edifício em chamas durante a noite, o qual precisa ser vencido para que vivamos, então “O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1João 5:4). Isto significa que, se eu consigo crer em Deus, posso vencer o incêndio! (1Pedro 1:9). Porque “Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Nosso mundo é hostil. Você se lembra das palavras daquele artigo: “…Gostaria de poder dividir com alguém as penúrias e as agruras dessa vida tão complicada. Quantas vezes não quis, eu, olhar para o alto e me sentir amparado pela mão do Senhor, quando me vi impotente diante de tantos perigos. Quanto temi pela vida de meus filhos, vindos e criados para desfrutarem a graça deste mundo, mas que, como todos nós, são vulneráveis à violência que nos acua e nos ameaça…”

Como poderíamos nos defender destes “dardos do mal” que a cada dia nos ameaçam?

“…embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno”(Efésios 6:16 – RA).

“Nos dias do Novo Testamento os dardos frequentemente eram feitos com estopa embebida em substância combustível e então acesos, de modo que os escudos de madeira necessitavam de uma cobertura de couro a fim de extinguir o fogo rapidamente. Paulo sabia que … esses dardos inflamados, a saber, as línguas dos homens que agem como flechas, as setas de impureza, egoísmo, dúvida, medo, desapontamento, que são planejadas pelo inimigo com o intuito de queimar e destruir. O apóstolo sabia que somente a dependência de FÉ em Deus podia debelar e anular o efeito de tais armas, sempre que fossem atiradas no cristão” (Francis Foulkes, Efésios – Introdução e Comentário – São Paulo: Editora Mundo Cristão, 1963, pág. 145).

O mundo é um edifício onde passamos a vida toda subindo, andar após andar, pensando que a felicidade vai estar sempre no piso de cima. O pior é que, quando chegamos ao último andar, o prédio começa a incendiar-se. O fogo também vem subindo andar por andar. O que fazer? Esperar que os bombeiros consigam apagar o fogo, antes que ele chegue? O melhor é esperar no último andar. O grande problema é que, quando o fogo chega, você não tem mais o que fazer.
Neste exato momento você precisa decidir: ficar e ser incendiado ou dar UM PULO NO ESCURO!

Pra dar um pulo no escuro, é preciso ter fé!

Como Conseguir

Mas, como conseguir fé? Faça de conta que você está no ponto de ônibus, de repente alguém que você não conhece chega correndo, ofegante, carregando uma mala, e a entrega a você dizendo: “Por favor, eu não posso explicar agora porque preciso correr, mas preciso que você fique segurando esta mala pra mim! Depois eu explico!

Quando a pessoa sai correndo novamente, você ficará segurando a mala?

É lógico que não!

Vamos mudar um pouco a história então: Tudo acontece do mesmo jeito, mas ao invés de ser alguém que você não conhece, é sua mãe quem vem correndo e entrega a mala antes de sair correndo de novo. E aí? Você segura a mala para a sua mãe?

É lógico que sim!

Por que? Simplesmente porque você a conhece! Ela é sua mãe! Vocês se conhecem desde que você nasceu! Você tem certeza do amor dela!
Assim também acontece com Deus e você. Quanto mais tempo você passar com Ele, quanto mais ouvir os conselhos dele, quanto mais conversar com Ele, mais terá fé. A fé vem por se ouvir a mensagem…, a palavra de Cristo (Romanos 10:17).

No ótimo livro Não Tenho Fé Suficiente Para Ser Ateu (Editora Vida), à página 20, os autores Norman Geisler e Frank Turek mencionam as “cinco perguntas mais importantes da vida”:

1. Origem: De onde viemos?
2. Identidade: Quem somos?
3. Propósito: Por que estamos aqui?
4. Moralidade: Como devemos viver?
5. Destino: Para onde vamos?

“As respostas a cada uma dessas perguntas dependem da existência de Deus”, afirmam os autores. “Se Deus não existe, então a conclusão é que a vida de alguém não significa nada. Uma vez que não existe um propósito duradouro para a vida, não existe uma maneira certa ou errada de viver. Não importa de que modo se vive ou naquilo em que se acredite, pois o destino de todos nós é o pó”. Mas se Deus existe, então “existe significado e propósito para a vida. Se existe um verdadeiro propósito para sua vida, então existe uma maneira certa e uma maneira errada de viver. As escolhas que fazemos hoje não apenas nos afetam aqui, mas também na eternidade.”

Pule!

E como a fé tem vários estágios, hoje você poderia dar o primeiro passo da fé. O que significaria simplesmente fé pra pular! Pra se lançar no desconhecido! A ousadia de aceitar pelo menos ouvir as respostas que Deus tem pra dar, coisa que você nunca fez, porque você nunca se aproximou o suficiente dEle.

Dê uma chance a si mesmo de apenas ouvir as explicações de Deus. Você não vai se queimar só por isto! Analise o que Está Escrito sobre FÉ .

Para se aproximar de Deus é preciso ter FÉ porque “sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hebreus 11:6). É através desta aproximação que nos tornamos “filhos de Deus”, e isto acontece “mediante a FÉ em Cristo Jesus” (Gálatas 3:26).

Deus é um Pai que teve seus filhos raptados ainda na maternidade e não reconhecem a sua paternidade. A Bíblia também ensina que, quando buscamos a Deus, procurando fazer a Sua vontade, a nossa FÉ aumenta. Você pode ver que… fé foi aperfeiçoada pelas obras (Tiago 2:22).

É por isto que é preciso experimentar. Se o primeiro estágio da fé chama-se “UM PULO NO ESCURO”, então o segundo e o terceiro são: “CAINDO NA GRAÇA” e “APRENDENDO A VOAR SEM ASAS”. O prazer deste último é o melhor! Mas para chegar no último estágio, tem que passar pelos dois que o antecedem.

Deus já caminhou muito tempo atrás de você por lugares distantes e sombrios. Só você e Ele sabem disso. Mas você também sabe que, mesmo nesses lugares, Ele não saiu do seu lado em nenhum instante. Nos momentos de maior rebeldia você ainda ouvia, lá no fundo, a voz do Senhor chamando pacientemente, como um pai amoroso. Ele ficou esperando tanto em seus momentos de descrença quanto nos instantes em que você achava que era mais sábio que Ele. Ficou aguardando quando você o substituiu por coisas e por outras pessoas. O que mais Ele vai precisar fazer? Vamos lá! Abandone suas tentativas frustradas de preencher o vazio do seu ser! Dê UM PULO NO ESCURO!

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u65933.shtml (24/11/2003)

Nando Reis, Jornal O Estado de São Paulo, Caderno de esportes, 29/09/05 .

Extraído da Meditação Matinal 2006 – Sobre a Rocha, pág. 22, Mark Finley.

Salvo indicação contrária, todas as passagens bíblicas neste estudo referem-se à Nova Versão Internacional – NVI.

ESTUDO PESSOAL:

01. O que é a fé? Jó 19:25-27, Heb. 11:1 (crer que Deus existe, mesmo sem vê-Lo. Acreditar que Ele pode nos ajudar em qualquer situação).

02. Que exemplo de fé encontramos no Antigo Testamento? Gênesis 22:1-19 (Abraão, entre outros. Ver Romanos 4:3, 9, 13, Tiago 2:23).

03. Quem teve fé a ponto de deixar Jesus admirado? Mateus 8:5-13 (um centurião. Centurião era um oficial que comandava cem pessoas do exército romano).

04. Para que a fé?

a) João 3:16 – para sermos salvos e desfrutarmos da vida eterna (ler 1 Pedro 1:9. A fé não compra a salvação. Ela é a “mão” que nos ajuda a pegar o presente que Deus nos dá)

b) Gál. 3:26 – para nos tornarmos filhos de Deus;

c) Tia. 1:6 – para termos nossas orações atendidas;

d) Tia. 5:15 – para recebermos uma cura (ver Mat. 15:28);

e) Efésios 6:16 – para nos protegermos das tentações de satanás;

f) 1 João 5:4 – para vencermos as coisas más que existem no mundo (ver Atos 14:22);

g) 1Tessalonicenses 1:3 – para prestarmos a Deus um serviço de qualidade;

h) 1 Tessalonicenses 1:8 – para testemunharmos do amor de Deus.

05. Por que ter fé?

a) Mat. 9:12 – porque temos uma doença chamada pecado. Por isso, precisamos da fé em Deus (ver Rom. 7:24 e 25);

b) Efésios 2:1-5 – porque é pela fé que nos beneficiamos da salvação;

c) Rom. 5:1 – porque através dela podemos ser beneficiados com o perdão de Deus (ler Rom. 8:1-2; Heb. 4:15 e 16);

d) Rom. 7:24-25 – porque a fé nos dá esperança.

06. O que fazer para conseguir fé?

a) Rom. 10:17 – ler e estudar a Bíblia diariamente (ver Deut. 17:19 e João 5:39);

b) 1Tessalonicenses 3:10 – orar constantemente;

c) Rom. 16:26 – obedecer a Deus. Além de ser evidência da verdadeira fé, as obras desenvolvem a confiança em Deus (ler Rom. 1:5 e Tia. 2:21 e 22).

d) Mar. 9:24 – pedir que Deus ajude a ter mais fé

07. O que a fé pode fazer em nosso interior? Atos 15:9 (purificar o nosso coração)

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Como Dirigir um Seminário de Apocalipse

O que é um Seminário de Apocalipse? É um estudo dirigido da Bíblia Sagrada, onde …

Bispos e padres se pronunciam contra a bênção a “casais” do mesmo sexo

Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) manifestaram perplexidade com as bênçãos …

10 Séries Completas em Vídeo

SÉRIE DE ESTUDOS BÍBLICOS   Veja todas as séries que você vai encontrar nesse arquivo …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×