O batismo de arrependimento ou, como também é conhecido, o batismo de João tem a ver apenas com o arrependimento, enquanto que o batismo de Jesus inclui o arrependimento, mas também o ato de unir-se a Cristo em Sua morte e ressurreição. A morte do velho homem e o novo nascimento, isto é o que deduzimos das declarações de Paulo em Atos 19:3-5.
Vejamos alguns pontos que mostram claramente a diferença entre o batismo de Jesus e o batismo de João Batista (arrependimento):
- João fora enviado para preparar o caminho do Senhor, pregando energicamente a mensagem do arrependimento e era natural que ele oferecesse uma cerimônia de lavagem dos pecados aos que atendiam a essa mensagem.
- Quando as pessoas se dirigiam, arrependidas, a João, confessando seus pecados ele as levava ao rio Jordão, e lá as batizava imergindo-as nas águas. Isto significava também que testemunhavam publicamente a decisão de aceitar a orientação de João, que era conduzí-las a Cristo. Atos 19:4. Era, portanto, distinto do batismo cristão, ordenado por Jesus em Mateus 28:19.
Que o batismo de João não era suficiente confirma-se pelo fato de Paulo ter rebatizado alguns que vieram a ele em Éfeso, os quais haviam sido batizados por João. Atos 19:5.
- O batismo de João era um chamado ao arrependimento, mas não um meio de transmitir graça espiritual. Assim o batismo com o qual Cristo batizava os crentes era batismo muito maior do que o de João.
Por Débora Christina Teixeira.
Fonte: Mais Relevante