051. Batismo de arrependimento, ou batismo de João

O batismo de arrependimento ou, como também é conhecido, o batismo de João tem a ver apenas com o arrependimento, enquanto que o batismo de Jesus inclui o arrependimento, mas também o ato de unir-se a Cristo em Sua morte e ressurreição. A morte do velho homem e o novo nascimento, isto é o que deduzimos das declarações de Paulo em Atos 19:3-5.

Vejamos alguns pontos que mostram claramente a diferença entre o batismo de Jesus e o batismo de João Batista (arrependimento):

  • João fora enviado para preparar o caminho do Senhor, pregando energicamente a mensagem do arrependimento e era natural que ele oferecesse uma cerimônia de lavagem dos pecados aos que atendiam a essa mensagem.

 

  • Quando as pessoas se dirigiam, arrependidas, a João, confessando seus pecados ele as levava ao rio Jordão, e lá as batizava imergindo-as nas águas. Isto significava também que testemunhavam publicamente a decisão de aceitar a orientação de João, que era conduzí-las a Cristo. Atos 19:4. Era, portanto, distinto do batismo cristão, ordenado por Jesus em Mateus 28:19.

 

Que o batismo de João não era suficiente confirma-se pelo fato de Paulo ter rebatizado alguns que vieram a ele em Éfeso, os quais haviam sido batizados por João. Atos 19:5.

  • O batismo de João era um chamado ao arrependimento, mas não um meio de transmitir graça espiritual. Assim o batismo com o qual Cristo batizava os crentes era batismo muito maior do que o de João.

 

 

Por Débora Christina Teixeira.

 

Fonte: Mais Relevante

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

127. – 10 Passos para deixar sua esposa mais feliz

COMO DEIXAR SUA ESPOSA MAIS FELIZ E MELHORAR O CASAMENTO Um homem só  é completo …

126. O que é um “pecado para morte” mencionado em I João 5:16 e 17?

Vejamos o contexto do que João está escrevendo. No capítulo 5, versos 14 e 15, …

125. Como entender as curas de Jesus no dia de Sábado?

Muita dúvida tem sido suscitada quanto ao Sábado como dia de descanso. Como entender as …

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×
%d blogueiros gostam disto: