Caros leitores, tendo em vista que amanhã, dia 2 de outubro, é a festa católica do Dia dos Anjos da Guarda, é um bom evento para mais uma vez nos lembrarmos do nosso diferencial como adventistas também na angeologia, o estudo dos anjos: Jesus é o “Anjo do Senhor”, o tal do Arcanjo Miguel.
MIGUEL SERIA CRISTO?
ARCANJO
CARACTERÍSTICAS
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.” (Dn. 10:13)
O anjo que não é identificado por nome confrontou “o príncipe do reino da Pérsia”, mas este o resistiu por 21 dias. Foi preciso que Miguel, o Arcanjo, viesse para ajudá-lo, pois somente este tinha o poder para fazer isso. O “príncipe do reino da Pérsia” simbolicamente é Satanás. Em vários textos Satanás é identificado como reinando sobre os reis ou governantes da terra (Lc. 4:5-6; Jo. 12:31; 14:30).
Vemos assim que Miguel sempre teve uma luta com Satanás. E somente Jesus é quem tem a tarefa de destruí-lo (Tito 1:2).
Outra evidência é o que o Dn. 2:1 declara:
“Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.”
Note que quando Miguel se levantar, haverá um tempo como nunca houve antes. Veja o que Jesus respondeu quando os Apóstolos pediram um sinal sobre esse tempo:
“E estando Ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a Ele os Seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo.” (Mt. 24:3)
Repare no que disse Jesus:
“Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” (Mt. 24:21)
Tanto na vinda de Miguel quanto na vinda de Jesus vai haver uma grande angústia e aflição como nunca houve antes.
A vinda de Miguel está relacionada com a ressurreição, como diz Dn. 2:2:
“E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.”
Como todo mundo sabe, a vinda de Jesus também está relacionado com a ressurreição:
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” (Jo. 5:28-29 – ver 1Ts. 4:16)
“Porque o Senhor mesmo descerá do céu… e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1Ts. 4:16)
Outra evidência é que tanto Miguel quanto Jesus recebem o título de “Príncipe”. Em Dn. 12:1 chama Miguel de “o Grande Príncipe” que está “a favor dos filhos do teu povo”. At. 5:31 declara que Deus elevou a Jesus “a Príncipe e Salvador”, para estar a favor dos Seus filhos, dando “o arrependimento e a remissão dos pecados.” Em Hb. 2:10 Cristo é chamado de “o príncipe da salvação deles”. Em Dn. 10:21, lemos “Miguel, vosso Príncipe”. Em At. 23:5, “o príncipe do teu povo” é a descrição para Jesus. Ele também é descrito como “o Príncipe” em Ap. 1:5, e em At. 3:15 é chamado de “o Príncipe da Vida”.
Voltando ao verso de Dn. 12:1, declara-se que “naquele tempo” quando Miguel vier estar presente, todo aquele que se achar inscrito no livro da vida irá viver. (Ap. 13:8; 21:27 fala do “livro da vida do Cordeiro”). Bem como ocorrerá a Miguel, isso ocorrerá na vinda de Jesus:
“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai…” (Ap. 3:5)
Sabemos que somente Deus merece adoração (Mt. 4:10). Um anjo recusa adoração, como fez o anjo Gabriel:
“E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” (Ap. 19:10)
Miguel recebe adoração:
“Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou” (Js. 5:14)
Miguel é descrito como tendo seus próprios anjos (Ap. 12:7). Jesus também é descrito da mesma maneira (Mt. 24:30-31).
Se Jesus é superior a um Arcanjo, então a Bíblia nunca iria se referir a ele como Arcanjo. Será que a Bíblia faz isso?
“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1Ts. 4:16)
Está muito evidente que tanto o “grande brado” quanto a “voz de arcanjo” são atributos pertencentes a Jesus Cristo, “o Senhor mesmo”.
Portanto, nossa posição na angeologia como adventistas é o diferencial de que “Miguel” nada mais é do que um nome messiânico para designar a pessoa de Jesus. Apenas um dos vários títulos que Ele recebe na Bíblia, no Antigo Testamento. E essa posição em nada influencia a compreensão da natureza de Cristo.