“E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mateus 24:12
Vivemos tempos em que a injustiça, a maldade e a frieza estão em toda parte. A dor do outro virou paisagem. A violência virou estatística. A compaixão virou exceção.
E, muitas vezes, até dentro da igreja, há cristãos que, mesmo com a Bíblia na mão e louvor nos lábios, estão com o coração gelado. Indiferentes. Paralisados.
Mas como isso acontece?
Deus nos criou com um coração capaz de sentir — sentir a dor do outro, se comover, se levantar para agir. Mas quando, dia após dia, ignoramos o que está errado à nossa volta, o coração vai se tornando duro, frio, indiferente.
- Começamos dizendo: “Não é comigo.”
- Depois pensamos: “ Fez o que não devia, agora paga as consequências” ou “Eles merecem o que estão passando.”
- E, com o tempo, nem sentimos mais.
O Espírito de Deus sempre nos impulsiona à ação de amor. Ele sussurra: “Ajude. Ore. Fale. Defenda. Abrace.” Afinal, somos todos Debora. Mas quando o crente resiste constantemente a esse impulso, o coração vai ficando surdo à voz de Deus.
A pessoa continua “ativa na fé”, mas desligada da compaixão. Fica religiosa, mas não relacional. Santa na aparência, seca por dentro. Esse é um dos sintomas mais tristes da apatia espiritual: Vê a dor, mas não reage. Como no caso do sacerdote e do levita na parábola do bom samaritano ( Lucas 10), que viram o homem ferido e passaram de largo.Não tenho nada a ver com isso. Quem mandou ele andar por essa estrada perigosa a noite e sozinho?
Esses são os religiosos que até oram, cantam, pregam… mas não se comovem mais com a dor real das pessoas. O maior risco de viver em um mundo injusto é se acostumar com ele. Quando isso acontece, o cristão perde o brilho, a compaixão e a capacidade de lutar pelo que é certo.
Somos todos Debora, porque somos todos pecadores, carentes do Seu amor Jesus, por isso, não permitas que meu coração esfrie. Não me deixes acostumar com a dor, nem me calar diante da injustiça. Renova em mim a chama do Teu amor. Que eu seja sensível à Tua voz, e que meu coração seja quebrantado e transfomado diariamente com o poder do Santo Espirito.
“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8
Descubra mais sobre Weleson Fernandes
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.