Quando o amor esfria é quando não somos a Debora

“E por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.”  Mateus 24:12

 

Vivemos tempos em que a injustiça, a maldade e a frieza estão em toda parte. A dor do outro virou paisagem. A violência virou estatística. A compaixão virou exceção.

E, muitas vezes, até dentro da igreja, há cristãos que, mesmo com a Bíblia na mão e louvor nos lábios, estão com o coração gelado. Indiferentes. Paralisados.

Mas como isso acontece?

Deus nos criou com um coração capaz de sentir — sentir a dor do outro, se comover, se levantar para agir. Mas quando, dia após dia, ignoramos o que está errado à nossa volta, o coração vai se tornando duro, frio, indiferente.

 

  • Começamos dizendo: “Não é comigo.”
  • Depois pensamos: “ Fez o que não devia, agora paga as consequências” ou “Eles merecem o que estão passando.”
  • E, com o tempo, nem sentimos mais.

 

O Espírito de Deus sempre nos impulsiona à ação de amor. Ele sussurra: “Ajude. Ore. Fale. Defenda. Abrace.”  Afinal, somos todos Debora. Mas quando o crente resiste constantemente a esse impulso, o coração vai ficando surdo à voz de Deus.

 

A pessoa continua “ativa na fé”, mas desligada da compaixão. Fica religiosa, mas não relacional. Santa na aparência, seca por dentro. Esse é um dos sintomas mais tristes da apatia espiritual: Vê a dor, mas não reage. Como no caso do sacerdote e do levita na parábola do bom samaritano ( Lucas 10), que viram o homem ferido e passaram de largo.Não tenho nada a ver com isso. Quem mandou ele andar por essa estrada perigosa a noite e sozinho?

 

Esses são os religiosos que até oram, cantam, pregam… mas não se comovem mais com a dor real das pessoas. O maior risco de viver em um mundo injusto é se acostumar com ele. Quando isso acontece, o cristão perde o brilho, a compaixão e a capacidade de lutar pelo que é certo.        

                                                                   

Somos todos Debora, porque somos todos pecadores, carentes do Seu amor Jesus, por isso, não permitas que meu coração esfrie. Não me deixes acostumar com a dor, nem me calar diante da injustiça. Renova em mim a chama do Teu amor. Que eu seja sensível à Tua voz, e que meu coração seja quebrantado e transfomado diariamente com o poder do Santo Espirito.

 

 

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” 1 Timóteo 5:8

 

 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Apóstolo Paulo combatendo os críticos de Corintios

Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou …

Que é Música Sacra?

“Há diferentes opiniões a respeito do que seja música sacra. Tradicionalmente entende-se por música que …

Dança e Adoração Extravagante 

No início de janeiro [de 2012], vi no Youtube um culto da “virada de ano”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×