2 Sermões em PDF para o Dia das Mães

Quem criou o Dia das Mães?

Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante antiga. Na Grécia, havia uma festa em honra a Réia, mãe dos deuses. Já os romanos faziam uma grande festa no início de março chamada Matronalia.

Na Idade Média, os ingleses celebravam o Mothering Day. As pessoas mais pobres moravam na casa de seus patrões e ficavam longe de suas casas. Por isso, nesse dia, eles tinham o direito de ir até os seus lares e ficar junto de suas mães.

Mas a data como conhecemos hoje é uma criação moderna. Uma jovem professora americana, Anna M. Jarvis (1864-1948), perdeu sua mãe em 1905 e entrou em completa depressão. Preocupadas com tanto sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa. 

 

Mas Anna queria que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Passou a escrever longas cartas a políticos, empresários, comerciantes e religiosos, sugerindo a criação de um dia em homenagem às mães. Foi um trabalho de muita persistência.

 

Em 1908, algumas igrejas de sua cidade, Grafton (Virgínia), e da Filadélfia, onde ela também já tinha morado, escolheram a data de 10 de maio – um dia depois da data de aniversário da morte da senhora Jarvis – para lembrar das mães. Em 1910, a Virgínia foi o primeiro Estado a festejar oficialmente o Dia das Mães. No ano seguinte, quase todos os Estados americanos seguiram a idéia. Finalmente, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: o segundo domingo de maio.

Anna criou também um símbolo em homenagem às mães: o cravo. O vermelho seria para presentear a mãe viva e o branco, para a morta. Anna foi presa por perturbação da ordem, ao invadir uma convenção da Associação das Mães de Veteranos de Guerra, acusando-a de vender cravo com fins lucrativos. Ao sair da cadeia, Anna declarou que estava arrependida de ter criado o Dia das Mães.

A ORIGEM DO DIA DAS MÃES

Dentre as grandes datas recordativas de nobres vultos e feitos heróicos, uma a todas sobreleva pelo seu profundo significado: é o “Dia das Mães”.

Neste dia, tão cheio de gratas evocações e doces reminiscências, a humanidade cristã põe de parte os afazeres costumeiros para tributar sincera oblação ao ente querido que nos deu o ser.

Muita justiça e mérito há nessa homenagem. Se a gratidão fenecesse em todo coração humano, quão árida e escabrosa seria a senda do existir!

A abnegação materna desperta em nós o reconhecimento, o respeito, e nos leva a admirar o grande amor de Deus por nós, suas criaturas. Bendita e luminosa idéia a daquela jovem que com sua nobre iniciativa nos legou o “Dia das Mães”!

Remontemos por alguns instantes à origem dessa solenidade.

A comemoração do Dia das mães teve origem nos Estados Unidos, em 1907, quando Ana Jarvis, de uma pequena cidade de West Virgínia, resolveu comemorar o primeiro aniversário da morte de sua mãe. Isso foi no mês de maio. Continuou fazendo o mesmo nos anos seguintes, e a população da cidade foi imitando o costume.

Sugeriram às autoridades que estabelecessem uma data especial para se comemorar o Dia das Mães em todo o território americano. Assim, em 1914, o presidente americano Thomas W. Wilson oficializou o Dia das Mães no segundo domingo de maio.

Em maio de 1918, pela primeira vez no Brasil, a Associação Cristã de Moços festejou em Porto Alegre o Dia das Mães. A data continuou a ser comemorada em vários lugares do Brasil, até que, em 1932, o presidente Getúlio Vargas baixou um decreto-lei determinando a comemoração oficial do Dia das Mães em nosso país no segundo domingo de maio. Hoje, a data é comemorada em todo o mundo cristão.

Em 1947, a Igreja católica adotou a mesma data como Dia das Mães.

No Dia das Mães, querido leitor, vamos orar ao Senhor para que as cubra de ricas e copiosas bênçãos do alto, para que a graça divina a acompanhe, ao cumprir sua nobre missão, a missão de formar caráteres!

 

Em 365 dias, mães, mereçam um dia festivo.

Baixar Pregação PDF dia das Mães

Baixe aqui duas pregações completas para o dia das mães em PDF para usar em sua igreja nesse dia especial.

Sermão 1 – O valor de uma Mãe

 

Baixar

 

Sermão 2 –  Isaías 49:15,16

 

Baixar

 

 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

8- A única resposta a violência – Intervenção

A. DEUS ESTÁ DISPOSTO A INTERVIR, EM MEIO À VIOLÊNCIA 1. Quando a violência propagou-se …

7- Ninguém merece sofrer a violência sexual de hoje

A. Os atos de violência e abuso sexual de nossos tempos aumentaram de maneira alarmante, …

6- A História de Maria: Estudo deste caso

(Apresente esta ilustração de forma prática) A. OBJETIVO – O objetivo desta apresentação é ajudar …

Deixe uma resposta