023 – Um Plano Maravilhoso

ASSUNTO:  Salvação.

OBJETIVO: Tornar a salvação uma certeza para os cristãos.

TESE: A salvação é para o pecador.

TEXTO: Efésios 2:8. 

INTRODUÇÃO:

Alguns perguntam: O que é salvação? Poderíamos dizer que é um extraordinário milagre de Deus. 

 

Salvação é mais que arrependimento do pecado, é mais que uma confissão de fé, é mais que ser um membro de uma igreja. Da mesma forma que as conseqüências do pecado foram universais, a salvação também é de âmbito universal.

 

I– PLANO DA SALVAÇÃO.

A Palavra de Deus mostra claramente que todos pecaram. Inúmeras pessoas não podem se salvar porque não querem reconhecer que são pecadoras e muito menos querem considerar-se perdidas. Se o homem não reconhecer que é pecador, Jesus não poderá salvá-lo, pois Ele veio salvar pecadores.

 

1- Todos precisam de um Salvador porque todos pecaram.

 

Romanos 3:23 “Todos pecaram…”.

 

2- O homem não pode salvar a si mesmo.

 

A Bíblia afirma em Tito 3:5 e em Efésios 2:8 e 9, que somos salvos pela misericórdia de Deus e não por obras e méritos próprios. Pois em Isaías 64:6 diz que “todos os nossas obras de justiça são como trapos de imundícia”.

3- Deus providenciou a nossa salvação.

 

Deus deu Seu Bendito Filho para salvar o pecador (João 3:16). Por ocasião de Sua morte, Ele levou sobre Si nossos pecados (I Pedro 2:24).

II– ASSEGURANDO A SALVAÇÃO.

 O homem reconhecer que é pecador.

O primeiro passo para a salvação é o homem reconhecer que é um pecador. Esse passo é efetuado pelo próprio Espírito Santo, ao ouvir o pecador a mensagem. Esse reconhecimento é acompanhado de profunda tristeza por ter a pessoa vivido em pecado até o momento (II Coríntios 7:10).

 

2- Confiar em Jesus como seu Salvador.

 

Este é o segundo passo. “Crer”, no sentido bíblico é confiar de modo absoluto, apoiando-se ou descansando plenamente sobre aquilo em que crê. Este segundo passo inclui em si o arrependimento. O pecador ao sentir tristeza pelo pecado, é ajudado pelo Espírito Santo, decide mudar de vida, deixar o pecado e voltar para Deus.

 Confessar que Cristo é seu Salvador.

Confessar é declarar publicamente que a pessoa aceitou o Salvador. Após crer com o coração (Romanos 10:10), é preciso confessar e declarar que agora é crente. Nesse momento o pecador confessa também a Deus os pecados, decidindo lutar para abandoná-los, e recebe o perdão (I João 1:9).

CONCLUSÃO:

Muitas pessoas não entendem porque as Escrituras falam tanto em sacrifícios. O derramamento de sangue tão enfatizado na Bíblia para expiar o pecado, tão-somente evidencia a malignidade deste e que seu salário é a morte. Os sacrifícios do AT eram imperfeitos e não poderiam expiar de vez o pecado, mas o Cordeiro de Deus – O Senhor Jesus Cristo, com Seu sacrifício no Calvário, resolveu para sempre o problema do pecado.

APELO:

Só o perdão pelo sangue de Jesus pode estabelecer a comunhão com Deus. O homem não é pecador porque peca; ele peca porque é pecador. O homem foi criado para temer a Deus, adorá-Lo e glorificá-Lo, mas quando peca, deixa de fazer isso. Busquemos ao Senhor para que Ele opere a Sua salvação em nós. 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

082 – O Banquete Divino

ASSUNTO: Salvação. OBJETIVO: Mostrar que a salvação é dada a todos. TEXTO: Luc. 4:15-23. TESE: …

081 – Quatro Passos de uma Decisão

ASSUNTO: Decisão. OBJETIVO: Compreensão dos nossos passos segundo Isaías 55:1-8. TEXTO: Isa 55:1-8. TESE: Cristo …

080 – Siga o Mestre

ASSUNTO: Discipulado. OBJETIVO: As bênçãos de Jesus aos seus seguidores.   TEXTO: João 10:27, 28. …

Deixe uma resposta