027 – As Três Divisões Causadas por Satanás

ASSUNTO: A causa do pecado.

OBJETIVO: Mostrar como Satanás nos separa de Deus, do próximo e da vida.

TEXTO: Romanos 3:23.

TESE: O pecado causa a separação nossa de Deus a fonte da vida, e do nosso próximo.

 

INTRODUÇÃO:

 

É evidente que nós cristãos lutamos para não pecar contra Deus. Mas, todavia, apesar dessa luta que temos, aqui e alí nos sobrevem uma terrível tempesdade e escorregamos. Quando isso acontece, e nós pecamos contra Deus, nós nos separamos de três coisas essenciais para nossa vida. Vejamos qual a primeira.

 

I. SEPARAÇÃO DE DEUS (Gêneses 3:8).

 Saul pecou e se separou de Deus. (I Samuel 15:11)

Já dizia Henry Van Dyke: “Um homem sem um país é um exilado no mundo, um homem sem Deus é um órfão na eternidade.”

ILUSTRAÇÃO:

a) Durante milênios, uma pedra permaneceu no leito de um riacho no Estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, sem ser tocada por mãos humanas. Certo dia, um homem ergueu a pedra, viu que seu peso era fora do comum e decidiu usá-la como retentor de porta em sua casa. Ali ficou durante anos. Um dia, um geólogo passou por aquele caminho e percebeu a pedra. Seus olhos experientes reconheceram nela uma pepita de ouro – o maior volume de ouro nativo encontrado a leste das Montanhas Rochosas. 

 

b) Uma antiga tradição rabínica diz que, quando foi construído o templo de Salomão, as pedras maciças para as paredes e os alicerces foram cortadas da rocha viva e modeladas na própria pedreira, sendo depois transportadas para o monte onde se erguia o templo. De acordo com a história, uma pedra de tamanho incomum foi levada para o local, mas os construtores não encontraram o lugar certo para colocá-la, de modo que ficou de lado, sem uso. Enquanto continuavam o trabalho no alicerce, aquela pedra parecia estar sempre no caminho deles. Durante longo tempo permaneceu negligenciada e até rejeitada. Então, um dia, os construtores chegaram ao local onde devia ser colocada a pedra angular. Para poder suportar o tremendo peso do templo, a pedra precisava ter tamanho e resistência enormes. Tentaram colocar várias pedras, mas nenhuma era apropriada. Por fim, a atenção deles foi chamada para a pedra rejeitada fazia tanto tempo. Exposta às intempéries durante aqueles anos todos, ela não revelava nenhum defeito ou rachadura e, quando colocada no devido ângulo, encaixou-se perfeitamente.

Da mesma forma, quando pecamos, infelizmente nós rejeitamos Deus e nos separamos dEle.

II. NOS SEPARAMOS DO PRÓXIMO (Gêneses 3:12).

O homem sempre esta matando o seu próximo. (Êxodo 2:12)

O homem sempre quer colocar a culpa em seu próximo.

 

COMENTÁRIO: 

Começaram  então a ver o verdadeiro caráter de seu pecado. Adão censurou a companheira pela sua insensatez ao sair de seu lado, e deixar-se enganar pela serpente.

III. DEIXAMOS DE VIVER PLENAMENTE (Gênesis 3:19).

O homem foi criado para ter vida e vida em abundancia. (João 10:10)

 

ILUSTRAÇÃO:

Certo jovem valoroso na igreja, fazia parte da diretoria jovem, cantava no coral da igreja, dava bons exemplos e testemunhos, era um ótimo cristão e valoroso homem. Um dia, ele ficou entusiasmado pela vida mundana que o mundo poderia lhe oferecer. Decidiu abandonar o coral, a diretoria jovem, foi disciplinado e por fim foi removido do Livro da igreja. Viveu uma vida promíscua com muita liberdade e sem responsabilidades. Passado dois anos com nesta “vida”, ficou sabendo que havia contraído o vírus da AIDS. Somente aí, quando sua vida já estava pela metade, foi que ele decidiu buscar a Deus novamente.

Por que é que nós só buscamos a Deus quando nossa vida está em perigo?

CONCLUSÃO:

Nós quando pecamos, entristecemos a Deus. E quando isso ocorre, nos separamos primeiramente dEle, depois do nosso próximo e se persistimos no pecado, Deus nos separará definitivamente da vida que possuímos.

APELO:

Que cada um de nós aqui presentes, sempre possamos levar em consideração estas três separações que ocorrem na vida de todo ser humano. Vamos refletir e lutar para abandonar os pecados ocultos que ainda persistem em existir em nosso coração. Faça um voto hoje e decida começar uma nova vida santa e pura do lado do Todo Poderoso.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

082 – O Banquete Divino

ASSUNTO: Salvação. OBJETIVO: Mostrar que a salvação é dada a todos. TEXTO: Luc. 4:15-23. TESE: …

081 – Quatro Passos de uma Decisão

ASSUNTO: Decisão. OBJETIVO: Compreensão dos nossos passos segundo Isaías 55:1-8. TEXTO: Isa 55:1-8. TESE: Cristo …

080 – Siga o Mestre

ASSUNTO: Discipulado. OBJETIVO: As bênçãos de Jesus aos seus seguidores.   TEXTO: João 10:27, 28. …

Deixe uma resposta