031 – Os Frutos do Reino de Deus

ASSUNTO: A obra de Deus na terra.

OBJETIVO: Promover o interesse para o trabalho missionário.

 

TEXTO: Marcos 4:26-29.

TESE: Deus deseja que todos trabalhem em prol do crescimento do Seu reino na terra.

INTRODUÇÃO:

 

Aqueles que tem uma certa experiência com plantações, sabe que é necessário haver o plantio, depois o cuidado para o crescimento e logo após de toda a conservação, chega o dia da grande colheita. Jesus nos ilustrou tudo isso para nós no Evangelho de Marcos. Abramos a Bíblia.

 

I. A PLANTAÇÃO NO REINO DE DEUS (vss. 26-27).

Cristo o Semeador. (Mateus 13:26)

A boa semente. (Mateus 13:38)

II. O CRESCIMENTO NO REINO DE DEUS (v. 28).

1- Deus quer o crescimento. (Levíticos 26:9)

ILUSTRAÇÃO: 

John Wesley viajou a cavalo cerca de 250 mil milhas, uma média de 20 milhas por dia, durante 40 anos; pregou 40 mil sermões; publicou 400 livros; conhecia 10 idiomas. Aos 83 anos, costumava ficar aborrecido quando não escrevia mais de 15 horas por dia, pela ardência que acometia em seus olhos, e aos 86 anos, ficava decepcionado quando não podia pregar mais que duas vezes ao dia. Quão bom seria se todo o cristão tivesse  a disposição de crescer como John Wesley.

2- Deus dá o crescimento. (Colossenses 2:19)

III. A COLHEITA NO REINO DE DEUS (v. 29).

 Os campos estão maduros. João 4:35.

ILUSTRAÇÃO: 

Thomas Johannes Bach, estudante de Engenharia, caminhava por uma rua de Copenhague certo dia, quando um juvenil se aproximou dele com um folheto na mão.
- Aceita este folhetinho? – perguntou o menino. – Ele tem uma mensagem para o senhor.
Olhando para o folheto, Thomas viu que era religioso. Não estava interessado e não gostou de ter sido parado na rua por causa de um folheto.
- Por que você incomoda as pessoas com a sua religião? – quis saber ele. – Sou perfeitamente capaz de tomar conta de mim mesmo.

Como o rapazinho continuasse com a mão estendida, Thomas pegou o folheto de modo grosseiro, rasgou-o e colocou-o no bolso. O garoto virou-se e foi embora muito triste. Mas Thomas não conseguiu tirar os olhos do menino.


Dirigindo-se ao vão de uma porta, o juvenil curvou a cabeça e orou silenciosamente. Thomas observava e percebeu que lágrimas corriam pela face do menino. O coração de Thomas foi tocado. Ali estava alguém que se importara tanto com sua alma, a ponto de oferecer-lhe um folheto, e ele o havia rejeitado. A partir daquele momento, a vida de Thomas tomou um rumo diferente. Em vez de tornar-se engenheiro, tornou-se missionário na América do Sul.


Alguns, lendo acerca do método que o juvenil usou para testemunhar, podem acusá-lo de “impor” sua religião aos outros, e talvez ele o estivesse fazendo. Alguns podem concluir que as lágrimas dele provinham de sentimentos feridos, e não de preocupação pela alma de Thomas – e podem estar certos! Mas outros ainda podem ver nas lágrimas do rapazinho um interesse genuíno pelas almas, como se estivesse clamando: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos” 

(Jer. 8:20) – e talvez estejam certos! Por que não dar ao garoto o benefício da dúvida?
Testemunhar por Cristo deve ser feito de modo cativante e inofensivo; as lágrimas derramadas devem provir de preocupação pelas almas e não de sentimentos feridos. Mas quem pode contestar o fato de que o Espírito Santo usou o testemunho do menino para ganhar uma alma para Cristo?  Estamos nós fazendo a mesma coisa por Ele?

Não posso deixar de crer que no grande dia da colheita, no fim do mundo (ver S. Mat. 13:39), aquele rapazinho virá com regozijo, trazendo seu “feixe” de almas!

 Frutos para a vida eterna. (João 4:36)

CONCLUSÃO:

Todos aqui, somos fortes candidatos ao Reino de Deus. Porém devemos plantar e investir no Reino de Deus para que haja um crescimento e quando todos já estiverem prontos, preparados e maduros, possa haver uma bela colheita.

APELO:

Quer você, meu irmão, minha irmã, se preparar espiritualmente para esta plantação e colheita da Palavra de Deus. Então, por favor, ajoelhe-se e ore e peça a Deus capacitação dos altos céus para ser um bom plantador para o Reino de Deus.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

082 – O Banquete Divino

ASSUNTO: Salvação. OBJETIVO: Mostrar que a salvação é dada a todos. TEXTO: Luc. 4:15-23. TESE: …

081 – Quatro Passos de uma Decisão

ASSUNTO: Decisão. OBJETIVO: Compreensão dos nossos passos segundo Isaías 55:1-8. TEXTO: Isa 55:1-8. TESE: Cristo …

080 – Siga o Mestre

ASSUNTO: Discipulado. OBJETIVO: As bênçãos de Jesus aos seus seguidores.   TEXTO: João 10:27, 28. …

Deixe uma resposta