083 – O Pedido de Deus

ASSUNTO: Obediência a Deus.

OBJETIVO: Mostrar a igreja o que Deus espera de nós.

TEXTO: Miquéias 6:8.

 

TESE: Deus pede que cumpramos a Sua vontade.

 

INTRODUÇÃO:

Muitas pessoas andam perdidas. Às vezes perdidas dentro da igreja porque não sabem a vontade de Deus para suas vidas. A Bíblia diz no Salmo 119:105 que “lâmpada para meus pés e luz para os meus caminhos é a tua palavra”. 

 

Com base nessa afirmação poderemos através da Palavra de Deus descobrir o que ele pede de nós; e também sabemos onde começar e por onde continuar trilhando o caminho. Saberemos através do livro do profeta Miquéias pelo menos três coisas que Deus espera de nós: Que pratiquemos a justiça amemos a misericórdia; e andemos humildemente com Ele. A seguir analisaremos a cada petição e tentaremos aplicar as nossas vidas hoje.

 

I. PRATICAR A JUSTIÇA.

Que Miquéias poderia estar querendo dizer quando proferiu essas palavras: “que pratiques essa justiça”? Há pelo menos duas aplicações:

1- A palavra usada pelo profeta é Mishpat, que quer dizer ordenança, costume, maneira, justiça. E nesta realidade Mishpat designa uma determinação legal; as determinações individuais da lei mosaica são Mishpat (Dt. 33:10 e 21). Além disso no Salmo 119, conhecidos de todos, por exaltar a excelência da lei divina, Mishpat aparece dezesseis vezes. Portanto uma das aplicações para praticar a justiça em Miquéias 6:8 também pode ser; observados os estatutos e ordenanças de Deus. Mas além dessa a uma Segunda e muito apropriada aplicação.

2- Retidão arraigada do caráter de Deus. Mishpat também pode ser aplicada como retidão de caráter inabalável. Este tipo de justiça é basicamente um atributo de Deus toda a justiça verdadeira tem sua fonte no próprio Deus. E Deus ama a justiça.

Justiça como honestidade. Contexto da passagem. O que estava acontecendo na época: Mq. 6:10-12 desonestidade, roubo, balanças falsos, comerciantes falsos e pesos adulterados, enriquecimento por meio da violência, mentira, esqueceram de dizer a verdade. E Deus agora semelhante a I Sm. 15:22 diz: que não tem prazer em sacrifícios pois é melhor obedecer (praticar a justiça) do que sacrificar. E é esta a primeira coisa que Deus pede hoje. Semelhante o que estava ocorrendo de errado com Israel pode estar ocorrendo conosco hoje. 

APLICAÇÃO: 

A desonestidade, roubo, balanças falsos, comerciantes falsos e pesos adulterados, enriquecimento por meio da violência, mentira, esqueceram de dizer a verdade.

II. AMAR A MISERICÓRDIA.

Bondade, bondade amorosa é o mesmo amor que Deus tem por seu povo, que está escrito em Jr. 31:3 “com amor eterno te amei e com benignidade te atraí”. É esta medida que devemos amar a misericórdia. Contexto histórico da palavra bondade, misericórdia. Os Hasidin, piedosos, fariseus que derivaram dessa palavra depois que Antíoco Epifâneo tentou helenizar a cultura deles em 167 a.C.. Portanto os fariseus surgiram de um bom motivo, só que o legalismo e o extremismo os estragou, e eles deixaram de amar a misericórdia para amar uma religião fria e legalista. Então devemos ser bondosos e piedosos mas evitarmos o extremismo do legalismo. Neste dois primeiros pontos Deus une a justiça com a misericórdia em um evento.

ILUSTRAÇÃO:

Certo juiz conhecido por sua retidão e justiça encontrou-se em uma situação difícil, tinha que julgar a própria esposa que a amava muito, mas pelo que fizera tinha que ser condenada a morte. O julgamento foi longo as provas evidentes e as testemunhas de acusação incontestáveis, fitando os olhos em sua amada, o juiz ergue-se e de maneira firme e resoluta com lágrimas proferiu: – Declaro a ré culpada e a sentencio a pena máxima, a pena de morte. Espanto geral, logo substituído por outro ainda maior, quando ele despindo-se de sua toga e colocando-se ao lado de sua esposa declara: E eu determino que eu morra em seu lugar.

APLICAÇÃO: 

Na cruz Cristo praticou a justiça e amou a misericórdia. Por fim Deus nos pede uma última coisa: 

III. ANDAR HUMILDEMENTE COM DEUS.

1- Ser modesto e ser humilde, Tsana. Ocorre uma vez no Hifil. Esta é uma forma hebraica que espessa uma ação causativa que envolve uma terceira pessoa um agente externo é envolvido; por exemplo em Gn. 1:7 Deus faz a separação das águas, Ele causou a separação das águas. Portanto andar humildemente com Deus quer dizer que Deus causa a humildade ao andarmos com Ele. Ele disse a Abraão “anda comigo e se perfeito”. O ato de andarmos com Deus é que causa alguma qualidade em nós, no caso a humildade. Como andar com Deus? Agentes que levam a caminhada com Deus (Bíblia, oração e testemunho). Hoje podemos andar com Deus assim para nos tornarmos humildes. Enoque andou com Deus, e o texto expressa uma idéia de um andar contínuo. 

ILUSTRAÇÃO:

Lecionava numa famosa universidade um velho professor alemão. Sua vida impoluta era admirada por seus alunos um dia depois de terem vasculhado toda a vida do professor, eles reuniram-se para tentar descobri o segredo de uma vida vitoriosa. Combinaram que dois estudantes ficariam escondidos na casa do professor. Tarde da noite tirou o paletó sentou-se e começou a ler a Bíblia, depois ergueu-se e orou em voz audível “querido Jesus, tu e eu ainda continuamos amigos. Amém!” Ele andava com Deus, e esse era o segredo.

CONCLUSÃO:

Portanto Deus pede que: 1) Tenhamos a retidão arraigada de seu caráter; 2) Que amemos a misericórdia, bondade a mesma que Ele tem por nós; 3) Que andemos humildemente com Ele assim como Enoque, Abraão e o professor da faculdade e muitos outros andaram.

APELO:

Pode ser que haja alguém aqui hoje que não tenha andado assim por algum, mas que a partir de hoje deseja fazer o que Deus pede, e Deus espera que você tome essa decisão agora, não deixe para depois.

Pra você que se sente culpado por algum motivo o livro de Mq. 7:19 termina dizendo: “…e atirarei todos os vossos pecados nas profundezas do mar e esquecerei deles para sempre…” (NVI). Deseja receber de graça essa benção em sua vida?, e então passar pelo poder de Deus a fazer o que Ele pede de ti? Oremos.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

081 – Quatro Passos de uma Decisão

ASSUNTO: Decisão. OBJETIVO: Compreensão dos nossos passos segundo Isaías 55:1-8. TEXTO: Isa 55:1-8. TESE: Cristo …

080 – Siga o Mestre

ASSUNTO: Discipulado. OBJETIVO: As bênçãos de Jesus aos seus seguidores.   TEXTO: João 10:27, 28. …

079 – Ligados com Jesus

ASSUNTO: Dependência de Cristo. OBJETIVO: Conhecermos os resultados da permanência ou não em Cristo. TEXTO: …

Deixe uma resposta