089 – Quem não é, Não Faz

ASSUNTO: Missiologia.

OBJETIVO: Mostrar que deve haver um equilíbrio entre a missão centrípeta e a centrífuga.

TEXTO: Dt. 4:5-9; Mt. 28:18-20.

TESE: A Bíblia é um guia seguro quanto à missiologia.

INTRODUÇÃO:

Podemos dividir a missão na Bíblia em três fases. No Antigo Testamento, No Novo Testamento e na Igreja. Faz-se agora uma análise  e  equilíbrio  entre  as  três  fases.

 

I. MISSÃO CENTRÍPETA.

 

Israel estava no centro. Escolha geográfica privilegiada. O povo de Israel tinha que somente ser o povo de Deus. A prosperidade resultante das bênçãos de Deus Cativaria as outras nações.

1 – Daniel e seus amigos são exemplos de missão centrípeta.  (Livro de Daniel)

2 – Textos que enfatizam a Missão Centrípeta: Dt. 4:5-9; Sl 68:28,29; Is 2:1-4, Antes do cativeiro – Is. 45:14; 49:12, – Depois do Cativeiro – Zc. 8:20-23.

3 – Profecia Condicional, para resultar as bençãos. Dt. 28:1-14.

 

   ILUSTRAÇÃO:

Ellen G. White, em Profetas e Reis diz o seguinte: “Os filhos de Israel devia ocupar todo o território que Deus lhes indicara. aquelas nações que haviam rejeitado a adoração e serviço ao verdadeiro Deus, deviam ser despojadas. Mas era propósito de Deus que pela revelação de caráter através de Israel, fossem os Homens atraídos para si… Mas o antigo Israel não cumpriu o propósito de Deus.”

Mas será que o plano de Deus foi Frustrado? Ou Ele mudou de Estratégia?

II. MISSÃO CENTRÍFUGA..

1 – O enfoque é convocar e congregar.

2 – A Igreja de Deus no Centro.   Texto Chave: Mt. 28:18-20.

Antes da ressurreição era centrípeta e depois da ressurreição centrifuga .

Jesus enfatizou a missão centrípeta ao Utilizar dois dos três anos dizendo que eles não deveriam ser como os Gentios. (Mt. 6:7) Eles deviam ser discípulos para então pensar em fazer. Ninguém dá o que não tem.

Porém as pessoas não entendiam a missão centrífuga. A solução foi enviar o apostolo Paulo. O apóstolo dos Gentios.

III. MISSÃO NA IGREJA.

1 –  Equilíbrio entre as duas missões.

ILUSTRAÇÃO:

A goiabeira dá goiabas por que ela é uma goiabeira e não para ser uma goiabeira. Quem não é discípulo não faz discípulo. Se faz discípulo naturalmente. Jesus usou dois dos três anos que passou com os discípulos ensinando-os a serem. Só então Ele deu a Grande Comissão de Mateus. 

CONCLUSÃO:

 

Existe na Bíblia três tipos de missão: A Centrípeta, Centrífuga e a da Igreja. Devemos ao levar o evangelho fazer um equilíbrio entre as duas primeiros para então atingirmos o objetivo da terceira. Ser discípulo para então fazer discípulo. Esta   é a estratégia de Jesus Cristo Para hoje.

APELO:

   Ellen G. White, no livro Atos dos Apóstolos diz que ‘muitos estão no limiar do reino.” Só esperando que eu e você preguemos o evangelho para elas. Não deixemos que as pessoas pereçam por nossa negligência. Oremos.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta