11 – Como Administrar o Dinheiro (Familia Feliz)

“Querido, Onde Está o Dinheiro?” Cinco Segredos da Administração do Dinheiro

Você sabia que 40% das histórias registradas que Jesus contou tratam de dinheiro? Em uma delas Ele falou de um certo homem que, antes de fazer uma viagem, confiou suas riquezas a seus mordomos. 

“A um deu cinco talentos, a outro dois e a outro um”.

Quando ele voltou, o primeiro disse a seu senhor: “confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei”. “Muito bem, servo bom e fiel”, foi a resposta.

O segundo investidor disse: “Senhor, dois ta¬lentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei”, e recebeu a mesma felicitação.

 

“Senhor”, declarou o terceiro, “sabendo que és homem severo, … receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu”.

 

Seu senhor respondeu: “Servo mau e negligente” (Mateus 25:15-26).

Como podemos ser bem-sucedidos na administração do dinheiro como o foram os dois primeiros servos?

Em primeiro lugar exploremos os vários planos para a administração do dinheiro com a família.

Planos Diferentes

1.  Algumas pessoas usam o plano onde um controla o dinheiro. Nesse plano apenas uma pessoa, normalmente o marido, que ganha o dinheiro, diz: “Eu comando! Este é o meu dinheiro e irei usá-lo como bem desejar. 

Não faça perguntas”. A esposa recebe uma parte do dinheiro mas não sabe quanto o marido ganha e como é gasto. E se ela ousa perguntar, “Querido, onde está o dinheiro?”, deve fugir para salvar sua vida.

Jesus condenou a atitude arrogante.

Em Mateus 20:25, 26 ele disse: “Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem ______________ sobre eles. _______ é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva”.

2.  Outras famílias usam o plano onde cada um controla o dinheiro. Aqui ambos trabalham e recebem o dinheiro. Cada um mantém seu dinheiro sobre a mira de uma arma gritando: “Eu controlo meu dinheiro! 

Fique longe dele! Se um pergunta: “Querido/a, onde está o dinheiro?” Começa a briga. Eles têm um acerto que identifica as despesas que serão pagas por cada um, mas além disso a atividade financeira é um segredo protegido.

Este também é um plano incompleto porque mina a filosofia fundamental do casamento. Em Mateus 19:6, Jesus expressou o princípio conjugal ao dizer: “De modo que já não são dois, porém uma só carne”. 

A filosofia básica afirma que duas vidas passam a ser uma. 

A união sexual deve ser um símbolo da unidade em todas as demais áreas da vida familiar – incluindo as finanças da família.

BAIXAR LIÇÃO

 

Baixe aqui a lição Nº 11 do Seminário Bíblico Família Feliz.

 

PDF Loading...

 

– Download

 

– Outras Lições AQUI


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Folheto Digital: Sábado, o Dia de Deus!

Esse folheto digital aborda o assunto do Sábado como dia de guarda na Bíblia Sagrada. …

13 Palestras para Encontro de Casais PPT

Acesse completo a uma série de palestras sobre família, ideal para usar em encontros de …

2 Sermões em PDF para o Dia das Mães

Quem criou o Dia das Mães? Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante …

Deixe uma resposta