118 – O Momento é Agora

ASSUNTO: Volta de Cristo.

OBJETIVO: Levar as pessoas a sentirem a necessidade do preparo espiritual antes de Sua vinda.

TEXTO: Mateus 25:1-13.

TESE: Precisamos estar preparados para a volta de Cristo.

 

INTRODUÇÃO: 

“Cristo e seus discípulos estão assentados no monte das oliveiras. O sol já transmontou, e as sombras da noite crescem sobre a terra. Jaz em Plena vista uma moradia esplendorosamente iluminada como para uma festa. a luz jorra da aberturas e um grupo expectante indica que um cortejo nupcial está prestes a aparecer. 

 

Em muitas regiões do oriente as festividades nupciais são realizadas à noite. O noivo parte ao encontro da noiva e a traz par casa…na cena que Cristo contemplava, um grupo espera o aparecimento de séquito nupcial para a ele se ajuntar”. Depois disto, Cristo começa a contar a parábola que mostra a importância do preparo espiritual para a Sua vinda.

 

I. ESTAR PREPARADO NÃO É SÓ PORTAR A LÂMPADA (25: 1-9).

 

1.Porque todos esperam(v.1).

a) Como as 10 virgens que faziam parte do cortejo. “…Depois do transcurso de cerca de um ano havia o casamento, quando o noivo, acompanhado dos seus amigos, ia buscar a noiva na casa do seu pai e a levava em cortejo de volta par casa, onde se fazia a festa de casamento. É bem provável que seja este o cortejo que dez jovens da história são retratadas como indo encontrar, quer como damas de honra oficiais da noiva, quer como criadas do noivo, quer como filhas de amigos e vizinhos…”. Todas elas tinham possuíam as lâmpadas. E elas se dividiam em duas classes.

b)Cinco eram néscias e cinco prudentes. A Bíblia não diz que as néscias eram pessoas más. Portanto, classifica as duas classes: néscias (loucas), e as prudentes. Sendo que estas tinham azeite sobrando e as outras não. “E sinal de sabedoria distinguir os sinais dos tempos”. “Os néscios podem saber muitas coisas mas se não distinguirem a volta de Jesus são loucos”.

2. Porque as lâmpadas sem o azeite não valem de nada (vv.5-9,12).

 

a)As néscias não tinham azeite sobrando. Nos cortejos de casamento, era comum levarem azeite de sobra, ainda mais se fosse à noite. A presença do azeite nas lâmpadas era demonstração de “previsão e expectação”. Tal atitude de não levar consigo “ azeite de sobra” , era sinal de despreparo, despreocupação e negligência. Não tinham “…óleo em seus vasos nem em suas lâmpadas. Estão destituídos do Espirito Santo”.

b)Assim também é com a igreja antes da Segunda vinda de Cristo. Não há distinção entre um ou outro, todos são iguais no presente momento. Mas quando ouvirem o clamor eis o noivo! Muitos não estarão preparados. “…a vinda será tão repentina que não dará oportunidade para corrigir deficiências descobertas nesta ocasião”. Assim como as virgens néscias, “…Muitos não se entregarão à operação do Espirito Santo”, e infelizmente não poderão ir com Jesus(vv.11,12).

ILUSTRACÃO:  

O explorador Ernest Shackleton e sua tripulação, em sua expedição à Antártida, estavam abandonados à própria sorte na ilha elefante. Com três companheiros, ele navegou em um barco aberto para a Geórgia do Sul, onde encontrou um navio baleeiro em condições de resgatar os seus homens. Shackleton havia-lhes ordenado:” Estejam preparados a qualquer momento para a partida imediata”. Esta ordem foi seguida meticulosamente, e todos estavam prontos para partir quando uma breve abertura no gelo permitiu que o baleeiro se aproximasse. Por que os homens atenderam a essa instrução e quais teriam sido as consequências de negligenciá-la? Esta é a experiências das sábias que mesmo com a demora, se prepararam.

II. O MOMENTO DE ESTAR PREPARADO É AGORA.

l. Com azeite de sobra (vv.3,4).

a) Como estavam as prudentes. Elas tinham o Espírito Santo com elas. Elas estavam preparadas. Suas lâmpadas brilhavam intensamente. Enquanto estavam esperando o noivo. Certamente, as néscias se preocuparam com outra coisa.

ILUSTRAÇÃO: 

Imagino um bilhete escrito por uma das virgens a uma de suas amigas: “Minha querida amiga: Um bilhete apressado para lhe dizer: ‘Feliz aniversário!’ Desculpe estar apressada, vou ser dama de companhia hoje à noite e estou emocionada. E estou emocionada. Eu não perderia o casamento por nada neste mundo. Cinco de dós estamos reunidas terminando nossos vestidos, e não vamos Ter tempo nem para providenciar mais óleo. Vai ser o caso de pegar nossas lâmpadas e sair correndo”. Sua amiga, Parthenos (gr. 

virgem). As prudentes tinham em mente o quanto a noite poderia ser longa, então se precaveram e tinham azeite de sobra ao contrário das néscias, cujas preocupações eram supérfluas.

  b)Nós precisamos ser luzes neste mundo. As nossas lâmpadas  têm que mostrar o fogo contínuo que são as nossas obras. O que você tem feito por Jesus? 

ILUSTRAÇÃO:  

Conta-nos uma fábula, que um dia um raiozinho disse a sua mãe: “Mamãe, eu quero conhecer as trevas”. Vá ao quarto meu filho, tranque as portas e verás as trevas. Lhe disse a mãe. Ao chegar lá, ele viu tudo iluminado e voltou. E disse: Mamãe, não havia trevas lá. Eu quero conhecê-las. Sua mãe disse: você tem que cavar um profundo buraco na terra e aprofundar-se o máximo que puder. Então saiu o raiozinho, e foi ao mais profundo que ele podia. E mais uma vez decepcionou-se, em vez de trevas tudo estava iluminado. “Mamãe não consegui ver as trevas”. Sabe filho, você nunca conseguirá, porque você é uma “raio de luz”. Enquanto estivermos nesse mundo à espera, também devemos brilhar às outras pessoas.

c)Só assim entraremos na festa de casamento, que representa na parábola a volta de Jesus Cristo. E a Bíblia assim diz: “…e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta! (v.10).

CONCLUSÃO: 

Tenhamos em mente que o preparo pessoal para a vinda de Jesus é agora, no presente! Porque não sabemos quando será a Sua volta. Penso em uma situação que passei quando criança. Meu pai tinha o costume de nos levar ao parque de diversões para alguns momentos de lazer. Estava eu brincando no carrossel, feliz da vida. Papai deu-me um papelzinho branco, e eu estava tão feliz que não dei a mínima para o papel. Quando o carrossel parou de girar o homem veio arrecadando das crianças aquilo que completava o prazer: o pagamento pela brincadeira. Mas só agora descobri o que era o tal “papelzinho”, o ticket. Meu pai teve que pagar novamente. Assim acontecerá com aqueles que não estarão preparados na Sua volta. Nos giros deste mundo, só pensaram em seu prazer e esqueceram que o Espírito Santo no presente, era a garantia de completar a felicidade de ir com Ele na Sua volta.

APELO: 

Não gostaria você de pedir a Deus o preparo agora? 


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta