139 – Tentação x Pecado

ASSUNTO: A natureza pecaminosa do homem.

OBJETIVO: Levar a igreja a reconhecer a sua condição de pecador e a necessidade de Jesus.

TESE: Levar a igreja a sentir  que é possível resistir a tentação e vencer o pecado.

TEXTO:  “Vigiai e orai para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto; mas a carne é fraca.” Mat. 26: 41.

INTRODUÇÃO: 

Vivemos em um mundo que os apelos da mídia são muitos, as propagandas apelativas são constantes na TV, o que leva as pessoas a se sentirem tentadas ou simplesmente com vontade de consumir determinado produto, ou adquirir certos hábitos que muitas vezes não são saudáveis e nem cristãos. 

 

Mulheres quase sem roupa são mostradas em quase todos os comerciais, levando à tentação mais apelativa de nossos dias.

 

I –  PORQUE  JESUS FOI TENTADO E VENCEU.

Tentação não é pecado. “Você não pode impedir que os pássaros voem sobre a sua cabeça, mas você pode evitar que façam ninho sobre ela”.

Tentação não é pecado. Na verdade tentação pode vir a qualquer pessoa, mesmo as mais consagradas, tidas aos olhos humanos como pessoas íntegras, podem ser tentadas.

Até Jesus sofreu tentações, só que nunca se deixou seduzir por elas.

Satanás, o adversário, faz constantes tentativas para nos afastar das boas virtudes. Colocando em nosso caminho sempre a possibilidade de pecar.

Alguém já afirmou: “Todos temos a capacidade de cometer os mais terríveis pecados. O que nos falta é a oportunidade.”

Ninguém está livre das tentações. Porém com esta mensagem tentaremos apresentar algumas maneiras como o crente (em Jesus) pode vencer, superar as tentações que lhe sobrevêm. Vamos atentar para os detalhes do verso lido anteriormente, e ver como isso é possível.

II – O APÓSTOLO PAULO TAMBÉM SE SENTIU TENTADO:

Somos tentados de muitas formas: “Paulo fala sobre o espinho na carne…”

Sensualidade: esta é uma tentação muito forte, pois o sexo é algo atraente e que dá prazer carnal. É algo que está dentro de nós…

Mas na verdade o que é tentação? Como eu sei que estou sendo tentado?

Tentação: “Refere-se a alguma situação que uma pessoa enfrenta, a qual prova o seu caráter.”

Sou tentado quando em minha mente, eu ouço a voz do Espírito Santo, me falando para eu não fazer determinada coisa, mas mesmo assim eu continuo fazendo. E a voz não para de “falar” ao meu ouvido… não é o Espírito de Deus que está me tentando, e sim me mostrando o caminho certo a seguir.

A tentação em si só não é pecado. É apenas uma tentativa do inimigo de Deus e de nossas almas, para nos levar a pecar, e assim desobedecer a Deus, e nos afastar DEle.

CONCLUSÃO:

Assim como o Senhor Jesus foi tentado e venceu, Ele quer nos dar também a  vitória sobre a tentação. O apóstolo Paulo algumas vezes nos fala sobre a tentação que ele sofria, mas ele nos diz que em Cristo somos mais que vencedores.  Para sermos vencedores também, basta que nos coloquemos nas mãos do Senhor e Ele nos dará a vitória sobre todos os tipos de tentação que nos sobrevêm. Ele é o Deus da providência e estar sempre disposto a nos ouvir e nos dar a vitória.

APELO: 

Entregue sua vida a Deus e confie nEle, pois Ele lhe dará poder para  vencer. Faça neste momento um novo concerto com o seu Deus para ser vencedor sobre todas as tentações assim como Jesus foi vencedor, nós também o seremos.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta