154 – O Irmão Epafrodito

ASSUNTO: Serviço para Deus.

OJETIVO: Levar a igreja a envolver-se mais na causa de Deus

TEXTO: Fp 2:25-30

TESE: Epafrodito, exemplo de zelo a ser seguido.

INTRODUÇÃO:

 

Epafrodito (latim, “atrativo”, “fascinante”, “encantador”) era um dos amigos colaboradores do ministério de Paulo. Durante sua carreira cristã teve muito zelo e dedicação pela causa do Senhor. Zelo tal que tornou-se um exemplo bíblico a ser seguido. Mas por que? Vejamos no texto.

 

I. Paulo Testemunhou a Seu Respeito

1) “Meu irmão” (v. 25)

Indicando que o referido é um participante de sua fé.

2) “Cooperador na obra” (v. 25)

“Epafrodito havia sido o portador de um presente (Fp 4:18) da igreja para Paulo e havia servido bem aos apóstolos durante sua permanência com eles”.

3) “Companheiro nos combates” (v. 25)

“Como estava em liberdade podia realizar trabalhos que Paulo não podia; portanto, pode haver sofrido perigo, e por isso merecia a descrição de ‘companheiro nos combates’”.

4) “Mensageiro” (v. 25)

Ele foi enviado pela igreja de Filipos até Paulo, que provavelmente estava preso em Roma, pois “a forma tradicional de datar a carta associa-se ao cativeiro do apóstolo em Roma (At 28:16, 30)”. Essa missão era especial – ele deveria levar ajuda para Paulo (Fp 4:18).

II. Teve uma Dolorosa Experiência no Ministério

1) Esteve mortalmente doente (vv. 26-27)

Não há indicação de qual foi a doença, mas foi grave, pois esteve a ponto de morrer. Por isso, Paulo o enviou de volta a Filipo. Evitando uma tristeza sobre tristeza (v. 27), pois o seu encarceramento era uma, e se Epafrodito morresse era outra.

2) Devido à compaixão de Deus, foi curado (v. 27).

III. Paulo pediu que a igreja o estimasse (v. 29)

“Este grande elogio dedicado a Epafrodito  destaca um importante dever quanto ao trato que deve dar-se aos que têm um caráter nobre. É um dever cristão respeitar os virtuosos e piedosos, e especialmente, honrar aos que têm sido fiéis à obra do Senhor”.

ILUSTRAÇÃO:

Durante muitos anos o irmão João de Liontino foi um zeloso cristão na causa do Senhor. Missionário, realizou conferências, fundou igrejas, dirigiu-as e levou muitas pessoas aos pés de Cristo. No final do ano 2000, o irmão João foi acometido por um derrame, que o deixou fraco, dependente de auxílio para locomover-se, sem clareza no falar, entre outras seqüelas.

Desde então, a igreja tem orado e realizado visitas ao irmão João, oferecendo-lhe empatia, apoio e ânimo. No início do corrente ano, tive a oportunidade de participar em sua casa de um culto de gratidão pela manutenção de sua vida.

A conduta da igreja para com este irmão é uma demonstração de respeito e reconhecimento pelo que ele fez, e também um apoio para que ele continue firmado em Cristo.

Assim como Epafrodito, o irmão João deixou um exemplo de fé, dedicação e zelo pela causa do Senhor.

CONCLUSÃO:

O zelo pela causa do Senhor, demonstrado por Epafrodito, é um exemplo a ser seguido, porque Paulo o testemunhou (meu irmão, cooperador, companheiro e mensageiro). Pois ele permaneceu firme diante de uma dolorosa experiência no ministério (uma doença mortal); mas devido à compaixão de Deus foi curado; e também a pedido de Paulo foi honrado pela igreja de Filipos.

APELO:

Os que gostariam de, a exemplo dos irmãos Epafrodito e João, envolver-se mais no trabalho do Senhor, e também ser um exemplo de zelo pela causa, coloque-se de pé.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta