156 – Você pode ser Restaurado

ASSUNTO: Transformação de vidas.

OBJETIVO: Conscientizar a igreja de que Cristo ama o pecador e interessa-Se por ele

TEXTO: Jo 5:1-14.

TESE: Cristo ama o pecador.

 

INTRODUÇÃO:

Dentre as várias lições aprendidas no capítulo 5 de João, está a do incomensurável amor de Jesus pelo pecador. Mas, quais as ações comprovadoras desse amor?

I. Vai Até o Pecador (v. 6)

 

Seguindo a cronologia de João, essa era a segunda vez que Jesus ia a Jerusalém. Nessa, Ele não foi primeiro ao templo, como da outra vez; mas ao tanque de Betesda. Neste local, jazia muitos enfermos, e Jesus deslocou-Se até um homem que era paralítico há 38 anos.

 

1) “Sabendo que estava assim há muito tempo” (v. 6)

Jesus sabe tudo acerca dos homens: suas necessidades, suas aflições, seus desejos.

II. Soluciona o Seu Problema.

1) Depois de autorizado

Primeiro Jesus pergunta: “Queres ser curado?” (v. 6). O homem havia esperado 38 anos, e poderia ter perdido a esperança. “Podia haver sucedido que no mais íntimo de seu coração se sentia satisfeito de prosseguir sendo um inválido, porque se fosse curado teria que enfrentar todo o peso da vida e assumir todas as responsabilidades”.

O paralítico compartilhava a crença comum das propriedades terapêuticas da água agitada (fenômeno real, mas não sobrenatural). Assim, aceita o oferecimento de Jesus em termos de Suas próprias idéias, como mostra o v. 7.

2) Jesus o Cura (v. 8-9)

“Levanta-te, toma o teu leito e anda” (v. 8).

“Imediatamente o homem se viu curado” (v. 9)

Ellen White diz que a fé do homem apoderou-se daquelas palavras, cada nervo e músculo vibra de nova vida, e a energia da saúde enche-lhe os membros paralisados. Sem dúvida determina-se a obedecer-lhe a vontade. Pondo-se repentinamente de pé, sente-se um homem no gozo de suas atividades.

III. Mostra-lhe o Caminho a Seguir (v. 14)

“Não proves mais”

Jesus expressou-lhe essas palavras no reencontro que ocorreu no templo. Ellen White diz que o ex-paralítico foi ao templo oferecer uma oferta pelo pecado, e também uma de ação de graças pela grande mercê recebida.

O Comentário Adventista acrescenta que “sua resposta em Betesda à ordem de Jesus: “Levanta-te, toma o teu leito, e anda”, havia sido uma resposta de fé, o começo de uma saúde tanto espiritual como física”.

“Por meio da mesma fé podemos receber cura espiritual. Fomos, pelo pecado, separados da vida de Deus. Temos a alma paralítica. Não somos, por nós mesmos, mais capazes de viver vida santa, do que o era aquele homem de andar”.

CONCLUSÃO:

Portanto, o relato da cura do paralítico de Betesda evidencia o amor divino pelo pecador, pois Jesus:

– Vai até o pecador;

– Soluciona seus problemas, respeitando seu livre arbítrio;

– Mostra-lhe o caminho a seguir.

APELO:

Quantos, conscientes do amor e interesse de Deus por nós, gostariam de pedir que Ele cure suas paralisias espirituais?

Coloque-se de pé.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta