161 – O Agente Indispensável

ASSUNTO: O Espírito Santo e a Missão

OBJETIVO: Mostrar que o Espírito Santo acompanha e capacita o missionário

TEXTO: At 13:1-12

TESE: A missão só tem êxito com o direcionamento do Espírito Santo

INTRODUÇÃO:

Com a capacitação e o direcionamento do Espírito Santo, é impossível a missão não ter êxito. Mas, por que o Espírito Santo promove o êxito da missão?

I. Ele Chama Para a Missão (v. 2)

 

Paulo e Barnabé estavam na igreja de Antioquia, juntamente com alguns profetas e mestres (Simeão, Lúcio, Manaém), adorando o Senhor e jejuando, quando o Espírito Santo os chamou para uma grande missão: serem enviados como missionários ao mundo pagão. Eles iniciaram a missão “enviados pelo Espírito Santo” (v. 4).

 

II. Ele Reveste o Servo (v. 9)

Sérgio Paulo era procônsul de Chipre (um dos lugares que Paulo e Barnabé passaram), e mandou chamar a Paulo e Barnabé “porque queria ouvira a Palavra de Deus” (v. 7). “Mas resistia-lhes Elimas, o encantador, procurando apartar da fé o procônsul” (v. 8).

Ellen White diz que “as forças do mal estão empenhadas em incessante luta contra os instrumentos indicados para disseminar o evangelho”. E ainda: “mas o fiel obreiro do evangelho não precisa temer malogro a mão do inimigo, pois é seu privilégio ser assistido com o poder do alto, afim de enfrentar cada satânica influência”.

Diante da situação, Paulo repreendeu o mágico (v. 9) e deu-lhe uma sentença: cegueira (vv. 10-11). A conduta de Paulo, revestido do Espírito Santo, ocasionou a conversão de Sérgio.

III. Confirma Seu Serviço

Mas tarde, referindo-se a essa missão dada e acompanhada pelo Espírito Santo, Paulo declara que muitos dos gentios que ouviram a mensagem aceitaram-na (At 15:7, 9).

ILUSTRAÇÃO:

Certa vez, um ministro da ilha de Tonga, no Pacífico, emocionou 600 jovens universitários, ao contar-lhes a história da redenção de seu povo da ignorância e do canibalismo, para o gozo da cidadania do Reino de Deus. Hoje, cerca de 98% são membros da Igreja. Mostrou a sua bandeira, com uma borda vermelha e o centro branco com uma cruz vermelha. Aquela bandeira era o símbolo da salvação para ele e para o seu povo. Era também o símbolo de sua gratidão e abnegação em viver a vida cristã e dela fazer participantes seus vizinhos das ilhas do Pacífico, e os seus semelhantes em terras longínquas.

CONCLUSÃO:

Portanto, a missão só tem êxito com o direcionamento do Espírito Santo, porque:

– Ele chama para a missão

– Ele reveste de poder o servo convocado para a mesma

– Ele confirma seu serviço com os resultados.

APELO:

Quantos, conscientizados pela Palavra de Deus de que o Espírito chama, reveste e confirma a missão, querem recebê-Lo?

Fiquem de joelhos para orarmos.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta