175 – Amor Incompreensível

ASSUNTO: Salvação.

OBJETIVO: Levar a igreja a pensar na obra redentora de Deus

TEXTO: Jo 3:16

TESE: Deus é amor.

INTRODUÇÃO:

Lutero chamou este verso de “o coração da Bíblia – o evangelho em miniatura”. Nele encontramos a descrição da obra redentora de Deus. Obra esta que comprova que Ele é amor, e isso é evidenciado pelos presentes que nos oferece gratuitamente, ao imerecido ser humano. Quais são esses presentes?

I. Deu Seu Filho Unigênito

 

1) Ao oferecer Jesus Cristo, o maior dom (Jo 4:10), Deus concretizou o maior ato. Ato tal que pode beneficiar todo o mundo. Isso prova que Deus não é apenas o maior amante, ou tem amor – Ele verdadeiramente é amor (1Jo 4:8, 16).

 

2) Ao dar a Jesus, não O enviou vazio, mas com todas as riquezas do Pai:

a. Suas palavras

b. Suas obras

c. A vida, perdão, restauração

II. Deu o Maior Livramento (“Não pereça”)

ILUSTRAÇÃO:

Quando Fox, líder dos Quackers, foi encarcerado em um porão sujo e desagradável, um dos seus amigos foi a Oliver Cromwell e ofereceu-se para ficar no lugar do líder. Cromwell, muito impressionado com este oferecimento, perguntou aos grandes de seu conselho:

– Qual de vós faria tal coisa por mim, se eu estivesse na mesma situação?

Cromwell não pôde aceitar a oferta, pois era contra a lei, mas estava admiradíssimo de ver uma amizade tão profunda e sincera.

Estando nós condenados à morte eterna (Rm 6:23), Deus ofereceu Seu Filho para morrer em nosso lugar.

III. Deu “A Vida Eterna”

1) A todos e gratuitamente

ILUSTRAÇÃO:

Quando madame Curie alcançou a tremenda vitória científica, oferecendo ao mundo a bênção dos Raios-X, alguém sugeriu que ela tirasse a patente do seu descobrimento, pois poderia assim compensar-se do trabalho que tivera, e ganharia dinheiro. Ela, porém, recusou-se a fazê-lo. Queria que os Raios-X fossem usados por todos, sem qualquer objetivo de lucro. 

O altruísmo de madame Curie é uma pálida demonstração do amor de Deus, ´pois o presente (Jesus) que Ele deu à humanidade é mais do que um paliativo ou detector de doenças – é a vida eterna.

2) Vida eterna é vida que dura para sempre; vida que não tem fim. É possível unicamente mediante uma conexão ininterrupta com esse presente (Jesus) dados por Deus, que é a Fonte de toda a vida.

3) O oposto da vida eterna não é um sofrimento eterno, e sim aniquilação eterna (“pereça” do grego, apóletai, “destruir completamente”), morte eterna. Não por que Deus o queira, senão por que o pecador escolheu separar-se de Deus, a Fonte da vida.

CONCLUSÃO:

Em Jo 3:16 Deus é amor por, pelo menos, três razões:

– Deu Seu Filho Unigênito

– Deu o maior livramento: “não pereça”

– Deu a vida eterna

E tudo isso gratuitamente, e todos podem receber.

APELO:

Quantos desejam esses presentes de Deus? Levante em nome de Jesus e venha até o altar do Senhor recebê-los através de uma oração coletiva.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta