196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia.

OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo nas provações.

TEXTO: Hebreus 11: 24-28.

INTRODUÇÃO – Quantas vezes temos que tomar decisões. E isso acontece com freqüência. Mas quando se trata das coisas espirituais, precisamos como Moisés, tomá-las pela fé em Cristo Jesus. Moisés demonstrou que nem o Egito, nem as riquezas do Egito era mais importante do que o galardão e aquele que é invisível. 

I. Recusa Em Aceitar os Pecadores.

1- Lemos em Hebreus 11:24: “Pela fé Moisés, quando já homem feito, recusou…”

“A decisão de Moisés me faz lembrar de Daniel, que séculos antes se manteve sozinho numa corte pagã – um hebreu envolvido no estilo de vida babilônico – e disse: ‘Não comerei da comida do rei. Não adotarei o estilo de vida real. Sou em primeiro lugar um crente em Javé. Ele tem a minha lealdade, vou viver para a sua glória e, se necessário, morrerei pela sua honra”.

 

a) Preferido. O versículo 25 diz que  ele fez uma escolha. Moisés não hesitou entre duas opiniões. Ele refletiu sobre sua posição, chegou a uma conclusão e fez sua escolha. O que escolheu? “Preferiu ser maltratado junto com o povo de Deus, a usufruir prazeres transitórios do pecado”. (Hb. 11:25)

 

“Moisés escolheu o caminho da piedade em vez dos “prazeres transitórios do pecado”. Como pôde fazer isso? O que havia dentro dele que o levou a tal decisão? A resposta está em outra palavra que merece um exame mais cuidadoso”.

b) Considerou. A palavra “considerou”, no versículo 26, ajuda a compreender o raciocínio de Moisés. O termo significa, “pensar antecipadamente”.

“Moisés considerou “o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão”. (V. 26)

II. Creu no Invisível.

1- Para Moisés Deus é onipotente.

a) A base da fé. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que não se vêem” (Hb. 11:1).

b) Invisível, mas real. “Mas Cristo não é invisível para a alma remida”.

“Moisés não pensava simplesmente acerca de Deus; ele via Deus, Deus era a constante visão diante dele. Nunca perdeu de vista a sua face. Para Moisés, a fé não era uma conjectura, era a realidade. Ele cria que Deus dirigia sua vida em particular, e em todos os seus detalhes ele o reconhecia”.

CONCLUSÃO – Precisamos desenvolver uma fé como a de Moisés. Foi a fé que levou Moisés a fazer a melhor escolha, a decisão mais sábia. Quais são escolhas estamos fazendo a cada dia. Estamos colocando Jesus em primeiro lugar, estamos fazendo as escolhas que agradam a Deus e não aos nossos olhos? Nas provações teremos que decidir de que lado ficar. Faremos como Daniel e seus amigos ou como Moisés, que escolheu Jesus?

ILUSTRAÇÃO – A prova da fé é como a prova do ouro no crisol, posto no fogo, porém há uma diferença muito importante entre ambas as provas. O ouro, ainda que seja um dos metais mais puros, não aumenta quando é posto no fogo, mas a fé, quando recebe a prova nas aflições e contratempos, “cresce excessivamente”.

APELO – Mesmo diante de prazeres e riquezas deste mundo, quantos querem dizer comigo: Senhor Jesus, já fizemos nossa escolha, eu e minha casa ficaremos com o Senhor! Amém.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

193 – A Grande Promessa

ASSUNTO: A Volta de Jesus. OBJETIVO: Incentivar a igreja a crer totalmente na Segunda vinda …

Deixe uma resposta