095 – Jesus, O Motivo para Viver

ASSUNTO: A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NO VIVER CRISTÃO

OBJETIVO: MOSTRAR QUE A PRESENÇA DE JESUS NA VIDA MOTIVA O CRISTÃO.

TEXTO: JO 21:1-6 “Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto ao mar de Tiberíades; e foi assim que Ele se manifestou: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídmo, Natanael que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e mais dois dos seus discípulos. 

 

Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe os outros: Também nós vamos contigo. Sairam, e entraram no barco, e, naquela noite, nada apanharam. Mas ao clarear da madrugada, estava Jesus na praia; todavia, os discípulos não reconheceram que era Ele. 

 

Perguntou-lhes Jesus: Filhos, tendes ai alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. Então, lhes disse: Lançai a rede a direita do barco e achareis. Assim fizeram e já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes.”(ARA) 

 

INTRODUÇÃO:

 

Os discípulos haviam estado ao lado de Jesus durante os últimos três anos de sua vida. Tinham depositado todas as suas esperanças sob a liderança de Cristo, mas agora assistiam temerosos os acontecimentos que levaram Jesus a morte na cruz.

Completamente decepcionados não conseguiam lembrar que Jesus havia predito  todas as coisas que aconteceriam até a sua morte e que também Ele ressuscitaria ao terceiro dia após a sua morte.

Foi dentro desse clima de decepção e incerteza, que o arrependido e desmotivado apóstolo Pedro convidou outros discípulos para pescar.  Sim amigos a ausência de Jesus na vida traz desmotivação.

 

I.PORQUE CRISTO É A  MOTIVAÇÃO

      As coisas da vida passada só ocupam lugar  em nossa vida, quando Cristo deixa de fazer parte dela. Foi isso que aconteceu com os discípulos. Liderados por Pedro, após a morte de Jesus, perderam a motivação de suas vidas e voltaram a fazer o que costumavam realizar em suas vidas passadas.  Quantos de nossos amigos, parentes que um dia fizeram parte desta comunidade, perderam Jesus de vista  e consequentemente a motivação da vida cristã,  voltam a praticar os hábitos de suas vidas antes de conhecer a Cristo porque perderam a motivação. Como isso pode acontece?

II.PORQUE SEM ELE PERDEMOSA MOTIVAÇÃO:

O Vs 3 nos diz que os discípulos passaram a noite na pesca, sem nada conseguir pegar.

Os fracassos se acumulam na vida, quando se perde a motivação. Uma noite inteira de trabalho numa atividade que dominavam, sem obter sucesso.

Olhando para esse texto fico intrigado com os motivos que poderiam ter levado homens experientes em pescaria a passarem uma noite inteira numa pescaria sem nada apanhar?

Certo dia  próximo a uma praia observei alguns pescadores que estavam por ali, então me aproximei deles e tentei descobrir se os métodos usados na pescaria dos discípulos estavam corretos e então perguntei: “Qual era a melhor maneira de pescar com redes”?

A resposta daqueles pescadores me surpreendeu. Eles me disseram que a melhor maneira de fazer pesca de rede deveria ser:

Com Barco;

 Afastado da Praia; 

De Noite.

Tudo isso os discípulos tinham feito, mas mesmo assim a bíblia diz que nada apanharam durante toda aquela noite.

Sabem queridos, o real motivo do fracasso dos discípulos em algo que dominavam muito bem, foi a perda da motivação. Com a morte de Jesus estavam desmotivados, sem esperanças. Quando sua primeira iniciativa deveria ter sido anunciar aquilo que Jesus já lhes tinha advertido, que ressuscitaria ao terceiro dia e ascenderia novamente ao Céu, a atitude deles foi exatamente voltarem a fazer o que faziam antes de conhecerem a Jesus, pescar, queriam garantir sustento material, pois não estavam convictos das promessas de Jesus e por isso foram pescar, mas sem a real motivação: “Jesus Cristo”, fracassaram. É preciso que Jesus ocupe lugar novamente em sua vida para que volte a razão do viver, a motivação.

III. PORQUE COM ELE DE VOLTA, A VIDA GANHA NOVA MOTIVAÇÃO

O aparecimento de Jesus ao amanhecer próximo a praia, e mesmo sem se dar a conhecer pelos discípulos lhes faz uma pergunta Vs. 5 “Tendes alguma coisa para comer”? os discípulos lhes disseram: “não”

Então surgem as condições para que Jesus se revele aos discípulos, O Salvador mandou que jogassem a rede à direita do barco, no mesmo lugar onde eles tinham passado à noite tentando apanhar algo e nada conseguiram, mas agora algo diferente estava acontecendo, a motivação necessária ao êxito na vida estava bem ali ordenando que lançassem as redes, e ao atenderem a ordem de Jesus, tantos foram os peixes que apanharam que as redes estavam para se romper.

CONCLUSÃO:

Sabem queridos nós que aqui estamos fomos atraídos por Cristo para perto Dele, abandonamos nossa velha vida, nossas perspectivas antigas e passamos a viver com esperança em suas promessas. Essas promessas tem sido a razão da nossa esperança, a motivação para viver, mas as vezes por algum motivo, nos afastamos de Jesus e voltamos as nossas vidas as perspectivas antigas, de quando vivíamos sem Cristo. Então a nossa vida se enche de fracassos e desesperança, Só Jesus pode ir ao nosso encontro e nos trazer de volta a motivação que tanto  precisamos para  viver e vencer.

APELO:

Amigo se você perdeu a motivação em sua vida religiosa, e sente que está voltando  a vida de pecados que vivia antes de conhecer Jesus. O Salvador se aproxima de você e te diz filho estou aqui para te motivar, para te dar forças, para te oferecer a vitória, queres alcança-la? permita hoje que Jesus faça parte do seu viver diário até a vitória final.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta