Devemos entender as 2.300 “tardes e manhãs” (Dn 8:14) como 2.300 dias ou como 1.150 dias?

Muitos comentaristas sugerem que o período profético das 2.300 “tardes e manhãs”, em Daniel 8:14, deveria ser interpretado como 1.150 dias literais. A Bíblia na Linguagem de Hoje chegou a escrever Daniel 8:14 com a expressão “1.150 dias”. Essa interpretação, porém, por mais popular que seja, baseia-se na conjectura de que a expressão “tardes e manhãs” se refere aos sacrifícios da “manhã” e da “tarde” do antigo cerimonial hebreu (ver Êx 29:38-42); e que 2.300 “tardes e manhãs” seriam a soma de 1.150 sacrifícios da “manhã” com 1.150 sacrifícios da “tarde”, que na prática totalizariam “1.150 dias” literais.

É certo que em Daniel 8 encontramos referências diretas ao ritual do santuário, nos versos 1114; bem como alusões indiretas a esse ritual, na menção a um “carneiro” e um “bode” (versos 3-8, 20 e 21), animais estes que só apareciam juntos, naquele ritual, por ocasião do Dia da Expiação (Lv 16:5).

Mas no período de tempo envolvido, a expressão usada não é “manhã e tarde”, como nas alusões ao sacrifício diário (Êx 29:39, Nm 28:4), e sim, “tarde e manhã”, como no relato dos dias da Criação, onde cada “tarde e manhã” significa um dia completo (ver Gn 1:5, 8, 13, 19, 23 e 31).

Portanto, a expressão idiomática “tardes e manhãs” (hebraico `ereb boqer) exige que o numeral 2.300 permaneça como tal, sem ser artificialmente fracionado para 1.150.

Fonte: Sinais dos Tempos, setembro/outubro de 2000. p. 21

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Por que Deus proibia o casamento com outros povos?

O Casamento Inter-Racial na Bíblia Quando o foco de observação é casamento inter-racial, segundo a …

As Revelações do Apocalipse

  titulo arquivo 1.  Um Livro Aberto   2.  O Personagem Central   3.  O …

Comparando Escatologias – Parte 8: Apocalipse 8-11

Na sétima postagem dessa série, analisamos as interpretações católicas e protestantes em geral a respeito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×