Mais do que hidratar, algumas receitas enchem o corpo de saúde e são tão especiais que ajudam a controlar a pressão, afastar infecções e deixar o cérebro mais afiado.
Os sucos ganham um espaço cada vez mais privilegiado no cardápio diário. No verão, então, nem se fale. Além de gostosos, ao tomar bebidas cheias de frutas e legumes, vários nutrientes valiosos são carregados para dentro do corpo. E a ciência recentemente passou a colocar à prova os efeitos de certas misturas — uns bem inusitados, diga-se.
Um dos sucos que merecem destaque tem como ingrediente principal um legume doce cuja cor roxa cativa os olhos: a beterraba. De acordo com um estudo da Universidade Queen Mary, na Inglaterra, basta tomar 250 mililitros do refresco por dia — o que equivale a um copo americano — para que a pressão arterial fique na medida e desabem os riscos cardiovasculares. Os pesquisadores observaram que os responsáveis pela façanha são os nitratos presentes no vegetal. Isso porque, enquanto alguns participantes degustaram o suco, outros ingeriram cápsulas dessa substância. No final das contas, verificou-se uma queda na pressão de ambos os grupos. Mas, claro, a turma do suco ficou com um caminho, digamos, mais saboroso de prevenção.
Segundo a nutricionista Lilia Zago, professora da Universidade Federal de São Paulo, na Baixada Santista, o fenômeno pode ser explicado por uma reação que ocorre no sangue marcada pela conversão dos nitratos em óxido nítrico. “Trata-se de um gás que provoca a dilatação dos vasos”, explica Lilia. Com essa distensão, o sangue flui com maior facilidade e a pressão não vai às alturas.
Mas, ainda que despontem como parceiros do coração, os nitratos da beterraba não são tão bonzinhos assim. “Em doses excessivas, eles são precursores de substâncias potencialmente cancerígenas”, ressalva a docente da Unifesp. E tem mais: o legume está cheio de oxalatos, compostos que se juntam a minerais, boicotando a absorção desses nutrientes. Só que, calma, dá para beber o suco sem medo: é só não se entupir com litros e mais litros. “Um copo por dia é o suficiente para garantir apenas os benefícios”, diz a nutricionista Catarina Stocco, diretora do Centro Avançado de Educação em Saúde CKS, de Curitiba.
DOSE DE ENERGIA
O corpo parece gritar “chega!” antes de o treino terminar? Então está na hora de incluir o suco de beterraba no menu pré-malhação, sugere outro estudo, este da Universidade de Exeter, na Inglaterra. Os cientistas pediram para que oito homens tomassem 500 mililitros da bebida antes de pedalar. A surpresa veio ao avaliar os testes físicos: a resistência dos voluntários aumentou em até 16%. “A melhora no desempenho pode ser resultado da redução no consumo de oxigênio. E, mais uma vez, porque os nitratos da beterraba são transformados em óxido nítrico e favorecem a dilatação dos vasos”, diz a nutricionista Lilia Zago.
Certos sucos também são ótimas pedidas para blindar o organismo contra alguns tipos de infecção. Nesse caso, a estrela da receita mais badalada na atualidade é uma frutinha famosa nos Estados Unidos: a cranberry. Mais conhecida no Hemisfério Norte, seu suco é recomendado para prevenir infecções do trato urinário, geralmente provocadas pela bactéria Escherichia coli. Já existem, inclusive, versões industrializadas da bebida.
“A cranberry é rica em substâncias antioxidantes que impedem a fixação desses micro-organismos na parede da bexiga”, esclarece a nutricionista Fernanda Serpa, diretora da clínica Nutconsult, no Rio de Janeiro. Recentemente, pesquisadores do Instituto Politécnico de Worcester, nos Estados Unidos, descobriram que a fruta tem outra carta na manga: também combate a proliferação da bactéria Staphylococcus aureus, capaz de fomentar desde ataques à pele até pneumonias. “A vantagem de usar um produto natural no tratamento das infecções é que, teoricamente, ele causa pouco ou nenhum efeito colateral”, diz a infectologista Ana Cristina Gales, coordenadora do Comitê Científico de Bacteriologia Clínica da Sociedade Brasileira de Infectologia. Há outro benefício indireto. “Ao reduzir o uso de antibióticos, evitamos o surgimento de bactérias mais resistentes”, afirma.
100% DE APROVEITAMENTO
Como desfrutar de todos os benefícios de um suco
• Para não perder nenhum componente da bebida, o ideal é consumi-la logo após o preparo.
• Se o armazenamento for inevitável, o refresco pode ir à geladeira. Mas trate de colocá-lo em um recipiente fechado para minimizar as perdas nutricionais.
• Para conservar os nutrientes, congele os sumos em copinhos ou na fôrma de gelo.
• Se utilizar a centrífuga, depois de higienizar bem as frutas, passe-as pelo aparelho com casca e tudo para aumentar a quantidade de fibras no copo.
• A melhor maneira de consumir o refresco é ao natural. Se isso for inviável devido ao amargor da receita, adicione mel ou adoçante à base de estévia.
• Sempre que possível, use frutas orgânicas, que não são expostas a agrotóxicos e tendem a conservar ainda mais nutrientes. Já estão disponíveis no Brasil versões industrializadas do suco de cranberry. Embora a dose ideal não tenha sido definida, costuma-se indicar o consumo de dois copos por dia.
Um dos ingredientes para se fazer um bom suco é tão poderoso que até sozinho consegue impressionar. Trata-se da uva, uma frutinha que dá origem a um suco doce, saboroso e, ótima notícia, parceiro do cérebro. A constatação é de especialistas do Centro de Pesquisa de Nutrição de Boston, nos Estados Unidos. Durante estudos em laboratório, eles perceberam que a bebida feita com uvas do tipo concord dá um upgrade à mente, tornando o raciocínio mais afiado.
“O suco de uva apresenta boas quantidades de flavonoides, substâncias que pertencem ao grupo dos polifenóis, e também carrega micronutrientes, como ferro, cobre e vitaminas A, C e do complexo B”, explica a nutricionista Catarina Stocco, do Centro de Educação Avançada em Saúde CKS, em Curitiba. “Esse arsenal previne a ocorrência de inflamações e aperfeiçoa a comunicação entre os neurônios.”
Para o neurologista Ricardo Teixeira, diretor do Instituto do Cérebro de Brasília, por causa dessas regalias, podemos supor que o fruto da parreira é um forte aliado na batalha contra as alterações cerebrais que estão associadas a problemas neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer. “O consumo diário de frutas e verduras é um consenso quando se pensa na redução do risco desses males e alguns alimentos, como as uvas, podem ser mais eficientes do que outros”, acredita.
Já que o assunto são frutas amigas da massa cinzenta, é impossível deixar de mencionar o morango, o kiwi, o pêssego e a maçã. Isso porque eles são lotados de fisetina, uma substância que favorece as conexões entre as células nervosas. Vegetais vermelhos, alaranjados e verde-escuros também são bem-vindos. “Eles são fontes de carotenoides, outros antioxidantes que protegem o cérebro da ofensiva dos radicais livres”, confirma a nutricionista Lilia Zago. No final, ganham a memória, o raciocínio e a criatividade. Por falar nisso, agora é a sua vez. Que tal usar a imaginação e bolar uma receita com esses ingredientes? Em tempos de calor, os sucos podem deixar a tarefa de cuidar da mente e do corpo muito mais fácil e saborosa.
MISTURAR FAZ BEM
Com a crescente busca por uma alimentação saudável, as casas de sucos se espalharam rapidamente pelo país, oferecendo à população inúmeras combinações de frutas — algumas um tanto quanto curiosas. Mas será que a mistura de ingredientes é proveitosa para a saúde? Segundo a nutricionista Fernanda Serpa, da capital fluminense, não há dúvida de que sim. “Só temos a ganhar com várias frutas na mesma bebida, já que não ocorre a interação entre seus componentes”, afirma. Para demonstrar que é possível preparar um verdadeiro coquetel de vitaminas, a profissional indica algumas frutas para formar um mix completo. Anote: mamão, riquíssimo em vitamina A; abacate, abastecido de vitamina E; laranja, com altas doses de vitamina C; e, banana, que completa a lista com as vitaminas do complexo B. Haja força!
SUCO DE BETERRABA, CENOURA, SALSÃO E ERVA-DOCE
Ingredientes:
• 150 ml de água
• 1 beterraba
• 1 cenoura
• 1 ramo de salsão
• 1 ramo de erva-doce
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se usar a centrífuga, não é preciso colocar água. Beba o suco em seguida.
Rendimento: 300 ml.
COMPLEMENTOS IDEAIS
• Cenoura: rica em fibras, ajuda na digestão e no funcionamento do intestino.
• Salsão e erva-doce: a dupla melhora o transporte de oxigênio na corrente sanguínea, proporcionando ainda mais energia.
SUCO DE UVA, GENGIBRE E MAÇÃ
Ingredientes:
• 150 ml de água
• 1 cacho de uvas roxas
• 1 maçã
• 1 pedaço pequeno de gengibre
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Se usar a centrífuga, não é preciso adicionar água. Coe a bebida em uma peneira e beba em seguida.
Rendimento: 300 ml.
INGREDIENTES EXTRAS
• Maçã: há indícios de que, no cérebro, substâncias presentes na fruta diminuam a deposição de proteínas culpadas por exterminar neurônios, um fenômeno típico do Alzheimer.
• Gengibre: ele melhora a circulação, fortalece a imunidade e atua contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.