Enciclopédia das Religiões afirma que existem nove grandes religiões no mundo. Entre essas, está o cristianismo que, por sua vez, está dividido em mais de 35 mil grupos. Como distinguir, entre esses grupos, a igreja verdadeira?
• Na Bíblia, a palavra “Igreja” é uma tradução do grego ekklesia, que significa “chamado”.
Em hebraico é qahal, que significa “reunião” ou “congregação”. Essa expressão era usada em relação a qualquer assembleia que se reunia através de um convite ou chamado.
• Desde o AT, Deus teve a Sua Igreja formada por aqueles que O seguiam e obedeciam.
Podemos citar alguns: Adão, Sete, Noé e sua família, Abraão, Moisés, Elias e muitos outros.
No NT, Jesus inaugurou a Sua Igreja composta pelos judeus convertidos e gentios que creram nEle e obedeceram aos Seus mandamentos. Essa Igreja perdurou durante os séculos e existirá até a Volta de Jesus (Apocalipse 14:12).
• O povo de Deus é chamado de “remanescente” (Apocalipse 12:17), ou seja, minoria ou parte restante. Esse povo é representado por aqueles que ouvem a voz de Cristo e obedecem às Suas ordens (João 10:14).
É claro que existem muitas pessoas que pertencem “a outro aprisco”, mas essa Igreja “invisível” ouvirá a voz de Deus para fazer parte de “um só rebanho e um só pastor” (João 10:16; Apocalipse 18:4) – a Igreja “visível” de Deus.
Metáforas da Igreja
• Corpo:
Essa ilustração salienta a unidade da Igreja e a função de cada membro em relação ao corpo (1 Coríntios 12:12-31). Cristo é o cabeça da Igreja (Efésios 5:23).
• Noiva:
A Igreja é representada como noiva e o Senhor como noivo. (Oséias 2:19; 2 Coríntios 11:2). O amor de Cristo é tão profundo pela Igreja que “a Si mesmo Se entregou por ela” (Efésios 5:25). Deus quer encontrar Sua noiva pura ao retornar à Terra (Efésios 5:27).
• Família:
A Igreja é considerada uma família (Ef 3:15). Deus recebe seus filhos através da adoção (Romanos 8:14-16) e do novo nascimento (João 3:8). Essa é uma comunidade onde as pessoas são amadas, respeitadas e reconhecidas.
• Templo:
A Igreja é o “edifício de Deus”, o templo onde habita o Espírito Santo (1 Coríntios 3:9-16). Jesus Cristo é o Seu fundamento e a “pedra angular”. Pedro diz que os crentes são “pedras vivas” que constituem a “casa espiritual” (1 Pedro 2:4-6).
O Fundamento da Igreja
Jesus disse a Pedro:
“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
Será que Jesus escolheu Pedro como fundamento de Sua Igreja? Como entender esse verso?
Precisamos compreender o contexto. Pedro tinha acabado de falar a respeito da divindade de Jesus:
“Tu és o Cristo [Messias], o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16).
Foi sobre esta declaração que Jesus mencionou: “Sobre essa pedra edificarei a minha Igreja”.
Uma breve análise etimológica da passagem nos ajuda a entender:
“Também eu te digo que tu és Pedro [grego “petros” = uma pedra pequena], e sobre esta pedra [grego “petra” = rocha] edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
Jesus afirmou a Pedro que a pedra sobre a qual seria edificada a Igreja era Ele mesmo, o próprio Cristo. Jesus é a Rocha, a Pedra angular na qual foi fundamentada a Sua Igreja (Isaías 28:16).
Ela nunca poderia ser estabelecida a partir de um ser humano imperfeito. O próprio Pedro afirmou que Cristo é o fundamento da Igreja (Atos 4:10-12; 1 Pedro 2:4).
PERGUNTAS PRÁTICAS
1. Qual é a recomendação da Bíblia para encontrar a igreja verdadeira? João 7:17; 1 Timóteo 3:15
A igreja verdadeira é conhecida pela doutrina. João usa a palavra doutrina e Paulo a palavra coluna. A seguir, veremos oito colunas bíblicas que mantêm a igreja do Deus vivo na Terra.
2. Qual é a primeira coluna que sustenta a igreja de Deus? Efésios 2:19, 20
Fundamento dos apóstolos: Novo Testamento.
Fundamento dos profetas: Antigo Testamento, sendo Jesus Cristo a pedra principal.
A igreja verdadeira aceita toda a Bíblia como única regra de fé e prática.
3. Segunda coluna: Atos 16:30, 31; 4:12
A igreja verdadeira ensina que a salvação é unicamente pela fé em Cristo (1 Tm 2:5).
4. Terceira coluna: João 14:1-3
É o ensino da volta de Jesus, com milhares de anjos. Todo olho O verá, os mortos ressuscitarão e reinarão com Cristo por mil anos. A igreja verdadeira ensina essa verdade.
5. Quarta coluna: João 14:15; Apocalipse 12:17.
Por ensinar e pregar a validade da Lei, a igreja de Deus é objeto da ira de Satanás (Ap 14:12; Ler I João 2: 3, 4).
6. Quinta coluna: Apocalipse 12:17; 19:10
“O testemunho de Jesus” é o Espírito de Profecia, ou dom de profecia. Esse dom é característica da igreja de Deus nos últimos dias.
7. Sexta coluna: Isaías 58:13; Ezequiel 20:12, 20
A igreja do Deus vivo ensina a vigência do sábado como verdadeiro dia de adoração, como expressão de amor e sinal de fidelidade Àquele que nos salvou.
8. Sétima coluna: Mateus 24:14; Apocalipse 14:6.
A Bíblia descreve três anjos (mensageiros) voando pelo meio do céu pregando a toda nação, tribo, língua e povo. Portanto, a igreja de Deus é um movimento mundial.
9. Oitava coluna: I Coríntios 3:16, 17; 6:19, 20
A igreja verdadeira segue os princípios bíblicos de saúde (Gn 1:29; LV 11).
10. Qual é o apelo que Deus faz a Seus filhos sinceros que ainda participam de grupos religiosos que não ensinam toda a verdade bíblica? Mateus 7:21-23; João 10:16; Apocalipse 18:4
Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo.
Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista.
Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.