176 – Antes da Vitória vem Perseverança

ASSUNTO: Perseverança.

OBJETIVO: Levar a igreja a perseverar no Senhor.

TEXTO: Lc 18:35-43.

TESE: A perseverança antecede as bênçãos.

INTRODUÇÃO:

Entre as orientações apresentadas neste texto, está a da importância da perseverança na vida do cristão. Pois ela antecede a bênção provida pelo Senhor. Mas, por que a perseverança antecede a bênção?

I. Transpõe os Obstáculos.

 

Contexto: Jesus ia a Jerusalém para a Páscoa. Nessa época os peregrinos viajavam juntos em grupos. Jesus estava em um desses grupos, e todos queriam ouvi-Lo. “Quando esse grupo passava por uma vila ou cidade, aqueles que não podiam ir à festa se ajuntavam à beira do caminho para ver os peregrinos  e desejar-lhes boa sorte na viagem. E o cego estava sentado entre a multidão”, perto de Jericó (v. 35). Perguntou o que era aquilo (v. 36), e ao notificar-se de que se tratava de Jesus, clama para que Ele o ajudasse e o curasse.

 

1) Era cego.

Esse era um grande obstáculo, pois não podia visualizar Jesus. Por ter uma audição aguçada, deduziu a direção em que Jesus Se encontrava, e gritou.

2) As críticas e repreensões.

“Repreendiam-no para que se calasse, mas ele clamava ainda mal alto” (v. 39).

Os obstáculos que a vida nos coloca não são intransponíveis para aqueles que são perseverantes.

ILUSTRAÇÃO:

Em 1832, Abraão Lincoln perdeu o emprego. Neste mesmo ano foi derrotado em sua campanha por uma cadeira no Legislativo Estadual de Illinois. Em 1833 fracassou em seus negócios; Em 1835 faleceu sua noiva; Em 1836 sofreu aguda crise nervosa; Em 1838 foi derrotado em suas aspirações para alcançar a presidência da Legislativa de Illinois; Em 1843 sofreu outra derrota como candidato ao Congresso Nacional; Em 1846 foi afinal eleito Deputado Federal, porém em 1848 perdeu a reeleição; Em 1854 foi derrotado quando disputou a representação do seu Estado no Senado da República; Em 1856 sofreu outra derrota, quando disputava a Vice-Presidência da República; Em 1858 foi outra vez vencido em sua campanha para o Senado; Porém, em 1860, afinal, foi eleito Presidente do seu País.

Lincoln nunca se deixou abater diante da derrota, mas o seu nome jamais seria conhecido pelo mundo se ele não houvesse perseverado em seu esforço por atingir os seus objetivos.

II. Revela Fé

1) Jesus pediu que o trouxessem. Posteriormente, perguntou-lhe: “Que queres que te faça?” (v. 41). Com convicção, ele respondeu: “Senhor, quero ver” (v. 42).

2) Então Jesus diz: “Vê, a tua fé te salvou” (v. 42). Imediatamente ele tornou a ver.

Devido à sua perseverança em continuar clamando ao Senhor, sua fé foi revelada publicamente. Então ele foi curado por Cristo.

CONCLUSÃO:

Portanto, a perseverança é uma prerrogativa indispensável no cristão, pois ela o fortalece para vencer os obstáculos (crítica, limitações, etc.) que o distanciam do Senhor. E a perseverança também revela sua fé (do cristão) no Senhor, para receber Suas bênçãos.

APELO:

Diga um “amém” bem forte aqueles que querem pedir ou ampliar a perseverança na vida cristã.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos. OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos. TEXTO: Romanos …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

Deixe uma resposta