195 – Conselhos que Trazem Esperança

ASSUNTO: Conselhos.

OBJETIVO: Mostrar os resultados positivos quando damos ouvidos aos conselhos bíblicos.

TEXTO: Romanos 12:12.

INTRODUÇÃO – A lista de virtudes recomendadas para enriquecer a vida cristã vai do verso 9 a 21. Em foco, o serviço cristão em relação à igreja e à comunhão do corpo. O crente salvo é automaticamente chamado para andar em amor. E se queremos obter vitória na vida diária, precisamos dar ouvidos a cada um desses maravilhosos conselhos.

I. Regozijai-vos na Esperança.

 

Regozijar é o mesmo que estar contente, alegre. A esperança cristã é a razão da alegria. O crente louva a Deus com gratidão, pela certeza que o Espírito Santo coloca em seu coração, mediante a Palavra, de que todas as promessas de Deus serão concretizadas, sobretudo aquelas vinculadas à salvação (Rm. 5:2).

 

1- Esperança espiritual

a) Elemento salvador na vida. “Pois nesta esperança somos salvos…” (Rm. 8:24 p.p)

b) As Escrituras, a sua fonte. “Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança”.

 

2- Esperança eterna

a) Tesouro celestial. “Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho”. (Cl. 1:5)

b) Assegura a ressurreição. “Tendo esperança em Deus, como estes mesmo também esperam, de Deus há haver ressurreição tanto dos justos como dos injustos”. (At. 24:15)

II. Sede Pacientes na Tribulação.

  “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” (Rm. 8:25).

1- Tribulação nos aproxima mais de Deus.

a) O objetivo da prova é nos aproximar mais de Deus. A prova nos revela a nossa dependência de Deus, daí o motivo de Paulo declarar: “…nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo…produz perseverança…experiência…esperança” (Rm. 5: 3-4).

b) Tribulação prepara o crente para o Céu. “…através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” (At. 14:22).

c) A visão dos glorificados. “…quem são e de onde vieram? Respondi-lhe… são estes os que vêm da grande tribulação…” (Ap. 7:13-14).

III. Na Oração, Perseverantes.

“É na oração que encontramos consolo e auxílio do Senhor. Tanto como a paciência se desenvolve no exercício da oração”.

1- Oração no sofrimento. 

a) Tiago aconselha: “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração.” (Tg. 5: 13).

b) Paulo aconselha: “Orai sem cessar” (I Ts. 5:17).

ILUSTRAÇÃO – Timur. “Vi-me obrigado por meus inimigos a me refugiar em um edifício em ruínas, onde permaneci sentado durante muitas horas. Desejando desviar o pensamento de minha condição desesperada, fixei a vista  em uma formiga que tentava subir por uma parede, carregando um grão de trigo maior do que ela. Observei os esforços que desprendeu para conseguir o que desejava. O grão caiu no chão, sessenta e nove vezes, mas o inseto perseverou e por fim, na septuagésima vez, pôde chegar ao alto. Isto me confortou grandemente naqueles momentos e jamais me esqueci da lição.”

CONCLUSÃO – Estas três qualidades espirituais são resultados da ação do Espírito Santo na vida do crente (Ef. 5:18). Quando somo controlados por ele, não desprezamos a busca pessoal, o tempo diário de oração com o Pai, pois entendemos que esse procedimento vai nos capacitar a suportar a tribulação e a entender a dádiva da esperança.

APELO – Você gostaria de aceitar estes conselhos? Fique em pé e oremos.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

196 – A Escolha Sábia

ASSUNTO: A escolha sábia. OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo …

194 – A Exortação de Barnabé

ASSUNTO: A exortação de Barnabé. OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão. TEXTO: Atos …

193 – A Grande Promessa

ASSUNTO: A Volta de Jesus. OBJETIVO: Incentivar a igreja a crer totalmente na Segunda vinda …

Deixe uma resposta