O Céu que Anelamos

Um Desejo Humano

—Esta será a última vez que nos veremos aqui na terra queridos filhos — disse a mãe com dificuldade e voz soprosa.

“Seu pai, que já morreu, e eu tentamos lhes ensinar o caminho certo, porque queremos estar com vocês novamente no céu”, disse com grande esforço, mas com um rosto iluminado pela fé e esperança.  “O câncer tem me consumido e são poucas as horas de vida que me restam, eu só espero que a morte venha, mas tenho fé que o meu Senhor Jesus, quando vier pela segunda vez, me ressuscitará para ir morar com ele no céu, como prometeu”.

Finalmente lhes disse: “Adeus queridos filhos, nos veremos no céu”.

A Esperança do Cristão

O que é o céu, que quando se fala dele se pensa no melhor? Se alguém se fascina com um lugar bonito, diz: “Parece o céu”. Se você gosta do sabor de algo delicioso diz: “Tem gosto de céu”.

O céu é um conceito cristão que expressa o anseio do ser humano por um lugar perfeito onde todas as dores e os sofrimentos da presente vida não existem mais, onde a alegria e bem-estar perfeito são o denominador comum da existência de seus habitantes.

Mas há mesmo um lugar assim ou é apenas um estado de êxtase espiritual, como alguns supõem? Para responder a esta questão é necessário irmos até às Escrituras. O que a Bíblia diz sobre o céu?

Os Quatro Céus da Bíblia

A Bíblia menciona quatro tipos de céu ou céus:

O céu atmosférico: O primeiro céu que mencionam as Escrituras é o céu atmosférico criado no segundo dia da criação (Gênesis 1:6-8). Este é o céu ou a atmosfera, como também chamamos o espaço de azul intenso que observamos quando o dia não está nublado. É aí que as nuvens flutuam e os pássaros se deslocam em elegantes vôos.

O céu astronômico ou firmamento: O segundo céu do qual fala a Palavra de Deus é o firmamento que se tornou visível quando Deus criou o sol e a lua em nosso sistema solar, no quarto dia da criação (Gênesis 1:14-19). Este é o céu astronômico que observamos nas noites cheio de estrelas e planetas, galáxias e constelações. A Bíblia também o chama de “o céu dos céus” (1 Reis 8:27).

O Céu, morada de Deus: O terceiro céu de que fala a Bíblia é a morada de Deus: Salomão o chamou de “lugar da tua habitação nos céus” (1 Reis 8:30). Por isso, o Senhor Jesus nos ensinou a orar: “Pai nosso que estás nos céus” (Mateus 6:9). Paulo o chamou de “o terceiro Céu” ou “paraíso” (2 Coríntios 12:2-4). Este é o lugar onde Jesus prometeu que iria preparar um lugar para nós e nos levar para morar com ele quando ele retornasse uma segunda vez (João 14:1-3). Esta é a razão pela qual nós cristãos dizemos que vamos para o Céu.

No entanto, embora a Bíblia nos diga que os redimidos “reviveram e reinaram com Cristo (no céu) durante mil anos” (Apocalipse 20:3, 4, 6), isso deixa claro que o céu onde Deus habita não será o lar definitivo dos remidos. E é aí que vamos discutir sobre o quarto céu.

O lar dos remidos ou a Nova Terra: Depois que Jesus vier à Terra uma segunda vez, haverá um período de mil anos onde iremos morar com Ele no céu (Apocalipse 20:3, 4, 6). No final dos mil anos, os remidos regressarão do céu para estabelecerem-se na Terra. Nesse tempo os ímpios serão ressuscitados para serem julgados (Apocalipse 20:11-15). Depois serão consumidos pelo fogo divino (Apocalipse 20:9). Nesta conflagração, o apóstolo Pedro nos diz que “os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, serão descobertas” (2 Pedro 3:10).

Depois disso, o apóstolo João viu que este planeta velho e degradado, corrompido por tanta contaminação ambiental e moral, será renovado completamente: “Eu vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existia”. A nova Jerusalém, a cidade celestial que Jesus preparou para os remidos(Hebreus 11:16), descerá “do céu, de Deus”, para se estabelecer permanentemente na terra renovada (Ap 21:1-3 – Versão Reina Valera).

O maior privilégio para este pequeno planeta, que tem testemunhado a tanta ruína e miséria, é que ele virá a ser o centro do universo, a morada de Deus e de Cristo por toda a eternidade. São João diz: “Eis que o tabernáculo de Deus (Cristo) está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles”, e “reinarão pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 21:3, 22:5).

A Vida na Nova Terra

A Nova Terra ou o Paraíso de Deus é a casa onde os redimidos viverão pela eternidade.

Como será a vida no céu? Será algo real ou apenas uma ilusão? A linguagem humana não é suficiente para descrever a recompensa dos justos. Nenhuma inteligência limitada pode compreender a glória do paraíso de Deus. Nas Escrituras temos informações muito limitadas. O apóstolo Paulo deixa claro que a vida no céu será muito além do alcance de nossa imaginação: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).

Nas Escrituras temos descrições do que não haverá, assim como algumas coisas que nós faremos na Terra Nova. Vamos destacar apenas algumas delas:

O que Não Haverá e o que Faremos no Céu

O nosso corpo mortal será transformado em imortal e incorruptível (1 Coríntios 15:51-54), São João assegura-nos que Deus “enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).

Não haverá nenhuma deficiência física ou incapacidades: “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão.Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantará de alegria…” (Isaías 35:5, 6).

Nesta terra abençoada não haverá mais tristeza ou gemido de dor, porque os “resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías 35:10).

Na Nova Terra não haverá decepções ou frustrações, porque não foi possível concluirmos nossos planos ou aspirações. Lá nós gozaremos os frutos de nossos esforços. É dito que os redimidos “edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos…” (Isaías 65:21-23).

Também não haverá incerteza ou desespero, porque os nossos pedidos ou necessidades não foram satisfeitos, porque Deus nos promete: “antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei” (Isaías 65:24).

Não haverá injustiça. Neste mundo a injustiça e a desigualdade são as causas de angústia e dor em toda parte, no entanto no céu “segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pedro 3:13).

O profeta Isaías nos diz que haverá paz e harmonia, mesmo entre os animais, “O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. ão se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:6-9, veja tb Isaías 35:9).

Mesmo a natureza será completamente transformada, a Terra será um novo paraíso. “O deserto e a terra se alegrarão; o ermo exultará e florescerá como o narciso. Florescerá abundantemente, jubilará de alegria e exultará…” (Isaías 35:1, 2).

Quem Entrará e Quem não Entrará no Céu

O Senhor promete: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9). Ele acrescenta que os justos e os mansos “herdarão a terra e habitarão nela para sempre” (Salmo 37:29, Mateus 5:5). Jesus convida “a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho”. Por outro lado, “os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte. … Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:6-8, 27).

Um lugar para você: Prezado leitor, Jesus foi preparar um lugar para você e para mim, porque ele quer que vivamos com ele por toda a eternidade. Também “O Espírito e a noiva dizem: “Vem!” E todo aquele que ouvir diga: “Vem!” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22:17). Estou fazendo planos e preparando-me para viver com Jesus, convido-o para que você faça o mesmo e juntos vivamos com o Senhor no céu. Você deseja isso também?

Artigo escrito por Armando Juárez, dirigente da Igreja Adventista do Sétimo Dia nos Estados de Nevada e Utah, doutorado em teologia. O Artigo foi publicado na revista adventista “El Centinela” na Edição de Junho/2009.Tradução feita pelo blog http://www.setimodia.wordpress.com


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Especulações, Fantasias e Verdades sobre o Céu

O filósofo alemão, Schopenhauer (1788-1860), disse: “A vida não leva o seu fardo. É uma …

A solução divina para o desassossego humano

A tecnologia revolucionou o mundo de tal forma que diminuiu significativamente no homem a demanda …

Para viver para sempre

O tema da morte é universal. Alguns o vêem como o centro dinâmico da ordem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×