Em Cantares 7, o marido faz elogios apaixonados para a esposa, destacando aspectos físicos, mas também sua postura e linhagem nobre. Em resposta, a esposa promete mais do que apenas satisfazer o desejo sexual de seu marido por ela; ela promete que o amará com alegria, e que desfrutará da vida ao lado dele. Essa leitura nos faz pensar no seguinte: o relacionamento conjugal envolve mais do que apenas sexualidade e romance. O relacionamento conjugal duradouro envolve todos os aspectos da vida, e leva o homem e a mulher a desfrutarem com otimismo os dias que passam juntos, sejam eles repletos de boas aventuras, ou manchados por tristes experiências.
Fica claro na reflexão que o casamento autêntico resiste ao tempo e às pressões, fugindo de desculpas como “incompatibilidade”, “desgaste”, “cansaço da relação”, “anseio por algo diferente”.
A perspectiva bíblica de casamento se contrapõe à concepção de relacionamento numa sociedade onde o que importa é o casal sair bonito na foto, dar festas que impressionem, conseguir likes nas redes sociais e transmitir a ideia de que vive em constante lua-de-mel. E se isso não se concretizar, facilmente opta-se pela descartabilidade da relação.
A vida conjugal, nos moldes bíblicos, inclui as alturas de experiências marcantes e lindas, mas também as experiências tristes e comuns da planície. E, convenhamos, na maior parte do tempo vivemos na planície de uma vida comum, corriqueira, normal.
Assim, mesmo diante da monotonia de um casamento “normal” – sem aparentes grandes histórias para contar –, precisamos permanecer unidos, renovando diariamente os votos de uma união firme, consciente, e dialogando sobre a necessidade de vencer os desafios, e, de fato, lutando para transpor as barreiras de quem quer fazer a vontade de Deus, permanecendo casado, como é da vontade do Criador do casamento, nosso Pai Celestial.
Se quiser casar de novo, faça-o, mas com a mesma mulher, com o mesmo marido!
(Adolfo Suárez é pastor e reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia)
Fonte: Outra Leitura