A estrutura singular de Apocalipse 17

A visão de João em Apocalipse 17 é uma das mais fascinantes do último livro da Bíblia e de extraordinário valor para a igreja de Deus! Ela pinta em cores muito vivas o panorama das condições político-religiosas prevalecentes nos últimos tempos, pouco antes do retorno de nosso Senhor Jesus.

Mais do que isso, ao descrever os lances dramáticos que terão lugar nesse tempo, a profecia antevê o livramento final do povo de Deus em virtude de sua fidelidade ao Senhor, não obstante as forças conjuntas, instigadas por Satanás, que se levantarão contra eles.

Como se trata de uma profecia ainda não cumprida, prover uma interpretação que contemple todos os seus aspectos é uma tarefa difícil, senão impossível no momento, e certamente seria insensato de nossa parte especular sobre as porções que ainda aguardam sua plena realização.

Afinal, as profecias não nos foram dadas com esse fim, mas para fortalecer nossa fé na garantia da revelação de Cristo, à medida que elas se tornam uma realidade histórica irrevogável (João 14:29).

Contudo, é perfeitamente possível discernir em Apocalipse 17 o quadro geral que aí se apresenta, a natureza do último grande conflito e seus protagonistas.

Para facilitar a compreensão do leitor, e por amor à brevidade, pareceu-me mais razoável examinar a visão aos poucos, um passo de cada vez, sem prejuízo do aprendizado.

Neste post, vamos examinar como Apocalipse 17 foi divinamente estruturado.

A estrutura da profecia

O foco da visão de João em Apocalipse 17 é o julgamento da grande meretriz, vista montada numa besta. O capítulo é dividido em três partes:

  1. Introdução à visão (versos 1 e 2).
  2. A visão (versos 3 a 6).
  3. A explicação da visão (versos 7 a 18).

Para melhor visualizar esse arranjo, transcrevi abaixo o capítulo com a indicação de suas respectivas partes:

A descrição da grande meretriz
 
[INTRODUÇÃO À VISÃO]

 

1 Veio um dos sete anjos que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas,
2 com quem se prostituíram os reis da terra; e, com o vinho de sua devassidão, foi que se embebedaram os que habitam na terra.
[A VISÃO]
3 Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres.

4 Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro trasbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.
5 Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: Babilônia, A Grande, A Mãe Das Meretrizes E Das Abominações da Terra.
6 Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto.

[A EXPLICAÇÃO DA VISÃO]

7 O anjo, porém, me disse: Por que te admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e os dez chifres e que leva a mulher:
8 a besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição. E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação do mundo, se admirarão, vendo a besta que era e não é, mas aparecerá.
9 Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis,
10 dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e, quando chegar, tem de durar pouco.
11 E a besta, que era e não é, também é ele, o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.
12 Os dez chifres que viste são dez reis, os quais ainda não receberam reino, mas recebem autoridade como reis, com a besta, durante uma hora.
13 Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.
14 Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.
15 Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas.
16 Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo.
17 Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e deem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus.
18 A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra.


A estrutura é parte da revelação

Há um detalhe verdadeiramente instrutivo na forma como Apocalipse 17 foi dividido!

introdução da visão apresenta os dois personagens principais de interesse da profecia: a grande meretriz e os reis da terra que com ela se prostituíram.

visão se concentra na mulher, que é vista montada numa besta escarlate.

explicação da visão revela detalhes sobre as relações impróprias que ela mantém com os reis da terra, simbolizados pela besta.

Agora note o seguinte:

  • Na visão, a mulher é o grande destaque, ao passo que a menção à besta é quase incidental.
  • Na explicação da visão, o anjo inverte o foco: a besta passa a ser o destaque, enquanto a mulher é mencionada em segundo plano.

O que esse arranjo significa?

O propósito de Deus aqui é advertir-nos de que não é possível compreender o significado da mulher sem considerar suas relações com a besta, nem o significado da besta independentemente de suas relações com a mulher.

Ambos devem ser compreendidos juntos, à luz de suas sucessivas relações!

Tenha isso em mente, à medida que avançarmos em nossa investigação sobre Apocalipse 17, pois é essencial para o correto entendimento da profecia.

O passo seguinte será investigar outra singularidade relacionada à maneira como a visão foi revelada a João e que nos guiará à uma interpretação segura de seu verdadeiro significado.

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Fonte: As Três Mensagens

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Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

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