A marca da besta: um sinal de opressão

 

A marca da besta representa o poder e autoridade do anticristo, o qual não apenas se opõe a Cristo, mas também pretende ocupar o Seu lugar, assumindo para si prerrogativas exclusivamente divinas (Daniel 8:25; 11:36-37; II Tessalonicenses 2:3-4).

A mais evidente demonstração de tamanha insolência diz respeito à uma mudança na lei de Deus: a substituição do sábado do Senhor pelo domingo como dia de descanso (Daniel 7:25).

Em meus posts anteriores apresentei amplas evidências de que essa alteração carece de embasamento bíblico e histórico, sendo justificada somente pela tradição que a Igreja alega ser superior à autoridade das Escrituras.

A marca da besta é, com efeito, a marca da rebelião contra a autoridade e o governo de Deus expressos em Sua santa lei. Em contraste com a reforma espiritual proposta por Cristo em seu último grande apelo (Apocalipse 14:6-12), a Babilônia religiosa representa um movimento que conduz o mundo em direção à ilegalidade e à injustiça ao enaltecer leis e tradições de origem humana.

Ora, um poder religioso que se vale da tradição humana e que assume ilegalmente o direito divino não pode legitimar-se perante o mundo sem o apoio do poder civil. É por isso que a lógica por trás da mudança na lei de Deus e da aquiescência geral requer a união desses poderes, sem a qual o reconhecimento não será possível.

Em uma sociedade que ainda é, em grande medida, livre e democrática, o domingo tem sido exaltado como a solução para uma variedade de problemas humanos (veja um exemplo aqui). Ao mesmo tempo, e em resposta a essas necessidades, há uma crescente reivindicação da Igreja pelo reconhecimento público do descanso dominical, como na seguinte declaração de João Paulo II, em sua carta Dies Domini (#67, último parágrafo):

Por isso, é natural que os cristãos se esforcem para que, também nas circunstâncias específicas de nosso tempo, a legislação civil tenha em conta o seu dever de santificar o domingo. Em todo o caso, têm a obrigação de consciência de organizar o descanso dominical de forma que lhes seja possível participar na Eucaristia, abstendo-se dos trabalhos e negócios incompatíveis com a santificação do dia do Senhor…

Ao mesmo tempo, há uma crescente ameaça à Primeira Emenda da Constituição americana. Recentemente, o senador republicano Orrin Hatch, em declarações proferidas no salão do Senado dos Estados Unidos, criticou o conceito de separação entre Igreja e Estado, alegando, entre outras coisas, o seguinte:

A doutrina errônea do muro de separação tem diminuído o papel da religião no discurso público, alimentando a visão de que a religião é um assunto privado em vez de um preceito fundamental da sociedade civil americana.

Esse conjunto de tendências preocupantes anuncia a aurora de um novo mundo – um mundo em que o domingo será não só a marca efetiva da autoridade que efetuou a mudança, como também a marca da opressão contra todos aqueles que desejarem servir a Deus segundo os ditames de sua própria consciência.

Neste sentido, o testemunho da história ainda tem muito a nos ensinar e esperamos aprender suas preciosas lições nas postagens seguintes.

 

 

 


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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