Alguns dizem que a palavra “inspiração” não é bíblica. É verdade?

Alguns dizem que a palavra “inspiração” não é bíblica. É verdade? Está correta a tradução de II Timóteo 3:16? “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.”

Não devemos permitir que discussões teológicas nos confundam. 0 Senhor pode usar tais controvérsias para nos levar de volta à Bíblia a fim de que possamos entendê-la melhor. A passagem em foco é muito importante em qualquer debate sobre a natureza e autoridade das Escrituras, e merece análise cuidadosa. Permita-me fazer alguns comentários sobre esse verso.

Extensão da inspiração. A frase “toda a Escritura” define a esfera em que “inspiração”, qualquer que seja seu significado, atue. A palavra “escritura” é coerentemente usada no Novo Testamento para se referir a toda a literatura bíblica. 0 termo singular “escritura” é freqüentemente usado no Novo Testamento para designar uma porção específica do Antigo Testamento (Luc. 4:21; João 19:37), mas há muitos casos em que o termo significa as Escrituras como um todo (Gál. 3:22; Tia. 4:5).

Uma prova de que essa passagem se refere à totalidade da Escritura é o uso da palavra “toda”. A ausência do artigo definido tem levado alguns a concluir que a passagem deveria ser traduzida “cada escritura”; isto é, cada porção das Escrituras em vez de “toda, a totalidade da Escritura”. Na verdade, ambas as traduções são possíveis, e o significado é basicamente o mesmo. Se cada parte específica das Escrituras é inspirada, então sua totalidade também o é.

Conexão entre inspiração e a Escritura. O termo grego traduzido por “é inspirada” é theopneustos, e este é o único lugar no Novo Testamento em que esse termo é usado. Não é um verbo, mas um adjetivo formado pela combinação de duas palavras gregas: theos (“Deus”) e pneu (“fôlego”, “sopro”), às quais se acrescenta o adjetivo verbal (tos).

Pode ser traduzida de duas maneiras, significando (a) “sopro divino” (isto é, provocantes pensamentos sobre Deus, cheios do sopro divino) ou (b) “Deus soprou” (indicando que a Escritura é o resultado do sopro de Deus). A maioria dos eruditos aceita a segunda acepção como mais apropriada porque o sufixo ligado ao termo grego tos- indica um significado na forma passiva.

A relação entre esse termo e a frase anterior “toda Escritura” é questionada por alguns eruditos. Há duas possíveis formas de descrever essa relação: (a) “Toda Escritura inspirada por Deus” ou (b) “Toda a Escritura é inspirada por Deus”. A primeira pode dar a idéia de que algumas partes da Escritura não são inspiradas por Deus, ao passo que a segunda afirma que toda a Escritura é inspirada por Deus. O argumento se baseia em aspectos técnicos pertinentes à ordem da palavra grega. A maioria dos eruditos
apoia a segunda tradução.

0 mais importante, porém, é o contexto. Ele sugere que o apóstolo não tem interesse algum em fazer distinção entre o que é inspirado por Deus na Bíblia e o que não é inspirado. Tal distinção é estranha ao Novo Testamento, e esse verso nega sua validade.

Significado de inspiração. A frase “toda a Escritura divinamente inspirada” significa que ela foi “inspirada” por Deus. 0 verbo “inspirar” provém do termo latino inspirare, “soprar”. As Escrituras são o resultado do sopro divino. Foi através do sopro divino que Adão veio à existência (Gên. 2:7) e o Universo foi criado (Sal. 33:6). 0 mesmo poder divino trouxe as Escrituras à existência.

Nossa passagem diz que o fenômeno da Escritura é resultado exclusivo da maravilhosa e insondável obra de Deus. Isto torna a Bíblia singular em natureza e autoridade. Deus usou seres humanos, mas o apóstolo nos diz que as Escrituras não podem ser creditadas a eles, mas a Deus. Desde que tudo nela se origina nEle, ela é digna de confiança e credibilidade.

Função da Escritura. A passagem termina com uma definição do propósito da Bíblia. Não somos convidados a argumentar sobre os detalhes da inspiração, mas a nos submeter a sua autoridade. Nossos ensinos e doutrinas provêm da Bíblia; é por meio da Bíblia que o poder do Espírito adverte, corrige e nos treina para uma correta conduta ética. Qualquer definição de inspiração que solape, modifique ou limite a natureza, a função e a autoridade da Escritura deve ser afastada; porque “toda a Escritura é inspirada por Deus”.

Texto de Angel Manuel Rodriguez, diretor associado do Instituto de Pesquisas Bíblicas da Associação Geral, publicado na Revista Adventista de Jan/1998.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

10 Perguntas para quem não acredita na trindade

10 Perguntas para os que NÃO Acreditam na Trindade 1. Se Jesus era menor do …

Estaria a Bíblia cheia de erros?

A Bíblia está CHEIA de erros      -o primeiro erro foi quando Eva duvidou …

Biblias

Bíblias     Bíblia Comentada   Acessar     Bíblia Narrada e Musical Vol 1 …

Deixe uma resposta