O lado obscuro da Igreja

CHARAMSA: “METADE DOS PADRES DO VATICANO SÃO GAYS” – Krzysztof Charamsa foi expulso do Vaticano por ser homossexual e vem denunciando a homofobia no seio da Igreja

 

 

O teólogo e filósofo Krzysztof Charamsa, polonês de nascimento e hoje residente em Barcelona com seu namorado catalão, ficou famoso sem querer quando há dois anos tornou público que é homossexual e que tinha um companheiro. Naquele momento, vivia em Roma e trabalhava diariamente no Vaticano, onde era nada menos que secretário da Comissão Teológica Internacional, dentro da Congregação para a Doutrina da Fé. Ou seja, Charamsa era um alto funcionário do Estado da Santa Sé.

Expulso imediatamente do trabalho, o Vaticano tentou abafar um escândalo que colocava sobre a mesa novamente a homossexualidade na hierarquia da Igreja católica. “Metade dos padres do Vaticano são gays”, declarou na época. Mais tarde, publicou o livro A primeira pedra, no qual relata como foi o processo interno que o levou a tomar a decisão radical que mudou sua vida. Também denuncia a homofobia no seio da Igreja Católica.

Seja qual for à causa, o fato é que a cultura judaico-cristã tem tradicionalmente considerado o homossexualismo um comportamento moralmente inaceitável. A Bíblia reconhece dois sexos somente: masculino e feminino, acompanhados da bênção da procriação. Portanto, a intimidade sexual é apropriada unicamente no relacionamento conjugal entre homem e mulher. Deus assim a estabeleceu desde o princípio, e a abençoou.

Jesus reforçou esse conceito quando disse: “Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? (…) Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mat. 19:4-6). A família é uma ideia de Deus. É plano divino que todos os indivíduos nasçam e se desenvolvam fazendo parte de um círculo de amor que envolve pai e mãe, e cresçam dentro dessa estrutura familiar.

Percebe-se, no entanto, que essa estrutura está fragilizada e se desintegrando pouco a pouco. E, em decorrência disso, a sociedade sofre as mazelas de modelos alternativos que têm se demonstrado pouco eficazes.

Nos dias de Noé, “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na Terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então Se arrependeu o Senhor de ter feito o homem na Terra, e isso Lhe pesou no coração. Disse o Senhor: farei desaparecer da face da Terra o homem” (Gênesis 6:5-7). Eles encheram sua taça de iniquidade. Falando sobre os últimos dias Jesus disse: “Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem” (São Mateus 24:37).

Na foto, o teólogo Krzysztof Charamsa, expulso do Vaticano depois de declarar abertamente sua homossexualidade (Foto: Divulgação).

Autor: Júlio César Prado – Jornalista 

Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Consequências da união da Igreja com o mundo (Parte 2)

No artigo anterior, vimos que a visão de João em Apocalipse 17:3-6 revela seis características …

Uma palavra ao católico romano

O tema de Apocalipse 17 – o julgamento da grande meretriz (verso 1) – envolve …

Entre o “não é” e o “aparecerá”

A revelação mais surpreendente de Apocalipse 17 é a declaração de que a besta “está …

Deixe uma resposta