Por que Paulo foi acusado de pertencer a uma seita?

Certa ocasião, diante do governador Félix, o apóstolo Paulo se defendeu com estas palavras: “Confesso ao senhor que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as coisas que concordam com a lei e os escritos dos profetas, tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos. Por isso, também me esforço por ter sempre uma consciência pura diante de Deus e dos homens” (Atos 24:14-16).

Note que Paulo reafirmou algumas de suas convicções fundamentadas firmadas na Bíblia. Ele disse (1) acreditar “em todas as coisas” que concordam com a lei e os escritos dos profetas, (2) ter esperança em Deus, (3) crer na ressurreição dos justos (segunda vinda de Cristo [1Ts 4:16, 17]) e dos injustos (fim do juízo pré-advento e do milênio [Ap 20]), e (4) ter a consciência pura.

Paulo guardava o sábado, conforme podemos ver em várias passagens do livro de Atos, como em 16:13. Paulo ensinava sobre o sono da morte (1Ts 4:13-17; 1Co 15:51-54). Paulo anunciava a segunda vinda literal de Cristo (Tt 2:13). Ele sabia que “Arcanjo Miguel” é mais um dos títulos de Jesus (assim como “Anjo do Senhor” é um dos nomes Dele no Antigo Testamento [Gn 16:10, 13; 31:13; Êx 3:2, 4-22; Jz 13:18, 22]), e que é à voz Dele que os mortos serão ressuscitados (1Ts 4:16) – heresia seria dizer que anjos ressuscitam mortos e podem ter um nome que significa “aquele que é como Deus”.

Paulo também cria na continuação do dom profético no cristianismo, tanto que escreveu: “Não apaguem o Espírito. Não desprezem as profecias. Examinem todas as coisas, retenham o que é bom” (1Ts 5:19-21), e que entre os dons deixados por Jesus aos crentes até a volta Dele está o de profecia (Ef 4:11-13), o que está em conformidade com as palavras de João em Apocalipse 12:17 e 19:10. O dom de profecia continuaria até o fim, daí a necessidade de “examinar” e tomar cuidado com os falsos profetas (Mt 7:15). E se há o falso, obviamente também há o verdadeiro.

Enfim, Paulo passou a ser tido como membro de uma seita por causa do “a mais” e não do que compartilhava com os judeus. Ele cria e pregava a respeito do Messias Jesus Cristo. E sua pregação era tão poderosa que aos inimigos muitas vezes só restavam duas opções: distorcer as palavras do apóstolo ou simplesmente tentar calá-lo.

Por: Michelson Borges

Fonte: Blog Outra Leitura

A pregação do apóstolo era tão poderosa que aos inimigos muitas vezes só restavam duas opções: distorcer suas palavras ou simplesmente tentar calá-lo

Sobre Weleson Fernandes

Escritor & Evangelista da União Central Brasileira

Verifique também

Adventistas apoiaram a revolução cubana?

Há perseguição religiosa em Cuba ou é apenas uma “narrativa imperialista estadunidense”? Este texto analisa o tema a partir da Revolução Cubana até hoje.

Cristianismo combina com marxismo? Uma explicação

Nesse vídeo, gravado em 2018, entrevisto dois professores de História (adventistas) e falamos sobre a incompatibilidade entre a cosmovisão marxista e o cristianismo (detalhe: os três somos ex-marxistas)

Kanye West compara aborto a “genocídio negro”

Nos EUA são abortados anualmente mais negros do que a soma total de mortes de negros por todas as outras causas

Deixe uma resposta

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×