Sábados Semanais e Anuais

Assim como a Bíblia faz distinção entre leis, ela revela também contrastes entre o sábado do SENHOR instituído na criação e incorporado no Decálogo, e, os sábados cerimoniais estabelecidos no Monte Sinai e promulgados na Lei de Moisés ou Livro de Moisés. Os sábados cerimoniais eram festas litúrgicas ministradas durante a vigência do santuário terrestre e ligados diretamente à ele.

No Monte Sinai foi destinado também, um sábado à terra, e ocorria a cada sete anos. Ele tinha como propósito principal amparar os necessitados, pois, a produção do “sétimo ano” era destinada ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, e mesmo aos animais do campo (Levítico 25:1-7; Êxodo 23:9-11).

Focando o sábado semanal, a Bíblia atribui a sua origem na criação e fora estabelecido no sétimo dia da semana após Deus terminar a Sua obra como Criador, estabelecendo-o como o Seu santo dia.1 Várias referências ao sábado semanal são encontradas tanto no Velho quanto no Novo Testamento2, e João chamava-o, também, de “dia do SENHOR”(a) A “lei dos mandamentos na forma de ordenanças” refere-se aos diversos regulamentos cerimoniais descritos na Lei de Moisés(b) (Apocalipse 1:10 cf Isaías 58:13). O apóstolo Paulo, também, cita o descanso de Deus instituído na criação em Hebreus 4:4. Deus declara que os sábados semanais são de Sua propriedade e os classifica de “Meus sábados” e “sábados do SENHOR“:

“Cada um respeitará a sua mãe e o seu pai e guardará os Meus sábados.” (Levítico 19:3)

“Guardareis os Meus sábados e reverenciareis o Meu santuário.” (Levítico 19:30)

“… Aos eunucos que guardam os Meus sábados, escolhem aquilo que Me agrada e abraçam a Minha aliança…” (Isaías 56:4-8)

“Também lhes dei os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles…” (Ezequiel 20:12)

“Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus.” (Êxodo 20:10; Deuteronômio 5:14; Êxodo 16:23)

Outras referências a essa propriedade sabática encontram-se em Mateus 12:8 e Marcos 2:28, nessas ocasiões: Cristo rebateu as acusações dos fariseus de que Ele e Seus discípulos eram transgressores do quarto mandamento, os ensinou os verdadeiros objetivos do sábado e concluiu dizendo: “assim o Filho do Homem, até do sábado é SENHOR“. Em relação aos sábados cerimoniais vinculado à antiga aliança ou antigo concerto, cada um deles, o SENHOR determina como “vosso sábado“:

“Sábado de descanso solene vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” (Levítico 23:32; Levítico 16:29-31)

O antigo Israel possuía diversas festas ao longo do ano. E entre elas haviam sete festas cerimoniais, e os seus dias eram considerados como sábados. Estas festas (sábados cerimoniais) ocorriam em datas fixas (Levítico 23:4; II Crônicas 8:12-13), e, devido a dinâmica do calendário de cada ano, elas eram celebradas em diferentes dias da semana, como em uma segunda, terça, quinta-feira e etc. Quando umsábado cerimonial coincidia em ser celebrado no sétimo dia da semana (sábado semanal), ele era considerado como umgrande sábado (João 19:31). Eis os sete sábados cerimoniaise seus respectivos dias de celebração:

1.º Sábado Cerimonial. Pães Asmos (Início) – 15.º dia do mês de Nissan – Levítico 23:6-8

2.º Sábado Cerimonial. Pães Asmos (Término) – 21.º dia do mês de Nissan

3.º Sábado Cerimonial. Primícias – 06.º dia do mês de Sivan – Levítico 23:15-21

4.º Sábado Cerimonial. Trombetas – 01.º dia do mês de Tishrei – Levítico 23:23-25

5.º Sábado Cerimonial. Expiação – 10.º dia do mês de Tishrei – Levítico 23:26-32

6.º Sábado Cerimonial. Tabernáculos (Início) – 15.º dia do mês de Tishrei – Levítico 23:33-36

7.º Sábado Cerimonial. Tabernáculos (Término) – 22.º dia do mês de Tishrei

A respeito desses sábados cerimoniais, também conhecidos como sábados anuais foi dito que:

“São estas as festas fixas do SENHOR, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio, além dos sábados do SENHOR, e das vossas dádivas, e de todos os vossos votos, e de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao SENHOR.” “Estas coisas oferecereis ao SENHOR nas vossas festas fixas, além dos vossos votos e das vossas ofertas voluntárias…” (Levítico 23:37-38; Números 29:39)

Esses dias festivos eram chamados de sábados porque eram guardados e respeitados assim como osábado semanal do quarto mandamento. Os sábados cerimoniais ou sábados anuais não são descritos nas Tábuas de Pedra, e sim no Livro de Moisés3. As Escrituras revelam que esses sete sábados cerimoniais prefiguravam a Jesus Cristo e a Sua missão na Terra:

“Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.” (Colossenses 2:16-17 cf Gálatas 4:9-10)

Esses versos demonstram uma das principais diferenças entre o sábado semanal e os sábados cerimoniais. O sábado referente ao sétimo dia da semana não representa “sombras das coisas que haviam de vir“, pois está vinculado a um acontecimento do passado, a criação (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:4-11; Hebreus 4:4). As obras desempenhadas por Cristo em favor da humanidade eram “as coisas que haviam de vir“; e estas foram representadas pelas cerimônias da Antiga Aliança (Hebreus capítulo 8 e 9).

Existe o ensino de que Colossenses 2:16 refere-se ao sábado semanal e que este era “sombra” de Cristo. Com base nesta distorcida interpretação deveria-se afirmar, também, que Deus Pai descansou em Cristo ao final da obra da Criação (cf João 1:1-3)? Inconcebível! Este é um dos erros absurdos que o homem se envolve quando se vale de conjecturas para se esquivar sorrateiramente do quarto mandamento.

Descrevendo sobre a ab-rogação da Antiga Aliança e seus respectivos sábados cerimoniais, Oséias declarou:

“Farei cessar todo o seu gozo, as suas festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades.” (Oséias 2:11).

E esta profecia se cumpriu quando Jesus morreu na cruz, “eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas” (Mateus 27:51). As cerimônias e suas respectivas “sombras” (simbologias) que representavam a Cristo e Seu sacrifício foram extintas. O mesmo não ocorre com o sábado referente ao sétimo dia do SENHORdescrito no 4.º mandamento. A Bíblia ensina que ele tem fundamento imutável e permanente como os demais do Decálogo4. A obediência à ele é um claro reconhecimento do poder, autoridade, glória e santidade que o SENHOR unicamente detém.5


Vídeo relacionado: Sábados Semanais e Cerimoniais

a. Acesse “O dia do SENHOR

b. Acesse: Lei de Deus & Lei de Moisés

1. Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:11; Hebreus 4:4.

2. Mateus 24:20-21; Mateus 28:1; Marcos 1:21; Lucas 4:16; Lucas 23:54-56; Atos 13:42-44; Atos 18:1-4 e etc.

3. Êxodo capítulo 24; Deuteronômio 31:24-26 cf Josué 1:7-8.

4. Mateus 5:17-19; Lucas 16:17; Tiago 2:10-11 cf Apocalipse 14:12; Isaías 66:22-23.

5. Salmos 19:1-7; Romanos 1:20-21; João 1:1-3; Hebreus 1:1-4; Apocalipse 14:6-7.

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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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