007 – Deus é a Nossa Força

 

ASSUNTO: Confiança em Deus.

OBJETIVO: Mostrar a solução para as crises.

TEXTO: 2 Crônicas 20: 12, 13.

TESE: Na hora da crise, Deus é a nossa Força.

INTRODUÇÃO: 

Muitas pessoas passam por crises e não sabem como se manter firmes e confiantes. Muitas chegam até a depressão e stress. Isso acontece conosco. Às vezes olhamos para todos os lados e não vemos solução. Nessas horas de crise e angústia Deus é a força daqueles que O buscam.

I. PORQUE DECIDIMOS NOS REAVIVAR NO SENHOR.

 

JOSAFÁ- Até sua chamada ao trono, com a idade de 35 anos, Josafá tivera perante si o exemplo do bom rei Asa, que em quase toda crise fizera “o que parecia reto aos olhos do Senhor” (I Reis 15:11). Durante um próspero reinado de vinte e cinco anos, Josafá procurou andar “em todos os caminhos de seu pai Asa”, e “não se desviou deles” )I Reis 22:43).

 

Reavivamento e Reforma.

a)Adoração, somente a Deus. 

Derrubou os baalins. “Em seus esforços para reinar sabiamente, Josafá procurou persuadir seus súditos a tomarem posição firme contra as práticas idólatras. Por real indicação, esses mestres, trabalhando sob a direta supervisão dos príncipes, “rodearam todas as cidades de Judá, e ensinaram entre o povo”. II Crôn. 17:9. E como muitos procurassem compreender os reclamos de Deus e afastar o pecado, teve lugar um reavivamento.” – Ellen G. White, Profetas e Reis, (PR), 190.

APLICAÇÃO:

Quando estamos em comunhão com Deus, Ele é a nossa força na hora crise “Se os ensinos da Palavra de Deus tivessem influência controladora na vida de todo homem e mulher,… De cada lar emanaria uma influência que tornaria fortes homens e mulheres no discernimento espiritual e no poder moral, e assim nações e indivíduos seriam colocados em terreno vantajoso”.  PR, 192.

a) Reformas. (cidades fortificadas- nomeou juízes) 

Josafá, primeiro promoveu um reavivamento para então, fazer uma reforma. 

Aplicação: Assim precisamos nós, primeiro buscar a Deus e ter um reavivamento,para fazermos qualquer reforma em nossa vida.

 

II. QUANDO NOS SOBREVEM AS CRISES (V. 12- 26).

1. A Peleja. – “A Grande Multidão”

 

“Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.” (II Crôn. 20:1 e 2).

a) As grandes multidões- (CRISES – família, casamento, doenças, trabalho, desânimo, fraqueza espiritual, etc.) 

APLICAÇÃO:

Às vezes tememos quando elas vêm “Não é mal temer  quando se afronta contra o perigo (ou crises, problemas), mas é mal sucumbir ante o temor. Os fortes e valentes temem com freqüência, apesar de seus temores avançam e são resolutos.” 

III. QUANDO BUSCAMOS AO SENHOR.

1- Buscar ao Senhor.

a) Pedindo socorro: “Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR  Pôs-se Josafá em pé, na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo,” (v. 3, 4).

APLICAÇÃO:

Está você passando por algum tipo de crise? Na família? No casamento? Com os filhos? Com você mesmo? Peça socorro a Deus. 

Sua Palavra nos promete que podemos nos achegar confiantemente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna (Ver. Hb. 4: 16).  

b) Reconhecendo a nossa incapacidade 

 “Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer;…”

IV. QUANDO CONFIAMOS EM NELE (v. 13-14).

                                       

1- Nossos olhos estão posto em Ti. 

“Josafá era um homem de coragem e valor. Durante anos, estivera fortalecendo seus exércitos e suas cidades fortificadas. Ele estava bem preparado para enfrentar praticamente qualquer inimigo; contudo, nesta crise não pôs sua confiança no braço de carne. Não mediante disciplinados exércitos e cidades muradas, mas por uma viva fé no Deus de Israel, poderia ele esperar alcançar a vitória sobre esses pagãos que se vangloriavam de seu poder para humilhar Judá aos olhos das nações.” 

  b) Levando nossa família perante a o Senhor.

  

APLICAÇÃO:

Estamos com a nossa família perante o Senhor, para buscarmos socorro em tempo oportuno? Não somente quando nos  sobrevêm as multidões de dificuldades?  Tens levado e apresentado a tua família a cada dia perante o Senhor? 

“Unidos jejuaram e oraram; unidos pleitearam com o Senhor para que pusessem seus inimigos em confusão, a fim de que o nome de Jeová fosse glorificado.” 

V-  RESPOSTA DE DEUS.

1- A Batalha e Vitória são do Senhor.

APLICAÇÃO:  

Aquela batalha não era de Israel, mas sim de Deus. Deus está disposto a lutar por você e lhe conceder a vitória. Pois Ele é a nossa força.

a) Gratidão (v. 18).

“Josafá e a cidade agradeceram a Deus a vitória comprometida. Ainda não tinha começado a batalha, mas a promessa do foi aceita O Senhor é honrado quando o seu povo demonstra bastante fé ao lhe agradecer as bênçãos e vitórias comprometidas.” 

Era um elogio notável ao oferecer antes da vitória e não depois dela. O povo agradeceu a Deus assim que Ele lhe deu a promessa da vitória.

APLICAÇÃO: 

Temos nós agradecidos ao nosso Jeová Giré, mesmo antes Dele providenciar a solução para os nossos problemas? 

CONCLUSÃO: 

Josafá durante sua vida procurou agradar ao Senhor, promoveu um reavivamento e reforma em seu povo. Quando veio a crise, ele sabia onde colocar “os olhos” e reagiu contra as “multidões” buscando o socorro de Deus, reconhecendo sua fragilidade diante da situação e confiando inteiramente na Rocha Eterna.

“Deus foi à força de Judá nesta crise, e é Ele é a força de Seu povo hoje. Não devemos confiar em príncipes, ou pôr o homem no lugar de Deus. Devemos lembrar que os seres humanos são falíveis e falhos, e que Aquele que tem todo o poder é nossa forte torre de defesa. Em qualquer emergência devemos sentir que a batalha é Sua. Seus recursos são ilimitados, e as aparentes impossibilidades farão que a vitória seja ainda maior” 

Deus é o nosso Deus para sempre.

 

APELO: 

Não sei qual é a tua batalha. Não sei a crise que estás passando, talvez na família, no casamento, na vida espiritual, não sei.  Mas sei que estás passando por alguma dificuldade, e sei também que existe um Deus vitorioso que está disposto a te ajudar, pois Ele é a nossa força na hora da crise. Assim como foi com Josafá, Ele quer ser com você também. 

Quero ver as mãos daqueles que querem que Deus seja a sua Rocha, a sua Fortaleza e Refúgio. AMÉM!


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

082 – O Banquete Divino

ASSUNTO: Salvação. OBJETIVO: Mostrar que a salvação é dada a todos. TEXTO: Luc. 4:15-23. TESE: …

081 – Quatro Passos de uma Decisão

ASSUNTO: Decisão. OBJETIVO: Compreensão dos nossos passos segundo Isaías 55:1-8. TEXTO: Isa 55:1-8. TESE: Cristo …

080 – Siga o Mestre

ASSUNTO: Discipulado. OBJETIVO: As bênçãos de Jesus aos seus seguidores.   TEXTO: João 10:27, 28. …

Deixe uma resposta