011 – Vida Abençoada

ASSUNTO: Consagração.

OBJETIVO: Levar a igreja a consagrar-se.

TEXTO:  II Cr. 29: 10, 15, 16, 24, 26 e 36.

TESE: Quando nos consagramos a Deus, somos abençoados por Ele.

INTRODUÇÃO: 

 

Muitas vezes nos encontramos tristes e desanimados. Pensamos que não estamos sendo abençoados por Deus. Não sabemos o porquê. Se quisermos ser abençoados precisamos nos consagrar a Deus, rever a nossa vida. Pois uma vida consagrada, é uma vida ricamente abençoada. Há na Bíblia,um relato de consagração do povo de Deus, que pode nos ajudar a termos novamente uma vida abençoada. (II Cr. 29)

 

I. PORQUE DECIDIMOS FAZER ALIANÇA COM ELE (v. 10).

a) Contexto histórico (v. 1-3).

“Em poucas e bem escolhidas palavras o rei passou em revista a situação que enfrentava: o templo fechado e a cessação de todos as cerimônias no seu recinto; a idolatria flagrante praticada nas ruas da cidade e através do reino; a apostasia de multidões que poderiam ter permanecido leais a Deus se os líderes de Judá lhes tivessem dado um exemplo reto; e o declínio do reino e sua perda de prestígio na estima das nações ao redor. O reino do norte estava rapidamente se desmoronando; muitos estavam perecendo à espada; já uma multidão havia sido levada cativa; logo Israel devia cair completamente nas mãos dos assírios, e seria inteiramente arruinado; e esta sorte tocaria certamente também a Judá, a menos que Deus operasse poderosamente por intermédio de representantes escolhidos.”

Acaz, o pai de Ezequias, havia fechado as portas e havia interrompido os serviços do templo. “No tempo da sua angústia, cometeu ainda maiores transgressões contra o SENHOR; ele mesmo, o rei Acaz. Pois ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco, que o feriram, e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes oferecerei sacrifícios para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína e a de todo o Israel. Ajuntou Acaz os utensílios da Casa de Deus, fê-los em pedaços e fechou as portas da Casa do SENHOR; e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. Também, em cada cidade de Judá, fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim, provocou à ira o SENHOR, Deus de seus pais” (v. 28: 22- 25).

 

b) Aliança com Deus.

Seu pai decidiu servir a outros deuses, e se tornou cativo dos assírios,  porém Ezequias decidiu em seu coração fazer uma aliança com Deus, de servi-lo fielmente e que no seu reinado o povo, a partir daquele dia, serviria também ao Senhor. 

APLICAÇÃO:

Podemos decidir em nosso coração servir a Deus, mesmo que estejamos longe, ou em pecado, podemos decidir hoje servir ao Senhor, então seremos abençoados.

II. SANTIFICAMOS A NOSSA VIDA E FAMÍLIA (v. 15-16).

 Consagração total a Deus.

 Santificar a nossa vida. (Templo do Senhor), (v. 15).

APLICAÇÃO:

Se quisermos ser abençoados por Deus, devemos nos santificar pela Palavra do Senhor. Devemos nos separar para servir somente a Deus. Pois a nossa vida depende dEle, foi Ele quem nos fez e nos redimiu da escravidão do pecado.

3- Jogar no vale das coisas imundas.

 

Ribeiro que corria entre Jerusalém e o monte das Oliveiras Jo 18:1.  Vale por onde corria esse ribeiro. Havia ali um cemitério (2 Rs. 23: 6).

 

APLICAÇÃO: 

Deus nos abençoará, se tirarmos fora às imundices que impedem a nossa comunhão com Ele, se jogarmos os empecilhos que nos amarram e se abandonarmos os pecados acariciados e ocultos que nos acorrentam. Precisamos matar e jogar tudo no “cemitério”, no “Vale de Cedrom”.

 

III. PORQUE CONFESSAMOS NOSSOS PECADOS (vv. 20-31 e 26).

a) Confessar nosso pecado.

Depois de abandonar  e jogar fora às imundices, precisamos confessar diante de Deus os nossos pecados, pois “Ele é fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (I Jo. 1: 9). 

Que pecado você cometeu ou está cometendo? Não importa, hoje Cristo quer lhe perdoar e purificar. Isto é uma benção meu amigo!

Àqueles que confessam os seus pecados a Deus, estes, terão a paz interior, paz que só Cristo pode dar. Louvarão Deus pela benção recebida das mãos do próprio Deus.

CONCLUSÃO:  

Ezequias foi um Rei temente a Deus e que foi muito abençoado. Simplesmente porque decidiu fazer aliança com Deus. Santificou a si mesmo, sua família e seu povo, confessando seus pecados e louvando a seu Deus pela benção recebida.

APELO:

Quer você ter uma vida abençoada? Faça hoje uma aliança com Deus, de servi-Lo durante sua vida. Confesse seus pecados, pois É rico em perdoar, e viva em paz consigo mesmo e com outros.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

082 – O Banquete Divino

ASSUNTO: Salvação. OBJETIVO: Mostrar que a salvação é dada a todos. TEXTO: Luc. 4:15-23. TESE: …

081 – Quatro Passos de uma Decisão

ASSUNTO: Decisão. OBJETIVO: Compreensão dos nossos passos segundo Isaías 55:1-8. TEXTO: Isa 55:1-8. TESE: Cristo …

080 – Siga o Mestre

ASSUNTO: Discipulado. OBJETIVO: As bênçãos de Jesus aos seus seguidores.   TEXTO: João 10:27, 28. …

Deixe uma resposta