022 – Tudo por Amor

ASSUNTO:  Grandioso amor.

OBJETIVO: Incentivar a todos a reconhecerem o grande amor do Senhor.

TESE: Cristo a fonte de amor.

TEXTO: Isaias 53:4 -5. 

INTRODUÇÃO: 

Durante a quinta-feira, os discípulos preparavam-se para a Páscoa, sob a liderança de Pedro e João. A ceia constava de pães sem fermento, suco de uva e principalmente, do sacrifício do cordeiro pascal, cuja carne era assada no fogo e o sangue era aspergido nos umbrais da porta. 

 

Após a Santa Ceia e o ritual do lava-pés, ambos naquele dia em diante substituiria a Páscoa. A promessa do envio do Espírito Santo não serviu de consolo para os discípulos, pois nem mesmos acreditavam na morte e partida de seu Mestre.

 

Jesus segue com Seus discípulos para um lugar no sopé do Monte das Oliveiras, onde está o Jardim do Getsêmani. Ele afastou-se e ficou sozinho tomando o cálice amargo da agonia, sabendo que logo seria maltratado e morto inocentemente.

O ódio satânico contra Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez dessa noite a mais negra da história do mundo.

I. HUMILDADE.

O lava-pés era um costume oriental antigo, Jesus aproveitou a oportunidade de realizar por Seus discípulos mais que a lavagem de seus pés. Com este ato, lavou-lhes a discórdia, rivalidades, desejo de supremacia e o orgulho. Ali estava o Criador de todas as coisas, a fonte de vida, o Rei dos reis, lavando os pés empoeirados de Seus seguidores. 

1- A água é o símbolo do perdão para uma vida purificada, ela lava a alma empoeirada pela sujeira do pecado. 

Com este ato Jesus demonstra Seu amor incondicional pelos discípulos. Com a partilha da Ceia, Ele demonstra mais uma vez o grande amor. 

2- O pão era símbolo do Seu corpo oferecido para nos salvar. Com a partilha da Ceia, Ele demonstra mais uma vez o grande amor. 

Dois princípios básicos são ensinados para todos os crentes:

 Lavar os pés = Significa perdoar e ser perdoado.

 Tomar a Ceia = Aceitação do sacrifício de Jesus.

II– AGONIA E SOFRIMENTO:

Terminara todo o trabalho pessoal e público de Jesus como Mestre. Iniciava agora Sua caminhada em direção à cruz, para redimir os pecadores. O verdadeiro Cordeiro de Deus estava prestes a ser crucificado. 

No horto sofre em agonia, apegando-se ao Pai em oração. “Pai, se possível, passa de mim este cálice” (Mateus 26:35). Poderia abandonar este mundo à sua própria sorte e voltar para Seu trono de glória no Céu, mas segue em frente. Tamanha foi Sua angústia “que seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra” (Lucas 22:44).

III– AMOU-NOS ATÉ O FIM.

Diante de tamanhas humilhações, surras, coroa de espinhos, etc. A atitude de Cristo naquele dia está resumida em João 13:1 que diz: “…sabendo Jesus que sua hora de passar deste mundo para o pai tinha chegado, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim”.

CONCLUSÃO:

O amor infinito do Senhor foi a âncora de sustentação que O levou a resistir todos os probantes sofrimentos pela humanidade. A humildade demonstrada no lava-pés, os sofrimentos e a agonia, resumem-se em uma única frase: “Tudo por amor”.

APELO: 

Judas, Anãs, Caifás e muitos outros fizeram a escolha errada, desprezando a Jesus e Seu amor. Pedro também falhou na hora da provação, negou a Jesus, mas voltou-se para o Seu querido Senhor e se converteu.

Qual é a nossa resposta ao amor de Deus hoje? Embora falhos e vacilantes, podemos experimentar o amor de Jesus em nossa vida.


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

082 – O Banquete Divino

ASSUNTO: Salvação. OBJETIVO: Mostrar que a salvação é dada a todos. TEXTO: Luc. 4:15-23. TESE: …

081 – Quatro Passos de uma Decisão

ASSUNTO: Decisão. OBJETIVO: Compreensão dos nossos passos segundo Isaías 55:1-8. TEXTO: Isa 55:1-8. TESE: Cristo …

080 – Siga o Mestre

ASSUNTO: Discipulado. OBJETIVO: As bênçãos de Jesus aos seus seguidores.   TEXTO: João 10:27, 28. …

Deixe uma resposta