036. Qual o vinho que Jesus bebia?

35 – Qual é a posição da Bíblia com relação ao vinho? Jesus bebia vinho? Programa Linha Aberta: O fato de Jesus ter transf. água em vinho nas bodas de Caná e também ter usado vinho na ceia com os discípulos, é uma indicação de que esta bebida pode ser usada pelos cristãos?

No Velho Testamento há duas palavras hebraicas geralmente empregadas para designar o vinho: YAYIN, que se refere a suco fermentado de uvas e TIROSH, que se refere a vinho doce, fresco, sem fermento, não alcoolizado. Por exemplo, no Salmo 104:15; Provérbios 20:1; Isaías 5:11 e Habacuque 2:5, se emprega a palavra YAYIN, vinho fermentado. Há um caso curioso em Isaías 25:6, sobre vinho clarificado, sem borras. Era um vinho que devia ser filtrado antes de ser usado.

A palavra TIROSH geralmente designa suco de uvas ou outras frutas, embora, algumas vezes e raramente, indica mosto, que é o suco em fase de fermentação. Assim em Gên. 27:37; Números 18:12. etc.

 

Outra bebida intoxicante mencionada no Velho Testamento é o SHEKAR, feito de grãos fermentados, mel ou tâmara. É geralmente traduzido por “bebida forte”.

No Novo Testamento há três palavras gregas que são traduzidas por “vinho”. A mais usada é OINOS; as duas outras palavras são empregadas apenas uma vez, fazendo alusão ao vinho fermentado (em Lucas 1:15 e Atos 2:13).

OINOS pode tanto se referir à bebida inebriante como ao suco de uvas ou xarope. Esse xarope era obtido pela fervura do suco até tornar-se como o mel, e então guardado em vasos para uso futuro. Numa região de clima quente, essa era a forma de conservar o derivado de uva para consumo posterior, sem que ocorresse a fermentação. Esse xarope diluído em água quente ou fria, era a bebida preferida nos tempos de Jesus.

Como a palavra grega não define se o vinho era fermentado ou não, com muito bom senso deve-se considerar o contexto em que a palavra se encontra. No casa do casamento em Caná da Galiléia, por exemplo, é inconcebível que Jesus, após o recebimento do Espírito Santo, haja em Seu primeiro milagre, produzido bebidas alcóolicas, pois elas são, segundo a Bíblia o maior oponente da vida do Espírito. Efésios 5:18 diz: “Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

Tampouco, em hipótese alguma, Cristo, o Senhor da vida, produziria vinho fermentado ou o usaria na Ceia, pois a fermentação representa uma corrupção da bebida natural, e isso arruinaria o símbolo da Comunhão.

* *

Consultoria Doutrinária (RA, dez. 74, pág.34).

“…Ainda com relação ao vinho bebido nas bodas de Caná, diz o nosso comentário que as talhas de pedra, em número de seis, continham de duas a três metretas. Cada vasilhame continha cerca de 87 galões americanos, e como cada galão equivale a 3,8 litros, segue-se que Jesus produziu 330 litros de vinho. Ora, os convivas já haviam bebido fartamente vinho quando Jesus realizou o milagre. Se tivessem bebido algo fermentado, deviam estar todos já embriagados. E Jesus, se tivesse feito vinho do mesmo tipo, reria agravado violentamente a situação dos convivas já altamente alcoolizados. Seria o absurdo. Cristo, segundo este conceito, seria fabricante de bebidas alcoólicas!!! A Caná era uma aldeia, um vilarejo de uns 200 habitantes, se tanto.

Segundo I Pedro 1:10 e 11, era Cristo quem falava pela boca dos profetas e escritores sagrados. Foi Ele, pois, quem no Velho Testamento, fez esta advertência ao povo israelita: “O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora. Todo aquele que por eles é vencido, não é sábio”. Prov. 20:1. Foi Ele quem prescreveu abstinência à mãe de Sansão (Juízes 13:3, 4 e 14). Cristo não iria contradizer Seus próprios ensinos produzindo ou usando bebidas alcoólicas. De modo algum.”

Normalmente o vinho é louvado pela existência dos Flavonoides, que previnem doenças coronarianas. Mas o suco de uva também os contém, com a vantabem de não nublar a clareza de raciocínio. É por isso que Paulo nos diz: (Rom. 12:1 e 2).

Pv. 23:29-35

 

Fonte: Mais Relevante


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Os 7 feriados judaicos e seu cumprimento na era cristã

AS 7 FESTAS DE ISRAEL (SÁBADOS ANUAIS) E SEU CUMPRIMENTO NA HISTÓRIA CRISTÃ A Bíblia …

Viva com Esperança – Saúde & Qualidade de vida

  1. O Segredo da vida plena       2.  Alimentação Milagrosa       3. …

Por que a maioria dos cristãos não crê na distinção bíblica entre alimentos puros e impuros?

Aprendi algo com a experiência em debates, estudos teológicos e lógica formal: um lindo edifício …

Deixe uma resposta