038. ADVENTISTAS PODEM FAZER GREVES CONTRA O GOVERNO

Deve o cristão participar de movimentos grevistas contra o governo?

Ao passo que o cristão deve posicionar-se claramente ao lado do direito e contra as injustiças, deve cultivar a virtude do contentamento. Paulo disse em Filp. 4:11 “… aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” Mas contentamento não significa omissão, inatividade, falta de envolvimento, falta de raciocínio ou uma indisposição para melhorar as próprias condições da vida.

O apóstolo Paulo aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação porque dizia: “O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” (v. 19). O cristão sabe que o único que verdadeiramente pode suprir suas necessidades é Deus.

Enquanto estamos neste mundo, precisamos do sustento, de trabalhar por ele com as nossas mãos (I Tes. 4:10-12), mas devemos saber que nosso sustento não vem do salário, do patrão, dos clientes, e nem depende exclusivamente da situação econômica. Foi por este motivo que João Batista também aconselhou aos soldados romanos que se convertiam: “Contentai-vos com o vosso soldo” (Luc. 3:14). Se o Senhor é o meu pastor, com certeza, nada me faltará.

Tudo isto não quer dizer que não podemos lutar para melhorar a qualidade de vida da população.  Aliás, é para isto mesmo que estamos no mundo. Devemos ser o sal da terra. A questão, no entanto, é saber como lutar, com quem lutar e contra quem lutar.

 

Primeiro: Com quem lutar? Existe uma advertência na Bíblia para que o cristão não se coloque em sociedade com os incrédulos, porque não pode haver harmonia entre a luz e as trevas, entre os que são dirigidos por Deus e os que são dirigidos por Satanás ( II Cor. 6:14-18). “Por isso”, Deus nos aconselha nos versos 17 e 18, “retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor… e eu vos receberei , serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”.

Ao participar de greves, grande parte das pessoas ignora os verdadeiros motivos que movem aos organizadores. Outras vezes, nem mesmo os organizadores conhecem as forças que os dirigem. É por este motivo que, em lugar de participar desses movimentos de grupo, que reúnem toda espécie de gente, com o intuito de pressionar, e com ambições nem sempre honestas, o cristão vai procurar às pessoas devidas, expor os fatos de maneira correta, e orar a Deus por auxílio.

Com certeza, o verdadeiro cristão será visto como alguém que faz algo de bom para a sociedade, como alguém que é uma mão ajudadora, e não alguém que só sabe criticar e reivindicar seus direitos. Disso o mundo está cheio. Deus nos aconselha em Rom. 13, a estarmos sujeitos às autoridades, porque não há autoridade que não proceda de Deus, e todas foram por Ele instituídas.

Diz ainda que aquele que resiste à autoridade, resiste à ordenação de Deus, e trarão sobre si mesmos condenação. Falando sobre as autoridades, em Ped. 2:13-17, a Bíblia diz que é a vontade de Deus que pela prática do bem, façamos emudecer a ignorância dos insensatos, não usando nossa liberdade como pretexto da malícia, mas tratando a todos com honra, amando aos irmãos, temendo a Deus e honrando ao Rei.

Agora, Como lutar? Diz o apóstolo Tiago: “Onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de cousas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto, é primeiramente pura; depois pacífica, indulgente, tratável, plenta de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para o que promovem a paz”. (Tiago 3:16-18). Em Efésios, Paulo diz que o cristão deve estar longe de toda a gritaria, amargura e cólera, dando sempre graças a Deus por tudo. (4:31 e 5:20)

Mas, Contra quem lutar? Já em Ef. 6:12, o apóstolo Paulo nos diz que a nossa luta não é contra pessoas de carne  e sangue, e, sim, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Grande parte das greves de hoje fazem parte de um movimento contra toda e qualquer autoridade estabelecida, com o intuito de desestabilizar o governo para substituí-lo no poder. “Se hay gobierno, yo soy contra”, é a frase atribuída a Che Guevara.

O cristão deve saber que este não pode nem deve ser seu objetivo. Foi o Senhor Jesus quem disse: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim… mas agora o meu reino não é daqui.” Em Luc. 17:20, Jesus disse que o seu reino não viria com visível aparência.

Muitos cristãos hoje, estão esperando por um milênio de paz, com um reino de Deus visível sobre a Terra, mas Jesus mesmo afirmou que este reino não viria com visível aparência, mas disse: “o reino de Deus está dentro em vós”. É por isto que a oração do Senhor é ainda tão atual hoje como foi no passado. É por isto que ainda podemos orar a Deus “Venha a nós o Teu reino”, e não deste ou daquele partido. É por isto que ainda podemos pedir a Deus com fé, para nós e para os outros, “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.

 

 

Fonte: Mais Relevante


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

Deputada reconhece, sem perceber, que luta pelo “direito” de matar bebês

Por Davi Caldas Há anos que, em debates com abortistas, afirmo que o foco da …

As raízes católicas do coletivismo

O direito à propriedade, juntamente com a liberdade de consciência, a liberdade de expressão, governo …

A destruição da liberdade, da justiça e do direito

O propósito de um bom governo é proteger a vida e a liberdade de seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Sejam Bem Vindos!

Sejam bem Vindo ao Portal Weleson Fernandes !  Deixe um recado, assim que possível irei retornar

×