34. Eutiques de Constantinopla

Cristologia – Século V – Constantinopla

Cristo tinha apenas uma única natureza: a humana foi absorvida pela sua divindade.

Eutiques de Constantinopla (378-454) nasceu em Constantinopla.

Ingressou na vida monástica como monge num monastério da capital, onde o seu superior era o abade Máximo e ferrenho adversário do nestorianismo. 

Eutiques era um monge piedoso, mas pouco versado em teologia.

Todavia, fundamentou e tornou-se o maior defensor do monofisismo, que também é conhecido como eutiquianismo.

O monofisismo foi criado no século quinto como uma reação ao nestorianismo, que defendia que Jesus tinha duas naturezas distintas e separadas.

A palavra monofisismo é de origem grega e significa: “uma natureza” (monos = “único”; physis = “natureza”).

Essa teologia ensina que depois da união do divino e do humano na encarnação de Cristo, Ele passou a ter apenas uma única natureza porque a natureza humana e a natureza divina de Cristo se fundiram numa única natureza. 

Em outras palavras, Sua natureza humana “dissolveu-se como uma gota de mel no oceano”. Portanto, para o monofisismo Cristo teria apenas uma natureza: a divina revestida da carne humana.

O monofisismo foi vigorosamente defendido na capital do Império Romano por Eutiques. Ele era um homem orgulhoso e ferrenho batalhador contra a heresia nestoriana. Seu pensamento era confuso e faltava-lhe clareza em certos pontos e conceitos.

Em 441, Eutiques começou uma campanha intransigente contra o nestorianismo. Imprudentemente, ele atacava a todos a quem julgava suspeito de nestorianismo. 

Numa carta enviada a Roma, ele denunciou como adeptos ou simpatizantes do nestorianismo a Teodoreto de Ciro, Ibas de Edessa, Dommo II de Antioquia, Flaviano de Constantinopla.

Porém, sua inconsequência em defender as suas opiniões resultou numa acusação de heresia. Em 448, o sínodo regional de Constantinopla, concluiu por sua condenação como herético e foi destituído de suas funções.

Em 449, no Segundo Concílio de Éfeso, Eutiques foi reabilitado e os seus principais oponentes foram depostos.

Porém, Eutiques e o monofisismo foram condenados no Concílio de Calcedônia realizado em 451.

Eutiques morreu em 454. Porém, seu monofisismo jamais morreria. Ele continuaria dividindo o mundo cristão por séculos.

São monofisistas heterodoxos as seitas dos apolinaristas, eutiquianistas, docetistas e a escola ortodoxa miafisisma. 

Desde o sexto século, as igrejas da Armênia, a Jacobita da Síria e a Copta do Egito e da Etiópia permanecem monofisistas até aos dias de hoje.

 


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Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

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