Os 7 Mandamentos da Família Unida e Saudável

“Viver numa família unida e saudável”. Este foi o desejo de muitas pessoas entrevistadas por uma Agência de sondagem de opinião, da cidade de S. Paulo. Uma outra sondagem, esta feita nos EUA, entre três mil famílias estáveis e unidas, os pesquisadores descobriram sete características comuns presentes nessas famílias.

1 – Apreciação mútua. Famílias unidas e saudáveis cultivam a apreciação entre os seus membros. Então, o segredo para cultivar uma saúde familiar é elogiar sempre. Nunca perder uma oportunidade para elogiar e enaltecer o cônjuge, os filhos, irmãos e pais. “O princípio mais profundo da natureza humana é o anelo de ser apreciado”, escreveu William James.

2 – Capacidade para resolverem juntos os conflitos. Os conflitos, em qualquer relação humana, são inevitáveis. A grande questão é saber identificar e resolvê-los de uma maneira em que todos saiam vencedores. Muitas vezes, famílias se tornam frágeis e problemáticas porque na resolução de um conflito, há perdedores e vencedores.

3 – Comunicação aberta. Numa família unida, a comunicação é valorizada. Os assuntos são conversados sem tabus, os sentimentos são externados sem rancor. Não há acusações ou críticas. Os cônjuges sentem liberdade para exporem suas ideias e sentimentos. Pais conversam com os filhos livremente.

4 – Compromisso mútuo. Numa família saudável, há um forte sentimento de compromisso entre os seus membros. Os cônjuges comprometem-se pelo bem-estar e crescimento um do outro. Os pais motivam o crescimento integral dos filhos e assim por diante.

5 – Dedicação de tempo. Famílias unidas e competentes investem tempo e energia na construção e manutenção de um relacionamento construtivo. Os cônjuges conversam mais entre si, os pais brincam mais com os filhos, há mais caminhadas de mãos dadas. Há quantidade e qualidade de dedicação de tempo.

6 – Manter as tradições familiares. Famílias saudáveis valorizam os almoços à mesa, as férias são momentos inesquecíveis, os aniversários, mesmo com simplicidade, são comemorados, os dias festivos são lembrados e vividos intensamente, a participação nos cultos torna-se importante. “Essas tradições, pequenas e grandes, são o que estreita os nossos laços, nos renova e nos dá uma identidade enquanto família”, diz Stephen R. Covey

7 – Compromisso com a fé. Sabemos que, quando todos os membros de uma família partilham a fé em Deus, têm a Bíblia como manual de vida e testemunham da fé em Jesus, como Salvador, esta passa a ter totais condições de ser feliz e saudável.

Que cada um de nós seja responsável pelo cultivar dessas atitudes nas nossas famílias. Fazendo isso, estaremos construindo, no novo milênio, famílias que sejam esteio e colunas da sociedade.

 

Autor: Weleson Fernandes


Descubra mais sobre Weleson Fernandes

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Sobre Weleson Fernandes

Evangelista da Igreja Adventista do sétimo dia, analista financeiro, formado em gestão financeira, pós graduado em controladoria de finanças, graduado em Teologia para Evangelistas pela Universidade Adventista de São Paulo. Autor de livros e de artigos, colunista no Blog Sétimo dia, Jovens Adventista. Tem participado como palestrante em seminários e em Conferências de evangelismo. Casado com Shirlene, é pai de três filhos.

Verifique também

8- A única resposta a violência – Intervenção

A. DEUS ESTÁ DISPOSTO A INTERVIR, EM MEIO À VIOLÊNCIA 1. Quando a violência propagou-se …

7- Ninguém merece sofrer a violência sexual de hoje

A. Os atos de violência e abuso sexual de nossos tempos aumentaram de maneira alarmante, …

6- A História de Maria: Estudo deste caso

(Apresente esta ilustração de forma prática) A. OBJETIVO – O objetivo desta apresentação é ajudar …

Deixe uma resposta